- 08 Set 2012, 05:10
Galera, o que podemos tirar do Behaviorismo para o PUA?
Bom, estudo Behaviorismo há bastante tempo, porém, diferentemente do Darwin, eu sou Zootecnista e não Psicólogo, então utilizo os conhecimentos em estudo de comportamento animal e de forma mais prática.
O Behaviorismo, não é apenas uma maneira de premiar e punir comportamentos, é uma linha de estudos de como o comportamento consciente se inicia e/ou extingue em uma espécie ou no indivíduo.
Dessa maneira, podemos usá-lo para alterar comportamentos das pessoas, como no caso de premiar ou punir comportamentos das HBs. Sendo assim, toda vez que uma HB faz algo que te desagrada, você a pune a ignorando ou tratando-a como criança, etc... e toda vez que ela é gentil, cordial, enfim, faz algo que lhe agrada, você a trata bem, lhe faz um elogio ou algo que vá lhe trazer boas sensações. Já vi aqui na comunidade pessoas falando sobre isso sem saber, como por exemplo em fórum que falava sobre escrever mensagens de celular ou ligar pra ela falando algo engraçado sobre conversas que tiveram pessoalmente, pois você reforça um bem estar que havia quando vocês se encontraram e traz de volta por conseguinte aquela sensação legal que ela teve ao lhe ver pessoalmente. O Mystery fala sobre isso também.
No entanto, o Behaviorismo também pode ser usado em nós mesmos. Por exemplo, toda vez que eu chego em uma garota, ocorrem estímulos: quando eu chego nela e rola KC eu me reforço positivamente a chegar em HBs, esperando KC. No entanto nem sempre vai ocorrer deu conseguir, então quando eu não consigo rola um reforço negativo, o que pode tendenciar a extinguir o meu comportamento de abordá-las. No entanto, quanto mais eu chegar, mais chances eu tenho de um KC ou FC, sendo que não vai ocorrer em vezes pré estabelecidas, a isso chamamos de REFORÇO INTERMITENTE, pois a gente tende a chegar cada vez mais na esperança de receber esse reforço.
DARWIN, FALA UM POUCO SOBRE REFORÇO INTERMITENTE RELACIONADO A DIMINUIR AA E A CRIAR INNER ATRAVÉS DE COMPORTAMENTO SUPERSTICIOSO, POR FAVOR!
Não tenho o estudo teórico tão avançado como o nosso valioso amigo Darwin, então se houver algo a ser corrigido ou complementado, seria de grande valia.
DARWIN, QUE VOCÊ ACHA DE ESCREVERMOS SOBRE COMO USAR O BEHAVIORISMO PARA CRIAR OU REFORÇAR COMPORTAMENTOS EM NÓS MESMOS??
Grande abraço, continuem a discussão que está excelente, parabéns!
Abraços!!