- 27 Mar 2012, 20:27
#576283
Cara primeiramente gostei das suas respostas,bem formuladas e com um ponto de vista bem claro de um cara sensato e inteligente, vejo que tenho muita coisa á aprender contigo mesmo estando em desacordo muitas vezes!
Então cara é exatamente esse lado que me deixa meio desconcertado.Até que ponto vale a pena se sacrificar no aqui e agora para garantir um futuro promissor?E será que esse sucesso não será obtido de qualquer maneira se você realmente for bom no que faz?
Por exemplo se você for o melhor vendedor do mundo,você vai ir muito longe e ter dinheiro pra realizar todos os seus sonhos e ainda mais gostando do que faz.O ponto que eu debato não são decisões obvias mas sim aquelas decisões que irá mudar drasticamente sua vida,talvez pra melhor,talvez pra pior, tendo em vista a satisfação pessoal e a financeira.Li uma vez no livro "Trabalhe 4 horas por semana" de Tim Ferris que ele dá um exemplo de um advogado muito bem sucedido que odiava a sua rotina diária,ele acabou largando o trabalho e abriu uma empresa que ensinava e levava ricasos á surfar,não lembro se era exatamente isso mas é algo parecido.
Eu penso que se você é talentoso e bom no que você faz e gosta de fazer,mais cedo ou mais tarde o sucesso virá,e se você for realmente bom,seja o que você você vai longe.
Eu sei que sacrificando as emoções e indo pro lado lógico você terá muito mais vantagens e fará melhor as coisas,mas lá no fundo algo vai dizer que você está sendo levado pela vida,e não levando ela pra onde você quer.Sei que exige uma auto-confiança extrema porque muitas vezes pode não dar certo,você pode não ser o melhor vendedor do mundo e nunca ter dinheiro pra fazer o que quer,quando por outro lado no futebol sua carreira seria garantida...Mas á que ponto vale sacrificar o que você quer fazer,pelo dinheiro/sucesso?
Lembro uma frase que acho que o Style fala no The game assim "O que você faria da sua vida se soubesse que não tem chances de errar?".Parece utópico mas essa frase guia a minha vida de uma maneira talvez até desastrosa!
Gostaria de ver sua opinião do assunto,tá me fazendo pensar e repensar em várias coisas!
Abrazo!
Primeiramente, valeu pelo elogio ae mano, o debate ta interessante e to aprendendo olhar mais um pouco com o lado da emoção também.
Mas ainda persisto na ideia de que o lado lógico é mais importante pra tomar decisões, acredito que as melhores coisas vem quando aprendemos a sacrificar o aqui e agora, quando aprendemos abraçar a dor a curto prazo tendo em vista o sucesso ao longo prazo, se eu posso ser tão bem sucedido em uma carreira que me deixa feliz, é uma questão a se pensar também, certamente se eu for bom no que faço eu posso alcançar os mesmo resultados que eu alcançaria em outra oportunidade, mas certamente também vai levar mais trabalho e tempo pra alcançar essa conquista e sempre tem a possibilidade de não alcançar o sucesso, apesar de eu sempre desconsiderar essa possibilidade, enquanto em outra oportunidade eu atingiria minhas metas mais rápido e seria um caminho mais prazeroso também, que alimentaria meu lado emocional.
A questão do advogado é interessante, mas certamente ele usou não só o lado emocional pra tomar essa decisão, Apesar de ser o que mais tenha influenciado, ele não trocaria uma carreira de anos de estudo e dedicação por uma coisa totalmente incerta, certamente ele avaliou a oportunidade de sucesso ensinando o surf, e Tomou uma decisão usando tanto o lado lógico quanto o emocional.
Na continuação já tenho uma opinião totalmente diferente, Acredito que se você usa o lado lógico, Você ta no controle da sua vida, se deixando levar pelo lado emocional, A vida vai controlando você, volto a citar Anthony robins :
"O segredo do sucesso é aprender como usar a dor e o prazer, em vez de deixar que usem você, Se fizer isto, estará no controle da sua vida. se não fizer é a vida quem controla você."
Você citou : "O que você faria da sua vida se soubesse que não tem chances de errar ?"
Aqui é uma pergunta que elimina totalmente seu lado lógico, afinal você não tem chances de errar, não precisa nem pensar.
Mas infelizmente as coisas não são sempre assim e chega a ser até perigoso quando você para de raciocinar.
Obviamente que para você fazer coisas que marquem sua vida e valem a pena no sentido de diversão, você vai escutar mais o lado emocional, aquela velha frase " quem não bebe não conta historia " Mas é extremamente importante saber usar os dois lados cada um pra uma ocasião, como por exemplo acredito que nenhum grande empresario construiu uma grande empresa indo bêbado todos os dias pro trabalho, levando em conta que decisões que podem mudar o rumo da carreira, são tomadas todo dia.
E acredito que o lado lógico continua ser o mais importante, Nós somos a especie mais desenvolvida do planeta por que somos a unica que tem o maior lado racional, do contrario o mundo não teria evoluído tanto e ainda viveríamos como homens das cavernas.
Esse é meu ponto de vista mano
Forte abraço.