- 01 Set 2012, 05:50
acho que voce deve fazer outro post com a continuação desse, irá nos ajudar muito
Agradecemos, abraço
Agradecemos, abraço
Darwin escreveu:MatheusLBR escreveu:Cara concordo com o Psychokiller,apesar de vc falar q tem problema com a PNL,esse artigo tem muito de PNL,pra mim a PNL é uma especie de psicologia avançada,alias já superou muita coisa da psicologia.
Por favor, explique por que para você a PNL é uma espécie de psicologia avançada e que já superou a psicologia.
>>Psychokiller<< escreveu:Isso é verdade, é um dos principais obstáculos daqueles que tentam investiga-la de maneira cientifica, agora sendo ou não mensurável temos que admitir que Bandler e Grinder estabeleceram a PNL sobre pilares e bases firmes, dificilmente perdem um debate a respeito da eficácia e falseabilidade da PNL.
>>Psychokiller<< escreveu:Geralmente eles são muito vagos em suas explicações sobre como funciona o processo e na maioria das vezes me parecem darem a entender que a explicação serve apenas para satisfazer a curiosidade da mente consciente em saber como tudo funciona, eles mesmos deixam claro que o mapa não é o território, a explicação que eles dão é uma representação da maneira como a PNL entende o mundo, e isso não quer dizer que ela seja a verdade.
>>Psychokiller<< escreveu:Para mim a terapia convencional são as escolas de terapia tradicionais que seguem códigos de ética inflexiveis e que geralmente seguem este modelo cientifico de apenas assumirem tentar uma nova abordagem se está for aceita antes pela ciência como funcional.
>>Psychokiller<< escreveu:Pistas visuais de acesso: um estudo sobre armazenamento e recuperação de informações - Susan Nate, Ph.D
O segundo é sobre pesquisas realizadas em outras áreas mas que se relacionam indiretamente com pressupostos da PNL:
Pesquisas sobre PNL - Steve Andreas
>>Psychokiller<< escreveu:Justamente, umas das principais criticas contra a hipnose é está sobre os resultados, a pessoa era curada com apenas uma única sessão, mas tempos depois o problema reaparecia ou como na maioria das vezes, se manifestava de maneira diferente.
A PNL usa a abordagem de técnicas auxiliares ao modelo de indução de transe e cura hipnótica, por exemplo, a técnica chamada remodelagem ou ressignificação em 6 etapas, é uma técnica simples e que na maioria das vezes não dá espaço para efeitos colaterais.
Uma das premissas da PNL é que todo o comportamento tem uma intenção positiva, e o que acontece quando você elimina um comportamento indesejado sem levar em conta o ganho secundário (sua intenção positiva) é a mente inconsciente e seu corpo se manifestarem através de um efeito colateral onde o problema reaparece ou se manifesta de maneira diferente para recuperar aquele ganho secundário perdido pela eliminação completa do comportamento indesejado.
Com a técnica de remodelagem a PNL leva em conta o ganho secundário do comportamento que se deseja eliminar, e ao invés de elimina-lo completamente através da hipnose, a PNL apresenta um meio de recompensar aquele ganho secundário com a substituição do comportamento indesejado por um outro que satisfaça tanto os objetivos do terapeuta e do cliente quanto o objetivo de ganho secundário do comportamento anterior.
MatheusLBR escreveu:Darwin escreveu:MatheusLBR escreveu:Cara concordo com o Psychokiller,apesar de vc falar q tem problema com a PNL,esse artigo tem muito de PNL,pra mim a PNL é uma especie de psicologia avançada,alias já superou muita coisa da psicologia.
Por favor, explique por que para você a PNL é uma espécie de psicologia avançada e que já superou a psicologia.
A PNL foi uma variação de psicologia,seus criadores foram psicólogos e hipnólogos,q juntaram tudo q sabia para criar a PNL,quando eu digo q ela superou em algumas coisas,eu quis dizer no tempo,na questão de resolver problemas.
Darwin escreveu:Acho este o maior problema. Bandler e Grinder alicerçaram as teorias da PNL sobre conceitos que não podem ser falseáveis, principalmente o do inconsciente.
>>Psychokiller<< escreveu:Para mim a terapia convencional são as escolas de terapia tradicionais que seguem códigos de ética inflexiveis e que geralmente seguem este modelo cientifico de apenas assumirem tentar uma nova abordagem se está for aceita antes pela ciência como funcional.Darwin escreveu:Bem, aqui tenho de discordar plenamente. Creio que códigos de ética inflexíveis são indispensáveis para uma terapia psicológica. Você já imaginou realizar a terapia com alguém que está emocionalmente relacionado? Ou ainda procurar um terapeuta sem a absoluta certeza de que os detalhes do que ocorre em sua terapia não são divulgados? Quanto a seguir um modelo científico de apenas assumir uma nova abordagem, nem todas as teorias psicológicas são de cunho científico, por sinal, as que mais demoram seu tratamento não possuem cunho científico (psicanálise, a analítica de Jung, a teoria do corpo de reich...).
>>Psychokiller<< escreveu:Pistas visuais de acesso: um estudo sobre armazenamento e recuperação de informações - Susan Nate, Ph.D
O segundo é sobre pesquisas realizadas em outras áreas mas que se relacionam indiretamente com pressupostos da PNL:
Pesquisas sobre PNL - Steve AndreasDarwin escreveu:Estudo interessante, embora muito simples para uma validação científica completa. Isso me faz pensar que adeptos da PNL deveria se focar mais neste caráter da mesma em detrimento das características metafísicas e de empoderamento humano tão comuns nas pseudociências da New Age. O que a PNL realmente precisa a meu ver, é de um grande reformador que a guie para uma nova era (desculpe o pleonasmo).
>>Psychokiller<< escreveu:Justamente, umas das principais criticas contra a hipnose é está sobre os resultados, a pessoa era curada com apenas uma única sessão, mas tempos depois o problema reaparecia ou como na maioria das vezes, se manifestava de maneira diferente.
A PNL usa a abordagem de técnicas auxiliares ao modelo de indução de transe e cura hipnótica, por exemplo, a técnica chamada remodelagem ou ressignificação em 6 etapas, é uma técnica simples e que na maioria das vezes não dá espaço para efeitos colaterais.
Uma das premissas da PNL é que todo o comportamento tem uma intenção positiva, e o que acontece quando você elimina um comportamento indesejado sem levar em conta o ganho secundário (sua intenção positiva) é a mente inconsciente e seu corpo se manifestarem através de um efeito colateral onde o problema reaparece ou se manifesta de maneira diferente para recuperar aquele ganho secundário perdido pela eliminação completa do comportamento indesejado.
Com a técnica de remodelagem a PNL leva em conta o ganho secundário do comportamento que se deseja eliminar, e ao invés de elimina-lo completamente através da hipnose, a PNL apresenta um meio de recompensar aquele ganho secundário com a substituição do comportamento indesejado por um outro que satisfaça tanto os objetivos do terapeuta e do cliente quanto o objetivo de ganho secundário do comportamento anterior.Darwin escreveu:Muito parecido com a ressignificação na EMDR de Shapiro. Cada vez mais me convenço de que Bandler e Grinder apenas pegaram vários conteúdos já existentes, os renomearam e aplicaram como algo “novo”.