Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Darwin
lexus escreveu:pra mim ficou meio confuso... entendi algumas partes, mas a correlacao com o pua o que seria ? pelo que eu entendi é, recompensar quando agir bem pra voce? certo ?

Não, é sobre prever e controlar o comportamento. O sistema de reforçamento é apenas uma das variantes do behaviorismo.
Darwin
MatheusLBR escreveu:

Cara concordo com o Psychokiller,apesar de vc falar q tem problema com a PNL,esse artigo tem muito de PNL,pra mim a PNL é uma especie de psicologia avançada,alias já superou muita coisa da psicologia.[/quote]

Por favor, explique por que para você a PNL é uma espécie de psicologia avançada e que já superou a psicologia.
coiso
#699822 Cara, muito boa a sua introdução ao behaviorismo. .
Aos poucos poderia introduzir mais conceitos como a punição e estímulos discriminativos, que estão diretamente ligados ao controle.
Eu nunca havia pensado em aplicar o behaviorismo à sedução, espero ansioso pela sequência do artigo.
Darwin
Surf escreveu:Legal Darwin, tanto eu (mais leigo, é claro) quanto ela (minha namorada) estamos seguindo uma linha mais branda, não adepta ao Behavorismo Radical de Skinner, em que tudo é comportamento, mas fazendo uma mescla com as cognições, explorando mais, atualmente, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

Estes dias vi uma palestra do Bernard Rangé, PHD em TCC, da qual entendi que nossos comportamentos são intrinsicamentes ligados às nossas cognições, ou seja, a nossa visão do mundo influência e muito os nossos comportamentos, e essa intima ligação entre as nossas cognições (advindas tanto dos fatores ambientais quanto dos valores culturais, sociais e até mesmo genéticos) e os nossos comportamentos muitas vezes criam o que a TCC chama de "esquema", ou seja, uma visão própria da realidade moldada por cada indivíduo (se estou falando merda me avise hahahaha).

Seria, para os adeptos da PNL, o famoso adágio "o mapa não é o território", ou seja, a nossa realidade é moldada por nós mesmos, é puramente subjetivo.

Bom, voltando ao behavorismo, quero compreender mais o condicionamento operante no que se refere ao comportamento da mulher em se sentir atraída/conectada em você, e quais são os estímulos, ou melhor, como conseguir classificar/listar os estímulos que você provoca e que podem gerar tanto respostas positivas quanto negativas da sua namorada.

Muitas vezes eu deixo-a feliz ou deixo-a triste, ou seja, o comportamento operante feliz ou triste dela depende de um estímulo aversivo ou reforçador meu.

Neste sentido:

S (estímulo aversivo meu = brigar) -> R (resposta negativa dela = chorar) -> Punição (deixar de fazer sexo)
S (estímulo reforçador meu = fazê-la rir) -> R (resposta positiva dela = rir) -> Reforço Positivo (fazer sexo comigo) ou Reforço Negativo (deixar de fazer birra ou cara feia).

A minha pergunta é, como eu consigo dosar os meus estímulos, ou seja, como não ser sempre aversivo ou reforçador, ou seja, ser intermitente, e como fazer/exteriorizar a minha insatisfação e/ou indignação com um comportamento dela (como, por exemplo, me desrespeitar) sem que eu gere uma Punição dela?

Respondendo a pergunta: Na verdade este esquema está um pouco errado. Pense assim, você vai brigar por causa de alguma coisa, é a partir daí que temos de realizar a análise. O seu "brigar" não é o estimulo em sí, mas sim a punição que você implica a um determinado comportamento ) que ocasionou a briga. Voltando a lembrar que se chama positivo porque aumenta a probabilidade de acontecer e não porque é bom, e negativo proque diminui a probabilidade de acontecer e não porque é ruim.

Continuando.

O chorar seria uma resposta emocional causada pela punição que você utilizou (a briga). Como não ser sempre aversivo e reforçador é simples, é só ser intermitente, ou seja, dosar o período que você emite os reforços positivos e negativos. Para exteriorizar sua insatisfação procure comportamentos que não sejam punitivos para ela, como brigas, agressões verbais etc, eles são extremamente ineficientes uma vez que os comportamentos punidos não desaparecem. Por este mesmo motivo você não deixa de brigar com ela por ela deixar de fazer sexo com você, deixar de fazer sexo é uma punição.

É preferível utilizar do reforço positivo e não a punição. Escolha um comportamento que é preferível ao hábito de brigar com a namorada, um comportamento que você preferiria apresentar. Por exemplo, ao você brigar com a namorada não seria preferível você sentar e conversar com ela? Escolha o comportamento que você deseja realizar ao invés de brigar. Agora, comece a se recompnesar toda a vez que você executar o comportamento preferido. Dê-se e peça para que sua namorada lhe dê pequenos presentes, elogios, beijos, sexo... ou qualquer outra recompensa. Ser notado é uma da recompensas mais eficazes, assim, certifique-se de que você e a namorada reparem no comportamento desejado quando ele ocorrer.
Darwin
coiso escreveu:Cara, muito boa a sua introdução ao behaviorismo. .
Aos poucos poderia introduzir mais conceitos como a punição e estímulos discriminativos, que estão diretamente ligados ao controle.
Eu nunca havia pensado em aplicar o behaviorismo à sedução, espero ansioso pela sequência do artigo.

Obrigado. Fiz apenas uma prévia nesse artigo para ver a reação da galera e se o tema seria interessante, mas introduzir mais conceitos é o que pretendo na segunda parte. :ae
Hugo-winchester
#699840 Cara eu estou estudando Psicologia e sabia que hora outra alguém do fórum ia relacionar o Behaviorismo com a sedução, está de parabéns, te convido até para a agente talvez formar um grupo aqui no fórum e dar seguimento a essa linha de raciocínio, só descordo com você em ralação a PNL a qual eu acho que está próxima de se tornar uma ciência por causa dos seus resultados, e claro que algumas coisas certamente são balelas mas nem tudo é certo essa é a nossa única certeza.
Abraços. :yaaah
>>Psychokiller<<
Darwin escreveu:Psychokiller
Considero a ancoragem apenas superficialmente semelhante ao processo de condicionamento respondente.
Similar, sim, mas não o mesmo, uma vez que o condicionamento respondente se dá sempre como uma reação comportamental específica e o estímulo é de natureza ambiental.

Eu me expressei mal, ela é semelhante porque foi influenciada pelo estudo do condicionamento clássico, mas a reação comportamental que a ancoragem elicia não é sempre tão especifica como no condicionamento respondente e ela ainda pode ser originada tanto de um estimulo externo quanto interno.

Darwin escreveu:De fato a PNL carece de estudos científicos (se estes de fato existem) e o real e grande motivo disso é como já comentei acima, a falta da possibilidade de falseabilidade. O Próprio corpo teórico da PNL impede que ela seja validada como ciência.

Isso é verdade, é um dos principais obstáculos daqueles que tentam investiga-la de maneira cientifica, agora sendo ou não mensurável temos que admitir que Bandler e Grinder estabeleceram a PNL sobre pilares e bases firmes, dificilmente perdem um debate a respeito da eficácia e falseabilidade da PNL.

Darwin escreveu:Mas a PNL por vez se utiliza de algumas noções imprevisíveis, improváveis e não mensuráveis para a explicação dos processos, como alegações de que o inconsciente não possui substantivos, apenas verbos.

Geralmente eles são muito vagos em suas explicações sobre como funciona o processo e na maioria das vezes me parecem darem a entender que a explicação serve apenas para satisfazer a curiosidade da mente consciente em saber como tudo funciona, eles mesmos deixam claro que o mapa não é o território, a explicação que eles dão é uma representação da maneira como a PNL entende o mundo, e isso não quer dizer que ela seja a verdade.

Darwin escreveu:Interessante esta pesquisa realizada com crianças, você poderia disponibilizar os dados dela para análise?

Estes são os estudos dos quais eu falei, o primeiro foi realizado para testar diretamente a alegação da PNL sobre as pistas de acessos visuais:

Pistas visuais de acesso: um estudo sobre armazenamento e recuperação de informações - Susan Nate, Ph.D

O segundo é sobre pesquisas realizadas em outras áreas mas que se relacionam indiretamente com pressupostos da PNL:

Pesquisas sobre PNL - Steve Andreas

Darwin escreveu:Interessante o ponto que coloca por ultimo, sobre os problemas que demorariam meses para serem tratados na terapia convencional e que na PNL são resolvidos em uma única seção.

Você poderia explicar o que é para você uma “terapia convencional”?

Para mim a terapia convencional são as escolas de terapia tradicionais que seguem códigos de ética inflexiveis e que geralmente seguem este modelo cientifico de apenas assumirem tentar uma nova abordagem se está for aceita antes pela ciência como funcional.

Darwin escreveu:Resolver problemas em uma única seção a hipnose também resolvia, mas não é sem motivo que Sigmund Freud abandonou a prática após avaliar os resultados.

Justamente, umas das principais criticas contra a hipnose é está sobre os resultados, a pessoa era curada com apenas uma única sessão, mas tempos depois o problema reaparecia ou como na maioria das vezes, se manifestava de maneira diferente.

A PNL usa a abordagem de técnicas auxiliares ao modelo de indução de transe e cura hipnótica, por exemplo, a técnica chamada remodelagem ou ressignificação em 6 etapas, é uma técnica simples e que na maioria das vezes não dá espaço para efeitos colaterais.

Uma das premissas da PNL é que todo o comportamento tem uma intenção positiva, e o que acontece quando você elimina um comportamento indesejado sem levar em conta o ganho secundário (sua intenção positiva) é a mente inconsciente e seu corpo se manifestarem através de um efeito colateral onde o problema reaparece ou se manifesta de maneira diferente para recuperar aquele ganho secundário perdido pela eliminação completa do comportamento indesejado.

Com a técnica de remodelagem a PNL leva em conta o ganho secundário do comportamento que se deseja eliminar, e ao invés de elimina-lo completamente através da hipnose, a PNL apresenta um meio de recompensar aquele ganho secundário com a substituição do comportamento indesejado por um outro que satisfaça tanto os objetivos do terapeuta e do cliente quanto o objetivo de ganho secundário do comportamento anterior.

Geralmente quando está técnica é empregada os resultados são muito satisfátorios mesmo com o uso da hipnose, já que o modelo ericksoniano de hipnose é um dos principais pilares da PNL é comum o uso de técnicas de hipnose em conjuntos com outras técnicas de PNL.
Darwin
Hugo-winchester escreveu:Cara eu estou estudando Psicologia e sabia que hora outra alguém do fórum ia relacionar o Behaviorismo com a sedução, está de parabéns, te convido até para a agente talvez formar um grupo aqui no fórum e dar seguimento a essa linha de raciocínio, só descordo com você em ralação a PNL a qual eu acho que está próxima de se tornar uma ciência por causa dos seus resultados, e claro que algumas coisas certamente são balelas mas nem tudo é certo essa é a nossa única certeza.
Abraços. :yaaah

Pois o convite foi aceito! :ae Quanto a PNL, a maior birra que eu tenho é realmente a falta de cientificidade dela e o fato de não ter nada de revolucionário, além do fato de ser praticamente um programa de auto-ajuda, de vender felicidade (concorrente do Fórum Landmark?). Ela só é tão defendida pelos usuários aqui do fórum pois foi o modelo disseminado pelos "mestrões da sedução". Bandler e Grinder tecnicamente redescobriram a roda e deram um geito de lucrar com isso. Ela engana muito (principalmente quem não estuda psicologia) por se aproximar da ciência, mas realmente seria um instrumento mais fantástico ainda se pudessem excluir as balelas de seu corpo teórico. Uma dos pontos centrais que transformam a PNL em pseudociência é exatamente a falta de consenso entre os "profissionais". Acho que a PNL começou como uma péssima idéia que poderia se tornar um ótimo conceito.

ps: pra quem não sabe Bandler está processando o Grinder em 12,5 milhões de dólares. Aparentemente, os dois grandes comunicadores e inovadores paradigmáticos não seguiram os seus próprios conselhos ou modelaram o seu comportamento, mas seguiram outros grandes americanos que descobriram que a mais lucrativa forma de comunicar é processando alguem com os bolsos fundos. Hehehehe.
sensual life
#699909 parabéns ótimo post ...achei muito interessante a visão científica que você fez do P.U
Deadpooll
Tio Naipe escreveu:Não sou de levar o PU a um nivel cientifico, mas fiquei interessado no assunto, poderia me recomendar algum livro básico falando sobre? Primeira vez que vejo esse tema abordado aqui no fórum, não o conhecia.

O livro "Princípios básicos da análise do comportamento" de Marcio Borges Moreira é um dos indicados para um início de estudo.