Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

M DePiemonte

Aprendiz

#620006 Mto bom estar à compartilhar mais uma das minhas teorias com os senhores. Antes de mais nada, quero agradecer ao pessoal que enviou MP, com dúvidas e pedidos desde minha ultima postagem, e graças a vcs dedico essa, que pra mim é talvez a maior de todas as armas: A Psicologia Reversa!
Estão preparados?? Então vamos ao que interessa.
Antes, porém, quero fazer uma pequena analogia com uma coisinha chamada Núcleo do Sujeito. Quem gosta de português vai se lembrar, quem não gosta, fica ligado aí que, é rápido e fácil de se entender.

NÚCLEO DO SUJEITO

por MPiemonte

Em Língua Portuguesa, existe uma matéria chamada Sintaxe. Nela estudamos a maneira correta de se analisar cada componente de uma oração (frase com verbo).
Com isso, aprendemos que uma oração se divide em duas partes (a principio), uma chamada de Sujeito e a outra de Predicado.
Sujeito é de quem se fala ou quem sofre uma ação; predicado é o que está se falando do sujeito. Logo, o Núcleo do Sujeito é a parte mais importante do Sujeito.
Ex.: Aquele imenso avião branco / decolou / em pouco tempo.
Aquele imenso avião branco: Sujeito;
Avião: Núcleo do Sujeito;
Decolou: Verbo;
Em pouco tempo: Predicado.

- Nossa MPiemonte, vc me fez ver seu post pra me dar uma aula de português??????
Calma, isso foi só uma introdução pra ficar mais fácil a compreensão. Guarde essa explicação na memória que já, já voltaremos para concluí-la.

PSICOLOGIA REVERSA

Estamos diante de uma ferramenta poderosíssima. Talvez vc já tenha usado e não se deu conta, assim como vemos mto em alguns filmes e novelas, mas que eles tbm não se dão conta do que se trata, (suponho).
Essa maravilha consiste em inverter posições sociais em qualquer situação, eu disse EM QUALQUER SITUAÇÃO.
Imagine vc, com sua namorada/patrão/mãe/amigo, seja quem for, com apenas a linguagem certa, trocar a posição de “vilão” para a de “mocinho” (ou vice-versa se preferir).
Isto é possível! E essas pessoas nem vão notar que vc as manipulou. Alias, pense nisso como uma manipulação social.
A questão é que quando estamos diante de uma situação sob pressão, ou até mesmo encurralados por alguma mentira, sendo atacados verbalmente, nosso instinto humano é de revidar a altura, não é verdade?

- Se seu patrão te da um esporro daqueles ou chama a sua atenção acima do normal, com a voz alterada e tudo mais; a primeira coisa que se passa pela mente é, mandar ele ir tomar no “respectivo”, pq ele é um babaca, fdp que tem pinto pequeno e quem sabe dar-lhe um belo dum soco no meio da fuça, terminando com uma frase majestosa de: Eu me demito! -

Fala a verdade, quem nunca pensou nisso?
Bom... a menos que vc não precise do emprego, ou já está cagando pra situação, vem aguentado isso durante um tempo e não quer mais nem saber, eu aconselho a não fazer. Não perca a razão agindo impulsivamente.
Mas e aí, tomo um “tapa” desses na cara e fico calado como um subordinado desprezível?
Nã nã não meu caro, vc usa a psicologia reversa, e deixa toda a carga desse comentário recair sobre os ombros do seu patrão e assim vc passa de maltratado, para coitadinho. Quer ver só?

- Ao invés de mandar ele pra todo aquele lugar que vc tem vontade, respire e diga algo assim:
“Olha, eu entendo que vc está tendo um dia de cão, talvez tenha brigado com sua esposa ontem e isso tem influenciado no seu humor hj. Mas eu tô nessa empresa dando o meu sangue pra adquirir resultados, e sinceramente eu tenho os alcançado. Tenho que melhorar em muita coisa sim, e espero aprender isso com o passar do tempo, mas não acho que é motivo para o senhor me tratar assim. Lamentavelmente, o senhor me desaforou, qndo poderia apenas ter me chamado a atenção de um jeito normal, eu sou homem e aguento isso, mas e quem está passando por algum momento difícil? Ouvir tais palavras e dessa maneira pode ser um choque tremendo.
Contudo, quero dizer que, não vou levar em consideração a forma como o senhor falou cmg e sim a crítica que vai ser construtiva pro meu trabalho. Começamos com pé esquerdo hj, então vamos nos entender de novo, pq o dia tem muito a render.”
-

Percebeu a classe? Sem dúvida, mas sem uma ponta de dúvida, seu patrão vai pensar: “Porra, eu sou um bosta mesmo”.
E isso funciona com qq pessoa em qq ocasião.
Uma vez eu estava conversando com um HB que por um tempo foi quase que uma namorada. E estávamos com as amigas dela, não me lembro agora qual era o motivo da reunião.
Ela nada boba, tentou aproveitar da situação pra me difamar na frente de todo mundo dizendo coisas que nem valem a pena lembrar. Mas o que ela não sabia é que cmg isso não funciona, dei a volta por cima e acabei com a imagem dela pra suas próprias amigas (infelizmente tive de fazer isso).
Um dia depois ela veio conversar cmg, perguntando o pq de eu ter feito aquilo com ela, que não precisava, poderia ter pegado mais leve (fazendo com q eu me sentisse um lixo por dentro, ou seja, usando minha arma contra mim), logo percebi que era um artificio e contra-ataquei com calma e elegância:

“Eu poderia te dizer umas vdds agora, mas não vou discutir com vc HB, não preciso disso, pois não importa o que eu diga, pra vc eu smp sou o culpado. Vc nunca olha a diante a meu respeito, fica bitolada no fato de eu não ter namorado contigo. Te dei o que vc smp me pediu, abaixei a minha guarda e pra que? Pra vc querer me humilhar na frente das suas amigas, tentar gerar em mim um sentimento que vc sentiu tempos atrás, por pura vingancinha??!!!!!!
Cmg não rola. Vc, mais do que ninguém deveria saber que eu não iria ficar calado diante daquilo. Até estava relevando, mas vc pegou pesado dessa vez.
Vc me chateou HB, e vc só vai conseguir isso 3x na vida: a primeira, a última e nunca mais.
Ainda bem que eu sou um cara que não guarda mágoas, não consigo ficar bravo totalmente com alguém, ou ter desavenças. Então te desejo sucesso na vida, é só isso que consigo dizer pra vc.”

Ao final disso tudo, ela me pediu desculpas, por ter sido arrogante.
E pq vc deve usar dessa artimanha para sair de algumas situações embaraçosas?
Simples, pq vc é o núcleo do sujeito meu amigo, lembra dele? A parte mais importante da oração.
Vc é a parte mais importante dos seus relacionamentos, coloque isso na cabeça.
Em outras palavras, vc é o protagonista da sua história e jamais esqueça desse detalhe.
Coloque-se smp em 1º lugar, e o resto... é só o resto.

De forma resumida, pra não virar jornal, essa é a teoria que mais gosto de aplicar e depois que aprendi e desenvolvi da minha maneira, nunca mais perdi uma discussão, hahahaha.
Já usou? Comenta aí, dê o seu testemunho de psicologia reversa.
Gostou da teoria? Comenta aí, é gratificante receber feed´s, rs.
Não gostou? Deu vontade de me mandar à mer**? Bom... nesse caso não comenta, haha
Um gnd abç
Boas Sarges
lucasmodaelli

Veterano - nível 2

#620318 Esse tópico me despertou a vontade de ler um pouco mais sobre psicologia reversa. Esse assunto geraria vários livros, e você conseguiu colocar bem resumido e objetivo a ideia, e com certeza é muito melhor apaziguar a situação se colocando como o Núcleo do Sujeito do que querer dar o troco na mesma moeda.

Belo post, adorei e vou procurar mais sobre o assunto! Grande abraço e sucesso na vida
fisher

Veterano - nível 7

#620349 Gostei! Ela é bem relatada no livro: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", inclusive tem aqui na biblioteca!
É uma ótima ferramenta mesmo, mostra segurança e auto-controle!
Abraços,
Fisher.