Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

raylan

PUA EXPERT

#607682 Método do coito interrompido é reabilitado em estudo inédito

Claudio R S Pucci
Por muitos anos os educadores sexuais e a população em geral consideraram o coito interrompido (quando em uma relação, o homem retira seu pênis antes do orgasmo)como um último recurso para evitar uma gravidez. Um estudo publicado no jornal New York Times e divulgado na revista especializada Contraception mostrou que ele pode ser tão eficaz quanto o uso de preservativos.

» Chat: tecle sobre o assunto

Conduzido pela Dra Rachel K. Jones, pesquisadora sênior do Instituto Guttmacher de Nova Iorque, especializado em assuntos referentes a reprodução humana, o estudo mostrou que o coito interrompido pode levar a gravidez em 18% das vezes, enquanto com a camisinha a taxa de erro é de 17% (existem outras formas mais eficientes já que o índice de erro da pílula é de 8%, anticoncepcionais injetáveis 3% e DIU, 16%. Dispositivos intra-uterinos tem a menor propensão a falhar, menos de 1%). A pesquisa mostrou que as pessoas devem entender que o coito interrompido pode ser muito eficiente quando utilizado de forma correta e consistente.

Mais do que advogar em detrimento do coito interrompido, a ideia dos pesquisadores foi mostrar que ele não deve ser desprezado, uma vez que as pessoas não o vêem hoje como um método. Segundo os autores, "existe um preconceito generalizado quanto a estudar ou legitimar essa forma de evitar a gravidez indesejada, devido à preferência de todos em se usar métodos modernos ou à crença de que o fluído pré-ejaculatório (que lubrifica a uretra para a passagem do esperma) contenha espermatozóides, apesar da falta de evidências concretas".

Além dos dados estatísticos, os pesquisadores conduziram também entrevistas para colher os hábitos sexuais das pessoas e verificou que a maioria utiliza o coito interrompido como forma de anticoncepcional. Um dos entrevistados chegou a dizer que "permite você fazer sexo, sem cheiros e sem química".

Obviamente que no quesito proteção contra doenças venéreas, o coito interrompido é totalmente falho. A camisinha ainda é muito eficaz nesse sentido, inclusive contra o vírus da AIDS. Além disso, as conclusões do estudo são mais voltadas a casais em relações estáveis do que a encontros sexuais eventuais. Segundo a Dra Martha Kempner do Sexuality Information and Education Council of the United States, "um rapaz até bem intencionado pode errar na hora H e só fazer (retirar o pênis, no caso) depois do momento que disse que faria". Ou ainda como bem resumiu uma estudante nos comentários do site teen CollegeCandy: "eu nunca confiaria que um cara qualquer vai conseguir tirar no momento certo em todas as vezes". Pelo visto, bom senso ainda é o melhor anticoncepcional.
Avatar pua
Roal

Veterano - nível 9

#608009 Cara, bota uma coisa na tua cabeça. Isso é apenas 1 artigo. 1 estudo apenas. Na medicina pra existir certeza ou se recomendar alguma medida, tem que ter vários estudos, em varios locais, muitos pacientes, varias características dos pacientes. Só depois diso que se faz alguma recomendação médica. Com esse tipo de afirmação muita gente aqui pode se ferrar graças VOCE.
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#608016 Consegui achar o texto original:

http://www.guttmacher.org/pubs/journals/reprints/Contraception79-407-410.pdf

Muita gente deve usar camisinha de forma errada. Aliás, lendo essas coisas dá vontade de ir correndo fazer vasectomia.
Uma coisa importante que o artigo original em inglês menciona é que pode-se usar camisinha E coito interrompido ao mesmo tempo, para maior segurança, coisa que até faço de vez em quando.
MetalHair

#608034 Vai ter PUA virando papai antes da hora! Hauhauahuahuaha
Avatar pua

Criador do tópico

raylan

PUA EXPERT

#608051 Aff! Roal é apenas uma constataç@o cientifica se vc é como meu avó que só acredita em crenças do pai dele é problema seu. Eu n@o recomendo ninguem a trasar sem caminha pois eu mesmo n@o me arrisco, pois as DSTs est@o ai e n@o podemos confiar em nem uma garotinha com rostinho de anjo. Peço desculpas se ofendir suas crenças! Apenas expus a ciencia. "FAÇA SEXO SEGURO USE CAMISINHA!"