- 25 Ago 2012, 20:24
Vou dar minha opinião nesta dúvida recorrente do tópico também.
vmoraes escreveu:Imperator escreveu:Iorrano Souza escreveu:
Se eu digo: ´´você é bonita! mas será que é inteligente?``
ou digo assim: ´´ será que você é inteligente? mas você é bonita!``
Eu usei as mesmas perguntas e as mesmas palavras (igualzinho) e até os mesmos pontos de interrogação... apenas mudei a ordem das palavras e você pode perceber que ambas as frases geram pensamentos diferentes na mesma pessoa, então, volto a repetir que é pra você gravar bem.
Gostei muito do artigo, parabéns! Só uma coisa: alguém poderia explicar melhor a diferença entre essas duas frases?
Vou te explicar o que eu entendi ( baseado em conceitos da língua portuguesa )
Frase 1: ''Você é bonita! mas será que é inteligente?'' ---> ''mas'' é uma conjunção adversativa. Apesar do elogio, o destaque da frase é a adversidade ''mas será que é inteligente?'' ( na minha opinião pode ser entendido como um neg e provavelmente a mulher vai tentar se qualificar )
Frase 2: ''Será que você é inteligente? mas você é bonita!'' ---> Nesse caso a parte de destaque da frase que está tendo destaque é ''mas você é bonita'' , ou seja , a qualificação ganha destaque em relação ao questionamento.
Por isso a frase 1 é bem mais ''indicada'' do que a 2
Acrescentando a belíssima resposta do Vmoraes, o meu entendimento do mas é o seguinte, eu digo que o "mas" nesta frase funciona como um anulador, quando dizemos "mas" damos a entender que concordamos com algo "mas" existe um porém, neste caso o mas funciona como um anulador que elimina a primeira afirmação e coloca em evidencia a última. se eu digo que ela é bonita mas não sei se é inteligente, o elogio não está mais em evidência porque foi anulado pela pergunta de qualificação que agora exerce posição de destaque dentro da frase. Caso fosse invertido as posições das afirmações o impacto das mesmas também seria o inverso.
Por isso também dotado dos conhecimentos que adquirimos com o PU sobre qualificações e Negs também acho a primeira frase mais indicada.
também concordo com o Lorrano que as vezes ela será indicada noutras não, as generalizações exercem um papel importante na aprendizagem mas é importante saber que em situações especificas elas não são as melhores opções.
Por exemplo havera momentos onde o uso do "e" exerce um impacto mais desejado do que o do "mas"
Se você quer elogiar algúem e também mostra-lo algo em que aquilo que ele disse pode ser melhorado é melhor por exemplo dizer "e", o e ao invés de exercer o papel de anulador e aparentar discordancia ele exerce o papel de somador, você concorda com a pessoa e diz algo que soma-se a esta concordância, aumentando o impacto positivo da mesma.
"Perceba, isso que tu disse é muito importante, mas ajudaria se você acrescentasse este algo a mais"
agora trocando o mas pelo e
"Perceba, o que tu disse é muito importante, e ajudaria se você acrescentasse este algo a mais"
Percebeu a diferença?