- 21 Jul 2012, 21:34
Então cara, você só tem 14 anos, ainda é novo
é completamente normal, seus pais quererem te controlar, impor limites e principalmente se preocuparem com quem você anda.
Pois ainda ta na fase de educar para a vida, ensinar os principais valores, querer te orientar pro melhor caminho, te mostrar as coisas ruins e boas e etc
Nessa idade que geralmente começa a vir as propostar por drogas, bebidas, então é normal a preocupação.
Em 1 ou 2 anos esse sufoco tende a diminuir, pois já estará ficando mais velho e consequentemente mais maduro, mas independente da sua idade ou situação eles sempre vão se preocupar, eles são seus pais.
Respeite seus pais, isso é essencial
caso você esteja incomodado com isso, você senta e conversa com eles.
Mas fale calmo, expõe a sua opinião e ambos procuram uma solução pra isso, não chegue falando todo revoltado ou falando em um tom mais alto mostrando rebeldia, tenha certeza que isso só vai piorar as coisas.
Porém você falando calmamente, educadamente, conversando como um homem mesmo, eles entenderão melhor e juntos irão achar uma solução pra que você tenha um pouco mais de liberdade e ao mesmo eles não percam o controle sobre sua vida.
E eles te sustentam, você ainda é jovem e deve satisfações a eles.
Conversando, respeitando, não fazendo pirraça, você vai demonstrar que está ficando maduro e vai conseguir a chave principal: a confiança deles.
E essa independência você só vai ter quando ganhar a confiança deles e quando for mais velho e já tiver sua independencia financeira e etc...
Experiência própria, hoje tenho 18 anos e tenho a confiança dos meus pais e mesmo morando com eles, tenho uma certa independência na minha vida (menos financeira), mas posso sair tranquilamente pois eles confiam em mim, a única coisa que acontece e sempre vai acontecer é a preocupação.