Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
MatheusLBR - MEMBRO EXCLUSIVO
Darwin escreveu:
MatheusLBR escreveu:Cara concordo com o Psychokiller,apesar de vc falar q tem problema com a PNL,esse artigo tem muito de PNL,pra mim a PNL é uma especie de psicologia avançada,alias já superou muita coisa da psicologia.

Por favor, explique por que para você a PNL é uma espécie de psicologia avançada e que já superou a psicologia.

A PNL foi uma variação de psicologia,seus criadores foram psicólogos e hipnólogos,q juntaram tudo q sabia para criar a PNL,quando eu digo q ela superou em algumas coisas,eu quis dizer no tempo,na questão de resolver problemas.
littlejohn

Aprendiz

#701223 Muito bom Darwin, eu conheci o mundo PUA estudando Behaviorismo, foi uma das áreas de meu interesse na faculdade pois estudo relações de presa e predador e comportamento animal, e, os grandes nomes do Behaviorismo estudaram teorias de comportamento primeiramente com animais para depois extrapolar para as dinâmicas sociais humanas, e, na verdade, não muda nada, se é animal ou gente, funciona igualmente. Muito bom ver por aqui alguém que conjuga da mesma indignação sobre PNL!!! hehehe... Procurem estudar comportamento para entender dinâmica social! Toda dinâmica social passa por ESTÍMULO-RESPOSTA-REFORÇO!! Parabéns e obrigado pelo post!
Abraço!

Criador do tópico

Darwin

Aprendiz

>>Psychokiller<< escreveu:Isso é verdade, é um dos principais obstáculos daqueles que tentam investiga-la de maneira cientifica, agora sendo ou não mensurável temos que admitir que Bandler e Grinder estabeleceram a PNL sobre pilares e bases firmes, dificilmente perdem um debate a respeito da eficácia e falseabilidade da PNL.

Acho este o maior problema. Bandler e Grinder alicerçaram as teorias da PNL sobre conceitos que não podem ser falseáveis, principalmente o do inconsciente.

>>Psychokiller<< escreveu:Geralmente eles são muito vagos em suas explicações sobre como funciona o processo e na maioria das vezes me parecem darem a entender que a explicação serve apenas para satisfazer a curiosidade da mente consciente em saber como tudo funciona, eles mesmos deixam claro que o mapa não é o território, a explicação que eles dão é uma representação da maneira como a PNL entende o mundo, e isso não quer dizer que ela seja a verdade.

Concordo plenamente.

>>Psychokiller<< escreveu:Para mim a terapia convencional são as escolas de terapia tradicionais que seguem códigos de ética inflexiveis e que geralmente seguem este modelo cientifico de apenas assumirem tentar uma nova abordagem se está for aceita antes pela ciência como funcional.

Bem, aqui tenho de discordar plenamente. Creio que códigos de ética inflexíveis são indispensáveis para uma terapia psicológica. Você já imaginou realizar a terapia com alguém que está emocionalmente relacionado? Ou ainda procurar um terapeuta sem a absoluta certeza de que os detalhes do que ocorre em sua terapia não são divulgados? Quanto a seguir um modelo científico de apenas assumir uma nova abordagem, nem todas as teorias psicológicas são de cunho científico, por sinal, as que mais demoram seu tratamento não possuem cunho científico (psicanálise, a analítica de Jung, a teoria do corpo de reich...).

>>Psychokiller<< escreveu:Pistas visuais de acesso: um estudo sobre armazenamento e recuperação de informações - Susan Nate, Ph.D

O segundo é sobre pesquisas realizadas em outras áreas mas que se relacionam indiretamente com pressupostos da PNL:

Pesquisas sobre PNL - Steve Andreas

Estudo interessante, embora muito simples para uma validação científica completa. Isso me faz pensar que adeptos da PNL deveria se focar mais neste caráter da mesma em detrimento das características metafísicas e de empoderamento humano tão comuns nas pseudociências da New Age. O que a PNL realmente precisa a meu ver, é de um grande reformador que a guie para uma nova era (desculpe o pleonasmo).

>>Psychokiller<< escreveu:Justamente, umas das principais criticas contra a hipnose é está sobre os resultados, a pessoa era curada com apenas uma única sessão, mas tempos depois o problema reaparecia ou como na maioria das vezes, se manifestava de maneira diferente.

A PNL usa a abordagem de técnicas auxiliares ao modelo de indução de transe e cura hipnótica, por exemplo, a técnica chamada remodelagem ou ressignificação em 6 etapas, é uma técnica simples e que na maioria das vezes não dá espaço para efeitos colaterais.

Uma das premissas da PNL é que todo o comportamento tem uma intenção positiva, e o que acontece quando você elimina um comportamento indesejado sem levar em conta o ganho secundário (sua intenção positiva) é a mente inconsciente e seu corpo se manifestarem através de um efeito colateral onde o problema reaparece ou se manifesta de maneira diferente para recuperar aquele ganho secundário perdido pela eliminação completa do comportamento indesejado.

Com a técnica de remodelagem a PNL leva em conta o ganho secundário do comportamento que se deseja eliminar, e ao invés de elimina-lo completamente através da hipnose, a PNL apresenta um meio de recompensar aquele ganho secundário com a substituição do comportamento indesejado por um outro que satisfaça tanto os objetivos do terapeuta e do cliente quanto o objetivo de ganho secundário do comportamento anterior.

Muito parecido com a ressignificação na EMDR de Shapiro. Cada vez mais me convenço de que Bandler e Grinder apenas pegaram vários conteúdos já existentes, os renomearam e aplicaram como algo “novo”.

Criador do tópico

Darwin

Aprendiz

MatheusLBR escreveu:
Darwin escreveu:
MatheusLBR escreveu:Cara concordo com o Psychokiller,apesar de vc falar q tem problema com a PNL,esse artigo tem muito de PNL,pra mim a PNL é uma especie de psicologia avançada,alias já superou muita coisa da psicologia.

Por favor, explique por que para você a PNL é uma espécie de psicologia avançada e que já superou a psicologia.

A PNL foi uma variação de psicologia,seus criadores foram psicólogos e hipnólogos,q juntaram tudo q sabia para criar a PNL,quando eu digo q ela superou em algumas coisas,eu quis dizer no tempo,na questão de resolver problemas.

Certo. Espero que você realmente conheça a fundo a psicologia para fazer tal afirmação.
TiagoFigueiredo - MEMBRO EXCLUSIVO
#701718 Optima visão e diferente da seducao. Curti muito, e ja tou a espera da parte 2 darwin....

Se conheceres algum, partilha alguns nomes de livros que abordem o tema, visto que eu só conheço sobre PNL, desejo, ou Livros mais motivacionais como o blink e o poder do agora....

Quero saber mais sobre isso do reforço intermitente e ESTÍMULO-RESPOSTA-REFORÇO!

Quando sai a parte 2 ?

Abraço de portugal e UK

:)
>>Psychokiller<<

Entusiasta

Darwin escreveu:Acho este o maior problema. Bandler e Grinder alicerçaram as teorias da PNL sobre conceitos que não podem ser falseáveis, principalmente o do inconsciente.

O Inconsciente acho que é um conceito que vem da hipnose e foi dai que Bandler e Grinder tiram esta idéia, e já os ouvi dizendo que isso é apenas uma representação sobre uma parte de nossa mente responsavel por causar mudanças que ainda não foram identificadas pela ciência do porque ou como ocorrem, eles defendem que apenas sabem como eliciar algumas dessas mudanças a partir de um modelo diretivo de linguagem e técnicas.

Tem pessoas que vão a uma igreja com problemas psicossomáticos e depois de um ritual religioso com um padre ou pastor saem de lá curadas, elas chamam a isso de milagre e cura pela fé, Bandler e Grinder chamam a isso de cura pelo inconsciente, a ciência em alguns casos chamam de efeito placebo. e por isso Bandler e Grinder não querem dizer que existe realmente uma mente inconsciente responsável por nos controlar, mas sim querem dizer que existe algo responsável por muitas mudanças nas pessoas e que a ciência ainda não sabe o que é ou como funciona, este algo é chamado por eles (Bandler e Grinder) de inconsciente, e eles defendem que algumas de suas técnicas conseguem realizar mudanças neste nível, e este é o conceito de inconsicente dentro da PNL.

>>Psychokiller<< escreveu:Para mim a terapia convencional são as escolas de terapia tradicionais que seguem códigos de ética inflexiveis e que geralmente seguem este modelo cientifico de apenas assumirem tentar uma nova abordagem se está for aceita antes pela ciência como funcional.

Darwin escreveu:Bem, aqui tenho de discordar plenamente. Creio que códigos de ética inflexíveis são indispensáveis para uma terapia psicológica. Você já imaginou realizar a terapia com alguém que está emocionalmente relacionado? Ou ainda procurar um terapeuta sem a absoluta certeza de que os detalhes do que ocorre em sua terapia não são divulgados? Quanto a seguir um modelo científico de apenas assumir uma nova abordagem, nem todas as teorias psicológicas são de cunho científico, por sinal, as que mais demoram seu tratamento não possuem cunho científico (psicanálise, a analítica de Jung, a teoria do corpo de reich...).

O que eu quis dizer com não respeitar alguns códigos de ética era por exemplo como agia Milton Erickson as vezes, ele identificava valores e crenças muito sólidas numa pessoa e os violava veemente, como levantar a saia de uma garota muito religiosa até a altura em que ela se sentisse muito assediada, está atitude dele ocupava a mente consciente daquela garota totalmente, ela ficava muito brava e confusa e este era o momento onde ele se aproveitava da situação em que a garota se encontrava, com um estado de consciência alterado, e lhe dava sugestões pós hipnóticas, no final daquela sessão se fosse necessário ele causava nela uma amnésia sobre aquele ocorrido e a garota saia dali totalmente curada e sem se lembrar daquela situação em que se sentiu assediada. Isso findamentalmente não é nada convencional, para falar a verdade é bastante ortodoxo e vai contra todos os códigos de ética da psicologia. Mas o importante era que a pessoa saia curada e parte desta cura estava diretamente ligada aquele comportamento ortodoxo dele de levantar a saia da garota.

>>Psychokiller<< escreveu:Pistas visuais de acesso: um estudo sobre armazenamento e recuperação de informações - Susan Nate, Ph.D

O segundo é sobre pesquisas realizadas em outras áreas mas que se relacionam indiretamente com pressupostos da PNL:

Pesquisas sobre PNL - Steve Andreas

Darwin escreveu:Estudo interessante, embora muito simples para uma validação científica completa. Isso me faz pensar que adeptos da PNL deveria se focar mais neste caráter da mesma em detrimento das características metafísicas e de empoderamento humano tão comuns nas pseudociências da New Age. O que a PNL realmente precisa a meu ver, é de um grande reformador que a guie para uma nova era (desculpe o pleonasmo).

Foi um experimento bem simples mesmo, mas para mim já é um ínicio, e espero que mais pesquisas sejam realizadas, principalmente porque muitos praticantes de PNL estão preocupados em conseguir que seja comprovado cientificamente a eficácia das técnicas de PNL.

>>Psychokiller<< escreveu:Justamente, umas das principais criticas contra a hipnose é está sobre os resultados, a pessoa era curada com apenas uma única sessão, mas tempos depois o problema reaparecia ou como na maioria das vezes, se manifestava de maneira diferente.

A PNL usa a abordagem de técnicas auxiliares ao modelo de indução de transe e cura hipnótica, por exemplo, a técnica chamada remodelagem ou ressignificação em 6 etapas, é uma técnica simples e que na maioria das vezes não dá espaço para efeitos colaterais.

Uma das premissas da PNL é que todo o comportamento tem uma intenção positiva, e o que acontece quando você elimina um comportamento indesejado sem levar em conta o ganho secundário (sua intenção positiva) é a mente inconsciente e seu corpo se manifestarem através de um efeito colateral onde o problema reaparece ou se manifesta de maneira diferente para recuperar aquele ganho secundário perdido pela eliminação completa do comportamento indesejado.

Com a técnica de remodelagem a PNL leva em conta o ganho secundário do comportamento que se deseja eliminar, e ao invés de elimina-lo completamente através da hipnose, a PNL apresenta um meio de recompensar aquele ganho secundário com a substituição do comportamento indesejado por um outro que satisfaça tanto os objetivos do terapeuta e do cliente quanto o objetivo de ganho secundário do comportamento anterior.

Darwin escreveu:Muito parecido com a ressignificação na EMDR de Shapiro. Cada vez mais me convenço de que Bandler e Grinder apenas pegaram vários conteúdos já existentes, os renomearam e aplicaram como algo “novo”.

Na verdade a ressignificação da EMDR de Shapiro veio depois da ressignificação desenvolvida pela PNL, a EMDR foi desenvolvida no final dos anos 80 enquanto a PNL já existia desde o inicio dos anos 70, não estou dizendo que foi Francine Shapiro que copiou a ressignificação da PNL, porque acontece muito de pessoas desenvolverem idéias semelhantes sem uma nunca ter ouvido falar da outra, mas é provável que ela tenha sido influenciada pela PNL, como provavelmente foi já que no próprio estudo que te passei sobre as pistas oculares,foi dito que ela usou o estudo do movimento dos olhos como base para criação da EMDR com objetivo inicial de trabalhar com clientes que sofriam de desordem de stress pós-traumático.

Agora não tenha dúvidas de que a PNL cria a maioria das suas técnicas a partir do trabalho dos outros, e a própria PNL costuma deixar isso evidente pois a sua principal técnica é a modelagem, que é o processo de observar os outros em ação enquanto executam uma atividade em que se destacam, observa-se nestas pessoas quais são os padrões de comportamento que são responsável pelo seu sucesso, depois estes são modelados e mapeados permitindo que outros individuos assimilem os padrões de excelência por elas realizados.

Foi por exemplo assim que nasceu as primeiras técnicas da PNL como o meta-modelo de linguagem que surgiu a partir da observação de dois terapeutas excepcionais no que faziam, Fritz Perls e Virginia Satir, vários pressupostos e técnicas foram criados a partir da maneira como estes dois terapeutas trabalhavam. Logo depois modelaram Milton Erickson e mais uma variedade de técnicas e pressupostos surgiram a partir desta modelagem, e diversos outros modelos vieram a ser copiados pelos criadores e colaboradores da PNL posteriormente.

A PNL realmente não traz nada de novo ao se analisar suas técnicas e pressupostos em isolado, o que ela trás de novo é a forma como estes padrões de excelência de diferentes individuos eficientes no que fazem estão agrupados funcionando em conjunto um com os outros, como no exemplo da hipnose e da ressignificação sendo usadas juntas, ou de técnicas e conceitos da Gestalt terapia (Criada por Fritz Perls) sendo usada em conjunto com conceitos e técnicas de hipnose Ericksoniana (Criada por Milton Erickson) e esta é uma das maneiras como a PNL se inova no campo da psicoterapia.
Surf

Veterano - nível 9

#702222 Na verdade o Inconsciente é um conceito formulado por Freud e consolidado pela Psicanálise, que é uma ciência praticamente antagonica ao Behavorismo (há, inclusive, uma grande richa entre a Psicanálise x Behavorismo)
Surf

Veterano - nível 9

#702231 Mas eu concordo com o Psycho, acredito que a PNL surgiu com um objetivo diferente das demais ciências psicológicas, qual seja, a análise pura e empírica das pessoas bem-sucedidas, identificando padrões e correlacionando com os aspectos já definidos pela própria ciência.

Ou seja, na minha opinião, a PNL juntou a teoria e a prática, utilizando-se de técnicas teórica psicológias já consagradas (pela Gestalt-Terapia (a enfase no aqui-agora), pela Psicanálise (a influência do insconsciente na tomada de decisões) e, acredito eu, pelo próprio Bahaviorismo (mudanças comportamentais através da alteração da cognição dos estímulos), e unindo-as aos padrões práticos utilizados por grandes estudiosos da mente humana, tais como Milton Erickson, Virginia Satir e Fritz Perls.

Concordo, também, com o Darwin, na medida em que a análise ocasional e empírica de CERTOS modelos de referência (Milton Erickson, Virginia Satir e Fritz Perls, alguns esportistas famosos, etc, ou seja, pessoas bem sucedidas) nunca pode ser considerado uma ciência, justamente por que não é geral nem abstrata.

No entanto, acredito que a PNL nem serve à este propósito (opinião pessoal minha), e que ela é muito mais útil sendo como é atualmente (uma espécie de auto-ajuda bem organizada e com bases sólidas) do que uma ciência propriamente dita.

Ou seja, para mim, se servir ao propósito a que veio (ajudar as pessoas a se encontrarem, repassando histórias de sucesso e motivando-as), a PNL é algo muito útil, proveitoso e prazeroso, inobstante estar fora do cotidiano acadêmico.