Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Hageik

Aprendiz

#532737 Calma! Sei que o título é bem mindfuck, mas tem um motivo. Arrumando meus livros eu encontrei um livro chamado "eu mexi no seu queijo", é um livro de auto-ajuda para preguiçosos, que zomba de livrosde auto-ajuda sérios. Por curiosidade fui ler, e o autor apresenta uma ideia principal muito interessante, algo assim "nada contra o auto-aperfeiçoamento, até incentivo, mas você que é preguiçoso como eu não se esqueça de uma coisinha: tudo pode ser fingindo". E com isso ele trás uma pequena fábula, que vou resumidamente citar abaixo.

" era uma vez um jovem africano chamado de Xam, que era um ótimo caçador e rastreador. Um dia os mais velhos lhe chamaram para caçar o elefante do deserto, e mesmo sua mãe não o tendo deixado ir, o jovem partiu mesmo assim. Naquela época era costume levar um ovo de avestruz como uma espécie de cantil, e Xam como era inexperiente não soube escolher, levou um enorme e mal conseguia carregá-lo, tanto que na metade do caminho o deixou na sombra de uma árvore, ainda com água. (...) a medida que o tempo passava os demais, já perdidos contavam com a habilidade de rastreamento de Xam, que acabou por desnoteá-los ainda mais, desde então todos passaram a odiá-lo não dividiam sua água com ele e o ignoravam, mas com o passar do tempo a comida acaboue a água também, tiveram que sobreviver a base de pequenos sulcos de árvores e até animais, e Para Xam - o mais novo -, só os restos. Só que um dia Xam avistou de longe uma árvore, e na árvore, seu ovo. Mas quando viu, já não tinha mais água (como fora mal preparado, a água acabou por vazar), mas Xam, com medo de ser alvo de zombaria, o carregou durante a viagem, sem fazer menção de bebê-lo, no máximo o trocava de um braço ao outro. Os rapazes mais velhos passaram a se questionar "será que ele é tão egoísta assim?" / "ele está guardando isso para nos dar água quando já não aguentarmos mais?", seja qual for a dúvida, eles passaram a ajudá-lo mais, e até a admirá-lo. E isso se tornou um hábito até mesmo quando chegou na tribo. E os outros habitantes da tribo, também intrigados, passaram a fazer o mesmo. E passando mais tempo ainda, Xam tornou-se o líder da tribo e morreu feliz, sendo que tudo que fez para alcançar tanto status foi abaolutamente nada."

Algumas morais apontadas pelo autor do livro:
1. Deixe as coisas aconteçerem sem pressa, mas com cautela. Pediram para segurar o ovo de avestruz várias vezes e Xam não deixou, simplesmente foi levando. A fábula teria o mesmo fim se ele fosse logo contando que não tinha água, ou melhor, se fosse logo falando e falando que se tivesse iria (ou não) dividí-la?
2. Fale pouco mas diga muito. As vezes o que as pessoas pensam de você pode ser melhor do que você narrando, poupe-se desse trabalho. Se perguntarem como foi uma festa diga "nossa, beeem legal viu?" legal porquê? Deixe a pessoa completar, é bem melhor do que ir logo falando "ah foi legal tinha muita gente, peguei 4 bláblá", além de soar dessesperado, é mais provavel não acreditarem e parecer que você está se vangloriando.
3. Podemos fingir tudo. As vezes é mais importante ter um ar de quem sabe de algo e não quer falar, do que realmente saber sobre algo e ir discursando, mas é claro que um não exclui o outro, isso não é desculpa pra não saber de nada. Só devemos saber dosar o que falamos a ponto de soarmos inteligentes mas com um tom de "pois é, né... É tipo assim", parecendo um "sábio descolado".
4. Seja misterioso, mas sem soar como alguém que esconde cabeças na geladeira. Sempre deixe uma pontinha solta na sua presença, por exemplo, se perguntarem no que está pensando diga "na vida, sei lá" é bom ser vago a ponto de deixar os outros mesmos irem formulando o que você pensa do que ir logo desembuchando e mo fim a pessoa ficar "ahhh, só isso?" sempre tenha uma carta na manga.

Criador do tópico

Hageik

Aprendiz

#532742 Desculpe alguns erros!!! Digitei do IPad e não tenho anda o habito ai sai alguns erros de vze em quando
Rept

MEMBRO PROFISSIONAL

#533044 É isso ai cara!!
Mtas vezes a melhor saida para aas coisas é simular q sabemos algo, quando na verdade nao sabemos...como o autor disse isso tem q ser sempre de foma cautelosa.

Assim nao ficamos por baixo...kkk