Valeu pelo comentário cara.
Só vou me explicar na parte do pessimismo de Seneca e na parte da lei da atração, to ligado da fama que este movimento tem por se tratar de um movimento da New Age, e eu não sigo fielmente as crenças esotéricas, mas acredito na essência de que pensamentos e mentalizações positivas podem nos ajudar a alcançar nossos objetivos com maior facilidade, e eu me baseio mais são nas teorias e técnicas que aprendi na PNL, e lá eu aprendi como o pensamento positivo nos aproxima de nossos objetivos e do sucesso, é claro que não é só mentalizar, tem que agir também, o fato é que mentalizar acaba funcionando como um ensaio da vida real nos preparando para perceber melhor as oportunidades quando elas surgerem diante de nós por direcionar nossa atenção para o objetivo que esperamos alcançar.
E o que eu tirei de positivo deste episódio de Seneca (Porque não li nada sobre ele) foi que estar preparado para o pior nos prepara de tal forma a não sermos mais surpreendidos por frustrações de expectativas não alcançadas, e que geralmente eliciam sintomas destrutivos como a própria raiva, simplesmente por as coisas não terem saído como esperado, mas se já estivermos preparados para o pior, não importa o quanto negativo pareça ser o resultado, aquilo não nos abalará, não nos surpreenderá, e ao manter o estado emocional inabalavel ficaria mais fácil se levantar e ir adiante, mesmo depois de uma tragédia.
Dai como um ponto de vista pessoal como você mesmo colocou eu percebi desta forma, "Esperar pelo melhor e estar preparado para o pior"
Pra mim fez todo sentido, espero que eu esteja certo.
Segundo você há uma razão que é responsavel pelo seu dia de amanhã e você não pode fazer NADA para mudar isso, e ao mesmo tempo o que você focaliza mentalmente é responsavel pelo seu futuro?
Eu não me lembro de ter me expressado desta maneira, você poderia me mostrar a parte onde eu cito estes dois pensamentos que se contradizem?
Abraços!