Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Sethy

Veterano - nível 9

#564129 Fala galera, beleza?! Bem, eu venho aqui com uma dúvida em função só da conversa (comunicação).

Eu to na luta pra conseguir conversar, e isso tá melhorando. Ontem fui num aniversário de um colega da escola e tinha umas 50 pessoas, 10 da escola e eu era um deles. Fui um dos primeiros a chegar, mas o primeiro da escola. Então tive tempo pra conversar com o aniversariante no começo. Foi ótimo, comecei a aquecer e entrei num "estado conversador" de acordo com o Mystery. Não morria o assunto. Foi um papo legal, ele fazia 18 anos (eu tenho 17) e ele vai ganhar um carro de aniversário. Chegamos a falar disso, mas me embolei falando de carros pois não conheço muito do assunto.

Aí chegou o pessoal e tal, e juntou 3 mesas com esses 10 amigos da escola, pra gente conversar. O "niver" ficou com a gente mas um pouco distante, e eu falando com outras pessoas do meu lado da mesa. Então meu grupo começou a conversar, e tipo, era tudo que eu sempre quis sabe, estar com um grupo de amigos tendo uma conversa agradável... mas aí é que tá. Eu não posso dizer que tenho um "amigo" mesmo, eles todos são "colegas", conhecidos da escola... e desde sempre quis conversar com um amigo, e agora que tinha um grupo comigo.... eu não queria conversar :( !! E essa é minha dúvida:

Eu estava tranquilo, confortável, relaxado, não estava nervoso, não era falta de assunto, conseguia conversar com eles de boa mas, não estava interessado na conversa. Eu sempre via uns colegas da escola mais velhos que conversavam com grandes grupos e riam, se abraçavam dando negs inconscientes, brincando..
e sempre imaginei que quando conseguisse alguém pra conversar que iria ser assim, que eu ia estar entusiasmado, animado com a conversa, e por não ter constume de fazer isso não entendia o que estava errado. Comecei a me sentir desanimado, meu inner baixou e fiquei mais quieto. Depois chegou o irmão de um deles e fomos prum canto todos pra cantar e tocar violão. Ali aconteceu o contrário. Comecei a pensar enquanto ouvia a música por que não estava animado como pensei que estaria. Me passaram 2 coisas na cabeça: 1. Eles estão falando de assuntos que não me interessam. 2. Eu não estou puxando nenhum assunto, só acompanhando o deles e dando continuidade. Então pra testar, resolvi puxar um assunto e um assunto de que eu gostasse (música). Então me virei do nada e falei:

Eu: Pessoal, o que voces pensam em fazer no futuro?
HB1: Nossa, kkk do nada assim muda de assunto :louco
Eu: Poisé, todos nós saímos do 3º ano e agora estamos ou em faculdade, ou algum curso. O que voces pensam fazer?
Geral: (Gerou assunto e discussão)
Eu: Eu não tenho 100% de certeza do que quero fazer, mas se eu pudesse escolher algo sem chance de dar errado eu... seria vocalista de uma banda :D
HB's: Sério? Que legal... blábláblá

Aqui foi o único momento em que eu me senti a vontade conversando com eles. Esse fluffy talk durou uns 8 minutos, mas eu liderei a conversa e me senti muito confortável, mas um conforto diferente, eu tava feliz. Tava falando coisas que eu gostava e falando como alpha, fazendo eles se interessarem também.
Então eu vi que se eu introduzo na conversa um assunto que me interessa, eu animo pra conversar. Mas a pessoa fala de algo que não me interessa, eu não sinto vontade de conversar. To errado?? To sendo egoísta??

Consigo até ouvir e continuar a conversa, mas não me sinto a vontade. E queria saber, voces sentem isso também quando conversam sobre coisas que os outros gostam? Eu consulto com uma psicóloga, e ela me falou que eu sou seletivo de mais :lingua que eu só converso com quem quero, que as coisas tem que ser do meu jeito, mas eu não faço por mal gente. Sempre vi aqui na comunidade que a gente tem que ter uma paixão genuína pelas pessoas, se interessar por elas, e eu juro que eu tentei lá, eu ouvia a pessoa, a conversa fluía, mas eu me sentia entendiado.. Descobri que não conseguia ter amigos por só querer falar, e falar sobre o que quero, e não ouvir os outros e do que eles gostam. E quero mudar isso, quero me interessar pelas pessoas, mas sou meio egoísta por dentro (NÃO FAÇO POR MAL, É INCONSCIENTE). O que faço pra resolver isso?? Como voces conversam?? Voces falam mais sobre o que gostam ou sobre o que o outro gosta?? Falam mais ou ouvem mais (já no conforto, digamos)??

Feedem, me ajudem po favor, vou agradecer quem der sua opinião e realmente me ajudar :parabens
Avatar pua
kelvien

PUA Avançado

#564212 Não interpreto isso como egoísmo. E se eu estiver interpretando corretamente, não é egoísmo mesmo. NINGUÉM gosta de conversar assuntos que não são do seu interesse. Eu por exemplo não gosto de conversas sobre o Justin bibier. Pode estar falando mal dele, pode estar elogiando-o mas eu não gosto de conversas sobre ele. Em contrapartida eu adoro estar em conversas que eu estou liderando. Eu nem preciso estar falando o tempo todo, mas quando eu 'jogo' o assunto que vai ser conversado e as pessoas dão continuidade eu me sinto bem com isso. E quando eu vejo que o assunto tá morrendo, ou tá ficando entediado eu mudo o assunto, e me sinto bem com isso. Pelo o que eu li, é o que você deveria fazer. Não sendo egoísta e respeitando a opinião dos outros, mas, liderando.
abraço e boa sorte
MAK

Aprendiz

#564295 Minha nossa... parece eu, menos a parte do achar ser egoísta, já tenho um problema (enorme) que estou trabalhando que é ficar mal humorado, até meio depressivo em ambientes dos quais não gosto de estar, mais está cheio de mulheres, exemplo, bailes, (aqui em SC tem muito) e baladas com sertanojo universitário... definitivamente não me sinto bem, sinto até que traio meus princípios na verdade...

Mais isto deve por mim (e por vc com seu problema) ser superado, devemos nos importar menos com estas questões, as vezes queremos ser tão diferentes e mais interessante por conta disto que esquecemos que o que importa é curtir o momento... a mulher, treinar, buscar alternativas, possibilidades...

Ontem mesmo estive em uma balada (desta vez sóbrio), para analisar as habilidades dos outros caras... notei uma mulher muito bonita conversando com um cara... ele notava-se que sim, era egoista, falava apenas dele, não sorria, com toda certeza ela estava entediada, e ela estava na noite para se divertir...

O que aconteceu... outro cara amigo dele, conversou com ela um bom tempo rindo, sendo agradável e o outro... percebi que ficou pu... pensei, amigo dá a ela o que ela espera receber, para só depois vc ser retribuido... atenção, ouvido, respostas e diversão, só isto e apenas isto...

Trabalhe esta questão, mais não dê muita importância a ela, busque um meio de sempre conduzir as conversas para aspectos dos quais vc tem conhecimento... de forma sutil e delicada..

Abs.

Criador do tópico

Sethy

Veterano - nível 9

#564978
kelvien escreveu:Não interpreto isso como egoísmo. E se eu estiver interpretando corretamente, não é egoísmo mesmo. NINGUÉM gosta de conversar assuntos que não são do seu interesse. Eu por exemplo não gosto de conversas sobre o Justin bibier. Pode estar falando mal dele, pode estar elogiando-o mas eu não gosto de conversas sobre ele. Em contrapartida eu adoro estar em conversas que eu estou liderando. Eu nem preciso estar falando o tempo todo, mas quando eu 'jogo' o assunto que vai ser conversado e as pessoas dão continuidade eu me sinto bem com isso. E quando eu vejo que o assunto tá morrendo, ou tá ficando entediado eu mudo o assunto, e me sinto bem com isso. Pelo o que eu li, é o que você deveria fazer. Não sendo egoísta e respeitando a opinião dos outros, mas, liderando.
abraço e boa sorte


Kelvien, realmente acho que as pessoas não gostam de falar de assuntos desinteressantes... e acho que se eu falar do que o outro gosta só pra seguir a conversa, ou pra "agradar" vai ser uma DVI. :( Gostei mto da sua idéia de não precisar falar o tempo todo, mas liderar o grupo 'jogando' o assunto que eu escolher, vou testar isso, vlw champz :ae
Juliana AMB

Veterano - nível 6

#569597 bom, creio que ninguem aki vai ter uma bagagem interessante se comparado com a psicologa que vc ja frequenta .. mais ai vai como eu vejo as coisas:

em primeiro lugar, eu acho que talvez seu problema esteja em uma considerável falta de cultura de forma geral ( nao digo isso como ofensa, a maioria das pessoas tem falhas nesse quesito ), de uma forma geral, eu percebo que as pessoas nao gostam de conversar sobre um assunto que elas nao tenham o dominio, o q eh um comportamento bastante inadequado, ja que eh ai mesmo que deveriam focar a atencao, conhecer algo novo.

obviamente existem assuntos que conseguem ganhar nossa atencao com mais facilidade, mais eu nao acho saudavel ficar preso a isso.

outra coisa que talvez te atrapalhe, eh que vc, possivelmente, nao tenha contato com pessoas que ja tenham ganho seu respeito ou admiração, quando pessoas que conseguem desenvolver em vc esse sentimento, eh natural vc ficar interessado poir coisas que fazer parte da vida e interesse delas ...

meus melhhores amigos sao completamente diferentes de mim, logo os assuntos sao variados e depende de cada uma das partes conhecer um pouco sobre o que faz parte da vida do outro.. nao eh algo que acontece racionalmente, mais na minha vida toda eu me relacionei dessa forma, pessoas muito diferentes de mim, com diferentes prioridades .. o que quando eu paro pra pensar, acho que eh muito bacana.. relacionamentos interessantes sao os que vao adicionar algo (de forma reciproca)..

talvez vc nao tenha encontrado ainda seu luugar.. sua galera! vc tem 17 anos.. provavelmente no decorrer da sua facul isso mude !



essa eh a forma que EU vejo as coisas =)