Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

wardog

Aprendiz

#646590 O teatro sempre me ajudou muito. Não só em palco, mas também sobre vários aspectos da minha vida social. Em cima de palco você enfrenta uma quantidade enorme de "programações negativas" da sua mente. Você tem que lidar com uma série de coisas ao mesmo tempo que, no começo, sobrecarregam sua mente a ponto de você simplesmente "falhar".

A vida não é mais ou menos assim?

Sensação comum pra atores. Estar em cima de um palco, cheio de pessoas te olhando, com uns três figurinos postos um em cima do outro, uma luz extremamente quente jogada em cima de você (o ar condicionado raramente faz efeito nessa hora). Coisa técnica, quando luz incomoda nossos olhos, aí estamos no ponto certo.

Aí você vai lá, fala, interpreta, joga emoções e etc e pronto.

Mas as vezes falha. Sua voz não sai como quer, seu corpo não reage ao que você preparou. Você tem um mundo inteiro dentro de você, pronto pra sair e, ou ele é mutilado pelo seu aparelho exterior (corpo e voz) ou está fraco internamente, aí não adianta corpo.

Estou no teatro desde 2005, sabem como aprendi a superar isso?

Compreendendo tudo que podia pra alcançar o que os atores chamam de "Estado Geral de Criação".

Este estado todos nós sabemos como é. Sabe aqueles dias que estamos bem, mas bem MESMO, a ponto de todas as coisas que

desejamos fazer saem naturalmente?

É este estado.

As vezes ele acontece naturalmente, as vezes ele não vem.

Na técnica aprendemos a buscá-lo. Da mesma forma que aprendemos no PUA. Alguns podem compará-lo a Innergame e, de fato, devo

concordar.

E grande parte é o Innergame o que conta mais.

Mas este estado geral engloba o outro lado.

Ele é, basicamente, dividido em duas partes.

O Estado Interior de Criação (isso podemos comparar totalmente ao Innergame) e O Estado Exterior de Criação (não sei se há termos).

Do estado interior falarei bem resumidamente porque ao redor do fórum está cheio de materiais muito mais profundos e úteis do que qualquer coisa que eu possa falar.

Direi apenas o seguinte:

Pense em Ação. Ação, agir, atuar (como derivado de ATO).

Tudo que fazemos na vida é uma AÇÂO. Toda ação possui um objetivo. Você quer levantar-se aí da cadeira do computador pra

beber água porque quer matar sua sede. Quer conquistar aquela HB deliciosa porque quer comê-la.

Ação-objetivo.

No teatro chamamos isto de Ação Física.

A partir do momento que deixamos de nos preocupar com os obstáculos e nos concetramos única e exclusivamente em cumprir

objetivos, nossos objetivos, através das ações, nossa mente inteira se converte e converte sua energia,para a vitória.

E quando ela estiver fluindo naturalmente nisso, quando nem precisarmos pensar conscientemente nisso, estaremos como nosso

Innergame a toda.

Mas será suficiente? Pense. Você está totalmente concentrado em chegar naquela HB deliciosa, "pensa" no opener, se prepara

vai até lá e.... engasga.

Não pensemos em questões psicologicas. Vamos ao corpo. Sem explicações científicas. Articulações da mandíbula, a muscular e

etc. Elas podem estar frias. Sendo assim, você pode estar com um Innergame FORTE, FODIDO, e ainda assim ele sair "picotado".

Aí entramos no "Estado Exterior de Criação". Que tal Outergame? (ok ok, não sou bom com nomes rs). Seu corpo precisa estar

relaxado. Grande parte do gaguuejado que não é de origem psicológica puramente vem da contração excessiva do nosso aparelho vocal.

Músculos mesmo.

Então o que fazer? O que os atores fazem. AQUEÇA A PORCARIA DA VOZ.

Existem milhões de exercícios de voz por aí. Entenda como você mesmo funciona, teste tudo que puder. Ah, mas vá com calma,

não arrebente sua voz.

Depois disso temos um corpo! Não quero ser preciso e não vou procurar em sites, mas todos nós sabemos que a maior parte de

nossa comunicação é feita através de linguagem corporal certo?

Certo!

O corpo todo precisa ser aquecido então. Aqueça-o! Alongue-se, dance, não importa.

Lembre-se das expressões faciais, então aqueça o rosto, faça caretas.

Você pode se sentir ridículo. Eis o que opino sobre isso.

É extremamente ridículo. Sei disso, sou ator há mais ou menos 7 anos. Vocês não fazem idéia de quantas vezes me senti ridículo fazendo vozes infantis para testar meu aparelho vocal.

Ou pulando feito um sapo de uma sala pra outra. Certo personagem meu era uma mulher.

Sabe o que isso me deu? Innergame! Fazendo as coisas ridículas e deixando de me importar em poder fazê-las tornou-me mais

confiante.

Então sejam ridículos nos seus treinos. No aquecimento da voz, do corpo. Testem tudo.

Juntando este Innnergame com o Outsidegame (ok, desisto de nomes) chegamos ao estado completo.

O Estado Geral de Criação.

Aì, a margem de métodos, formas, rotinas e etc, podemos render 100%.

Podemos usar tudo que queremos, porque nosso interior responderá, nosso exterior ressoará.

O resto, puazada, é festa.

Abraços!!!
SE7E

Veterano - nível 9

#646654 Seu texto passa muita emoção, da pra ver que você gosta do que faz!
Eu tenho muita vontade de fazer teatro, e seu texto contribuiu para que essa vontade aumente

abraços,
SE7E
lordmonroe

#646860 \Muito bom o nome Outsidegame kkkkk
Boa observação, realmente muitass vezes, se está com uma energia muito alta internamente, mas na hora de botar para fora o corpo ainda está devagar.

Criador do tópico

wardog

Aprendiz

#647155 Estou escrevendo mais artigos. Em breve vou postá-los. Tem uma gama de coisas do teatro que serviriam muito bem para o Pick-up.

Valeu todos que postaram aqui. ;)
_xavier

Veterano - nível 1

#651993 Muito bom o atigo.

Uma das atividades que quero fazer num tempo livre é teatro, serio em todo lugar isso ajuda.

Ah, e quem faz qualquer exercicio tipo academia ou dança sabe a importancia do aquecimento, se não voce ta pedindo pra se foder!

:ae
kimura tomoaki

Aprendiz

#652219 A vida é um teatro. não existe a necessitade de pagar pra fazer isso. faça na rua mesmo. PU é teatro de rua.

Existem milhares de artistas de rua que nunca colocaram o pé no palco. Afinal, a rua é um palco!