- 20 Ago 2012, 17:07
#690943
O Comando embutido, conhecido também como assinalação de análogos é um padrão de linguagem que tem como objetivo atingir diretamente o inconsciente da pessoa enfatizando palavras ou frases marcando-as com um tom de voz, gesto ou expressão que as diferencie do resto do texto driblando assim a mente consciente responsável ela parte racional da pessoa, e se for bem executado, atingira diretamente o lado da mente responsável pelo que chamamos na comunidade de sedução de lado emocional ou comportamento instintivo.
O cérebro é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo, e cada um é responsável por um comportamento e trabalho especifico, na PNL costumam chamar o lado esquerdo de mente consciente e o direito de mente inconsciente, na comunidade de sedução, são chamados respectivamente de mente racional ou lógica e mente instintiva ou emocional.
O lado direito responsável pelo lado emocional e instintivo capta elementos da comunicação como a entonação vocal, e as expressões faciais que são imperceptíveis pelo lado esquerdo que é responsável pela lógica e a razão e que interpreta elementos como as palavras por exemplo.
Neste texto por exemplo, eu posso marcar as frases que julgo importantes com o itálico, e esta marcação chamara a sua atenção apara estas palavras em especifico, eu posso marcar também frases inteiras, Por que eu posso querer que algumas frases relacionadas ao assunto comandos embutidos recebam uma maior atenção de você.
E isso é o que chamamos de comandos embutidos.
O comando embutido ou assinalação de análogos é uma maneira de dar mais ênfases a palavras ou frases as marcando dentro de uma frase maior, as destacando assim do resto o texto fazendo com que uma atenção especial da mente inconsciente seja eliciada do ouvinte para estes trechos de palavras ou frases marcados.
"Sabe garota, enquanto conversamos aqui eu posso sentir vindo de você um conforto muito bacana, a conversa está boa, e é prazeroso ver como você se dá bem com as pessoas."
Eu marquei as palavras sentir,conforto e prazeroso, e posso fazer isso mudando um tranço da minha linguagem não verbal enquanto digo estas palavras, o que as marcariam, pois a palavra ficaria associada aquele comportamento especifico, fora que ele amplificaria o impacto da palavra na mente e no entendimento inconsciente da pessoa, eu poderia usar marcações como por exemplo, um sorriso, um gesto especifico, uma olhar diferente ou um toque na garota num lugar propositalmente escolhido e etc. E por estas palavras terem recebido este comando através da ênfase embutida nelas, a pessoa sentira com maior intensidade o significado destas palavras quando ditas,e quem processará este significado será a mente inconsciente da pessoa, a responsável pelas emoções e comportamentos instintivo, e que capta este elementos que são imperceptíveis pela mente consciente, que é o lado racional, geralmente incapaz de perceber elementos como estes, não verbais, e que foram utilizados para dar ênfase as palavras escolhidas.
Você pode marcar também frases menores dentro de frases maiores, como no exemplo abaixo:
“Você e eu podemos ir ao bar para pegar uma bebida, e enquanto caminharmos podemos nos conhecer melhor, e claro, lá eu conheço uma bebida muito boa, e que você gostará.”
Usei o itálico e o negrito para facilitar a identificação dos comandos embutidos.
Eu marquei algumas palavras e pequenas frases dentro da frase maior acima, as assinalando com comandos embutidos e veja como elas ficaram destacadas dentro do texto maior, e o legal é que eu formei uma frase menor dentro da maior, e isso fica evidente quando você junta as palavras marcadas:
“Você e eu podemos nos conhecer melhor e você gostará”
Uma frase menor marcada dentro de uma frase maior, e é claro que conscientemente dificilmente alguém percebera isso, mas subliminarmente a mente inconsciente entende perfeitamente esta frase, pois ela foi marcada de uma maneira especifica e por elementos que são imperceptíveis para a mente conscientes mas que são facilmente entendidos pela mente inconsciente da pessoa, e ela entenderá a um nível profundo que você e ela poderão se conhecer melhor e que ela gostará.
Mais um Script abaixo com algumas palavras marcadas com algum elemento não verbal como pela mudança no tom de voz, ou por uma expressão diferente, um toque especifico na outra pessoa, ou por um gesto diferente, você escolhe o que lhe for mais conveniente.
“Enquanto eu seguro a tua mão e você me olha deste jeito, você pode notar a cor dos meus olhos, e a maneira como te olho te volta e é como se isso nos deixasse mais conectados, e quando eu te abraço deste jeito (A abrace) . . . e venho no pé do seu ouvido (aproxime tua boca do ouvido dela). . . abaixando o tom da minha voz (mudança na entonação vocal). . . e de maneira profunda. . . e envolvente. . . eu falo o quanto eu me sinto ligado a você. . . fazendo com que você se descubra se sentindo bastante confortável e a vontade comigo. . . e talvez você já perceba . . . que deixar as coisas acontecerem naturalmente. . . é melhor para aproveitar o momento. . . pois muitas pessoas descobrem que viver assim é muito mais prazeroso”
Você pode também marcar as palavras ou frases que quiser mudando a distancia da tua boca em relação ao ouvido da pessoa, por exemplo, você está lá e já tem um clima entre você e a garota, você está dizendo algumas coisas sedutoras, e pra aumentar o impacto de uma frase ou passagem especifica tu se aproxima e cola a tua boca no pé do ouvido dela enquanto diz coisas provocantes, as palavras que forem ditas ao pé do ouvido dela, ficaram enfatizadas por este comportamento diferente, e por isso serão entendidas diferentemente de todas as outras coisas que foram ditas de maneira normal, ou seja, na conversação habitual.
Quando uma pessoa diz coisas em nosso ouvido a voz soa muito mais profunda e grave do que se tivesse sido dito normalmente, ela surtira um efeito diferente no ouvinte, e estas palavras ficaram marcadas por causa disso.
Abaixo eu criei um Script com tudo o que aprendemos até agora, truísmos, transições, espelhamento, comandos verbais, e comandos embutidos, e caso você tenha lido e praticado um pouco os padrões ensinados anteriormente, nem que seja criando scripts em um papel enquanto imaginava as coisas acontecendo e treinava consigo mesmo, e está é uma excelente maneira de treinar, você talvez consiga identificar a maioria das técnicas usadas no script abaixo:
Script de exemplo com todos os padrões de linguagem ensinados até agora:
“Na hora em que eu te vi e caminhei até você. . . eu sabia que eu era o cara certo pra você, e bem agora enquanto falo contigo, e você pode tomar consciência do som da minha voz, e da maneira como eu te toco, e te digo essas palavras, você pode relaxar (Combine o andamento de sua voz com a velocidade da respiração dela [espelhamento]). . . e ao relaxar. . . pode sentir a tua respiração. . . e o movimento. . .de subir. . . e descer de teu peito. . . e a maneira como eu te olho. . . bem agora. . . pode fazer com que você se relaxe. . . ainda mais. . . e quando eu te abraço deste jeito (Abrace ela). . . você pode. . .sentir o calor do meu corpo. . . e uma sensação de bem estar. . . e profundo prazer . . . te tomando por dentro. . . e talvez passe pela tua cabeça, que se entregar e deixar acontecer . . . pode ser a melhor opção. . . porque algumas garotas sabem. . . que está é a melhor maneira de aproveitar os momentos da vida.”
Eu gostaria que vocês treinassem estás técnicas e os padrões ensinados nestes artigos, fazendo scripts, enquanto se imaginam em uma situação real, com seus amigos, com garotas, ou em qualquer conversação, porque dá pra treinar, inclusive em seu dia a dia e conversações habituais, pois é simples adicionar estes padrões de transições, comandos e etc. em sua comunicação informal com as pessoas de seu dia a dia.
Abaixo eu criei 3 níveis em que vocês podem treinar o aprendizado dos comandos embutidos:
Um abraço
Psycho
05 - Padrões de linguagem e o uso do comando embutido.
COMANDO EMBUTIDO
COMANDO EMBUTIDO
O Comando embutido, conhecido também como assinalação de análogos é um padrão de linguagem que tem como objetivo atingir diretamente o inconsciente da pessoa enfatizando palavras ou frases marcando-as com um tom de voz, gesto ou expressão que as diferencie do resto do texto driblando assim a mente consciente responsável ela parte racional da pessoa, e se for bem executado, atingira diretamente o lado da mente responsável pelo que chamamos na comunidade de sedução de lado emocional ou comportamento instintivo.
O cérebro é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo, e cada um é responsável por um comportamento e trabalho especifico, na PNL costumam chamar o lado esquerdo de mente consciente e o direito de mente inconsciente, na comunidade de sedução, são chamados respectivamente de mente racional ou lógica e mente instintiva ou emocional.
O lado direito responsável pelo lado emocional e instintivo capta elementos da comunicação como a entonação vocal, e as expressões faciais que são imperceptíveis pelo lado esquerdo que é responsável pela lógica e a razão e que interpreta elementos como as palavras por exemplo.
O'Connor e Seymour escreveu:O hemisfério direito é sensível ao tom de voz, ao volume e à direção do som: aspectos que podem variar gradativamente, ao contrário das palavras, que não mudam. Ele sente o contexto da mensagem, e não o conteúdo verbal.
Como é capaz de entender formas simples de linguagem, o hemisfério direito capta diretamente mensagens simples às quais se dê uma ênfase especial. Essas mensagens vão se esquivar do hemisfério esquerdo e raramente serão percebidas em nível consciente. [Introdução a PNL, 1995, p. 133]
Neste texto por exemplo, eu posso marcar as frases que julgo importantes com o itálico, e esta marcação chamara a sua atenção apara estas palavras em especifico, eu posso marcar também frases inteiras, Por que eu posso querer que algumas frases relacionadas ao assunto comandos embutidos recebam uma maior atenção de você.
O'Connor e Seymour escreveu:Nos livros, esse destaque é feito com o uso do itálico. Quando o autor quiser que o leitor leia cuidadosamente uma frase em especial, ele a marcará com itálicos.
Da mesma forma que na escrita, as palavras da fala podem ser marcadas com um tom de voz específico, chamando a atenção do ouvinte para um comando embutido na frase.
Erickson, que passou grande parte da vida confinada numa cadeira de rodas, gostava de movimentar a cabeça para que certos trechos da fala chegassem ao ouvinte de diferentes direções. Por exemplo, na frase "Lembre-se de que você não tem que fechar os olhos para entrar em transe'', ele marcava o comando embutido na frase movendo a cabeça ao dizer as palavras que estão em itálico. Esse procedimento de acentuar palavras importantes com a voz ou o gesto é apenas uma ampliação daquilo que fazemos naturalmente durante uma conversa normal. [Introdução a PNL, 1995, p. 133]
E isso é o que chamamos de comandos embutidos.
O comando embutido ou assinalação de análogos é uma maneira de dar mais ênfases a palavras ou frases as marcando dentro de uma frase maior, as destacando assim do resto o texto fazendo com que uma atenção especial da mente inconsciente seja eliciada do ouvinte para estes trechos de palavras ou frases marcados.
Bandler e Grinder escreveu:Um tipo especial de ancoragem é particularmente útil quando você deseja eliciar respostas hipnóticas. É denominado de assinalação de análogos e envolve assinalar não-verbalmente determinadas palavras conforme você está conversando com alguém. Posso marcar estas palavras como mensagens separadas com meu tom de voz, com um gesto, uma determinada expressão, ou talvez um toque. [Atravessando, 1984, p. 80]
"Sabe garota, enquanto conversamos aqui eu posso sentir vindo de você um conforto muito bacana, a conversa está boa, e é prazeroso ver como você se dá bem com as pessoas."
Eu marquei as palavras sentir,conforto e prazeroso, e posso fazer isso mudando um tranço da minha linguagem não verbal enquanto digo estas palavras, o que as marcariam, pois a palavra ficaria associada aquele comportamento especifico, fora que ele amplificaria o impacto da palavra na mente e no entendimento inconsciente da pessoa, eu poderia usar marcações como por exemplo, um sorriso, um gesto especifico, uma olhar diferente ou um toque na garota num lugar propositalmente escolhido e etc. E por estas palavras terem recebido este comando através da ênfase embutida nelas, a pessoa sentira com maior intensidade o significado destas palavras quando ditas,e quem processará este significado será a mente inconsciente da pessoa, a responsável pelas emoções e comportamentos instintivo, e que capta este elementos que são imperceptíveis pela mente consciente, que é o lado racional, geralmente incapaz de perceber elementos como estes, não verbais, e que foram utilizados para dar ênfase as palavras escolhidas.
Você pode marcar também frases menores dentro de frases maiores, como no exemplo abaixo:
“Você e eu podemos ir ao bar para pegar uma bebida, e enquanto caminharmos podemos nos conhecer melhor, e claro, lá eu conheço uma bebida muito boa, e que você gostará.”
Usei o itálico e o negrito para facilitar a identificação dos comandos embutidos.
Eu marquei algumas palavras e pequenas frases dentro da frase maior acima, as assinalando com comandos embutidos e veja como elas ficaram destacadas dentro do texto maior, e o legal é que eu formei uma frase menor dentro da maior, e isso fica evidente quando você junta as palavras marcadas:
“Você e eu podemos nos conhecer melhor e você gostará”
Uma frase menor marcada dentro de uma frase maior, e é claro que conscientemente dificilmente alguém percebera isso, mas subliminarmente a mente inconsciente entende perfeitamente esta frase, pois ela foi marcada de uma maneira especifica e por elementos que são imperceptíveis para a mente conscientes mas que são facilmente entendidos pela mente inconsciente da pessoa, e ela entenderá a um nível profundo que você e ela poderão se conhecer melhor e que ela gostará.
Mais um Script abaixo com algumas palavras marcadas com algum elemento não verbal como pela mudança no tom de voz, ou por uma expressão diferente, um toque especifico na outra pessoa, ou por um gesto diferente, você escolhe o que lhe for mais conveniente.
“Enquanto eu seguro a tua mão e você me olha deste jeito, você pode notar a cor dos meus olhos, e a maneira como te olho te volta e é como se isso nos deixasse mais conectados, e quando eu te abraço deste jeito (A abrace) . . . e venho no pé do seu ouvido (aproxime tua boca do ouvido dela). . . abaixando o tom da minha voz (mudança na entonação vocal). . . e de maneira profunda. . . e envolvente. . . eu falo o quanto eu me sinto ligado a você. . . fazendo com que você se descubra se sentindo bastante confortável e a vontade comigo. . . e talvez você já perceba . . . que deixar as coisas acontecerem naturalmente. . . é melhor para aproveitar o momento. . . pois muitas pessoas descobrem que viver assim é muito mais prazeroso”
Você pode também marcar as palavras ou frases que quiser mudando a distancia da tua boca em relação ao ouvido da pessoa, por exemplo, você está lá e já tem um clima entre você e a garota, você está dizendo algumas coisas sedutoras, e pra aumentar o impacto de uma frase ou passagem especifica tu se aproxima e cola a tua boca no pé do ouvido dela enquanto diz coisas provocantes, as palavras que forem ditas ao pé do ouvido dela, ficaram enfatizadas por este comportamento diferente, e por isso serão entendidas diferentemente de todas as outras coisas que foram ditas de maneira normal, ou seja, na conversação habitual.
Quando uma pessoa diz coisas em nosso ouvido a voz soa muito mais profunda e grave do que se tivesse sido dito normalmente, ela surtira um efeito diferente no ouvinte, e estas palavras ficaram marcadas por causa disso.
Abaixo eu criei um Script com tudo o que aprendemos até agora, truísmos, transições, espelhamento, comandos verbais, e comandos embutidos, e caso você tenha lido e praticado um pouco os padrões ensinados anteriormente, nem que seja criando scripts em um papel enquanto imaginava as coisas acontecendo e treinava consigo mesmo, e está é uma excelente maneira de treinar, você talvez consiga identificar a maioria das técnicas usadas no script abaixo:
Script de exemplo com todos os padrões de linguagem ensinados até agora:
“Na hora em que eu te vi e caminhei até você. . . eu sabia que eu era o cara certo pra você, e bem agora enquanto falo contigo, e você pode tomar consciência do som da minha voz, e da maneira como eu te toco, e te digo essas palavras, você pode relaxar (Combine o andamento de sua voz com a velocidade da respiração dela [espelhamento]). . . e ao relaxar. . . pode sentir a tua respiração. . . e o movimento. . .de subir. . . e descer de teu peito. . . e a maneira como eu te olho. . . bem agora. . . pode fazer com que você se relaxe. . . ainda mais. . . e quando eu te abraço deste jeito (Abrace ela). . . você pode. . .sentir o calor do meu corpo. . . e uma sensação de bem estar. . . e profundo prazer . . . te tomando por dentro. . . e talvez passe pela tua cabeça, que se entregar e deixar acontecer . . . pode ser a melhor opção. . . porque algumas garotas sabem. . . que está é a melhor maneira de aproveitar os momentos da vida.”
Eu gostaria que vocês treinassem estás técnicas e os padrões ensinados nestes artigos, fazendo scripts, enquanto se imaginam em uma situação real, com seus amigos, com garotas, ou em qualquer conversação, porque dá pra treinar, inclusive em seu dia a dia e conversações habituais, pois é simples adicionar estes padrões de transições, comandos e etc. em sua comunicação informal com as pessoas de seu dia a dia.
Abaixo eu criei 3 níveis em que vocês podem treinar o aprendizado dos comandos embutidos:
Um abraço
Psycho