- 13 Jan 2012, 23:21
jonit escreveu:Eu acredito que na bolsa de valores não existe "o certo" ou "o errado" ( já vi muitos tópicos em fórums de investimento com um monte de retardado tentando provar que analise técnica é melhor que a fundamentalista ou vice versa )
O importante é ganhar dinheiro. Tá ganhando? beleza, então rs
Quando começei, começei na análise técnica/gráfica mesmo e só mais recentemente li alguns livros de análise fundamentalista ( The warren buffet way, o investidor inteligente, etc.. )
Nunca estudei essa estratégia de longo prazo focando em dividendos, apesar de já ter visto muita gente utilizando. Parece que as elétricas pagam bem, não é não?
Enfim, a segunda aula já está saindo dentro dos próximos dias.
Abraços a todos!
Concordo, não existe a melhor estratégia de investimento, mas sim a que melhor se adapta a você.
As ações que pagam bons dividendos também são chamadas de ações de viúvas, porque quem compra essas ações costuma adotar a postura buy-and-hold. A matéria abaixo é meio antiga (esqueça as ações usadas como exemplo) mas aborda o assunto de forma rápida:
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/2646_VIUVA+ALEGRE As elétricas geralmente costumam pagar ótimos dividendos. Em momentos de crises longas, elas são as ações que caem menos e que ao mesmo tempo dão dinheiro para ajudar a comprar as eventuais promoções que ocorrem no mercado.
Lembro do Buffett dizendo que estava
oversexed no meio da crise de 2008... Ou seja, dava para se empolgar com tantas oportunidades de compra de ações, enquanto a maior parte do mercado estava arrancando os cabelos de desespero... Também foi a época que eu amadureci como investidor e revi alguns erros que estava cometendo, mudando a carteira de ações para adquirir outras empresas a preço de banana.
Na minha estratégia, faço um mix entre ações que pagam altos dividendos e ações de crescimento que pagam dividendos menores. O alvo de compra são sempre ações com cotação desvalorizada em relação ao seu desempenho real.