- 26 Mar 2012, 23:28
Pessoalmente acho isso um palpite sem fundamentação científica. Fiz umas pesquisas na internet e não encontrei ainda nada que dissesse que o hormônio testosterona sai na ejaculação ou que o corpo diminua a produção do hormônio devido à ejaculação.
O único fato que eu sei que ocorre é que o corpo relaxa com o orgasmo e o homem se sente mais cansado (temporariamente com menos energia) porque uma quantidade de frutose é expelida no líquido seminal para alimentar e garantir a sobrevivência do esperma dentro do útero e trompas, em sua caminhada aos óvulos. Mas essa frutose é rapidamente reposta pela alimentação do dia a dia.
Concluindo: por não ter encontrado nenhum estudo científico que comprove a afirmativa de que evitar se masturbar deixa o homem com mais testosterona no corpo, e por ter lido que a produção de testosterona é regulada pelo hipotálamo e pela glândula pituitária, o que significa que a produção é independente da masturbação, acredito que isso seja lenda.
Uma pessoa pode ficar mais máscula e mais determinada apenas por acreditar que vai, e isso é efeito placebo, não tem nada a ver com o ato de se masturbar ou não.
Então não precisa se privar de fazer o que você tiver vontade. A parte da energia pode ser verdade (por causa da frutose), mas não tem nada a ver com testosterona. Para repor a frutose tome uma colher de mel ou até açúcar refinado.