Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

(w) - MEMBRO EXCLUSIVO
#600267 Boa noite PUAs,
Hoje eu resolvi falar sobre um tema, chamado de narcisismo e para iniciarmos temos primeiro que fazer uma coisa bem simples:

APAGUE TUDO O QUE VOCÊ SABE SOBRE NARCISISMO DE SUA MENTE!

A ideia de narcisismo foi amplamente difundida na sociedade, porem devido a uma interpretação errônea do mito, é utilizada de forma incorreta, como sendo uma pessoas que tem um grande amor próprio ou ate mesmo uma grande auto idolatria. No mito de narciso, após dar o fora em uma pessoa cujo nome não me recordo agora, Narciso é amaldiçoado e tal maldição faz com o que o mesmo se apaixone por seu reflexo na água, porem Narciso, não é capaz de reconhece-se e então ao se dar conta de que seu objeto de desejo mais profundo, o amor, é meramente um próprio reflexo de sua imagem na água e que portanto jamais poderá desfrutar dele, se mata.
Ao analisar o mito, Freud, propõe o conceito de narcisismo, que em poucas palavras é, encontrar no outro seu objeto de desejo, e por meio do outro, obter um retorno, seja ele qual for. Desta forma quando tratamos de narcisismo em relações amorosas por exemplo, estamos falado de um motivo mais profundo que me liga a outra pessoa, algo que eu consigo obter somente por estar com ela.
Porem o retorno narcísico, não ocorre apenas em relações amoras, mas sim em quase todas as relações que desenvolvemos com as outras pessoas.

Para ilustrar, vamos pensar em duas situações.

1 – Quem aqui, nunca viu com uma certa frequência, casais, nos quais o homem era gordo e a garota, muito magra. Comece a observar, sem preconceitos e vera que existe um certo numero elevado de casais assim, eu mesmo já vi uns 15 pelo menos. Hipoteticamente ( não estou afirmando nada, por favor, concordar ou não é com você) podemos dizer que ambos estão tendo retorno narcísico com o outro, por serem os opostos de si, e mesmo não assumindo, desejarem este padrão, que não podem possuir por conta própria.
2 – Pense agora naquela mulher, que só arruma homem que bata nela, eu sei, isso é meio pesado, mas pense na situação em si, não é que ela goste de apanhar, pode ser o caso ou não, mas por mais que ela reclame, sempre retorna a este estado, pois existe um algo nessa relação de ela necessita.
Ocorre, que isso é quase inconsciente e poucas vezes nos damos conta do que estamos buscando no outro de forma narcísica.
Bom então vamos ao assunto em si.

O que eu quero propor aqui, é que partir disto, possamos pensar, em como podemos tirar proveito do retorno narcísico, para inserirmos ele nos nossos jogos ( se isso for possível) ou então para ajudar a manter um relacionamento saudável.