Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Darwin

Aprendiz

Koubi escreveu:Eu já conheço Behaviorismo não tão profundamente como você e a PNL da mesma forma, porém o que gosto mais disso tudo é a discussão entre vocês dois PsychoKiller e Darwin, muito boa. Continuem ai.

É bom discutir com o Psychokiller, ele aparenta levar as críticas de uma forma racional construtiva e parece saber bastante sobre PNL, espero aprender com a discussão.

Criador do tópico

Darwin

Aprendiz

badboyxx escreveu:vi num livro de sedução de PNL sobre o cachorro de Pavlov, que é condicionado a babar por comida toda vez que tocava o sino, pra fazer o mesmo com elas através de âncoras. pra fazer ficar molhadas por você condicionando através de reforços como se fossem cadelas. Não é nenhuma novidade o behaviorismo mas boa a iniciativa de dar um ar científico à sedução. Explique a seleção natural tbm de darwin, que todos são condicionados a reproduzir com um machos fortes e rejeitar os fracos

Na verdade isso é um erro comum no entendimento da teoria da seleção natural. Darwin (o Charles, não eu :D ) diz que o organismo que sobrevive é o mais bem adaptado e não o mais forte. Então temos o caso de um brutamontes musculoso que não consegue articular as palavras e o de um rapaz mediano extremamente sociável e carismático. Qual você acha que estaria mais bem adaptado ao meio social em que vivemos hoje, onde os músculos não fazem tanta diferença para a sobrevivêcia?

Criador do tópico

Darwin

Aprendiz

MatheusLBR escreveu:
Darwin escreveu:Certo. Espero que você realmente conheça a fundo a psicologia para fazer tal afirmação.

Sim,no livro dos criadores da PNL,eles dizem q pesquisaram junto com vários psicólogos e hipnólogos.

Fico feliz que você entenda a fundo a psicologia para fazer essa afirmação. Por favor nos diga como a PNL lida com a esquizofrenia, autismo, transtorno de identidade e Síndrome de Tourett.
MatheusLBR - MEMBRO EXCLUSIVO
Darwin escreveu:
MatheusLBR escreveu:
Darwin escreveu:Certo. Espero que você realmente conheça a fundo a psicologia para fazer tal afirmação.

Sim,no livro dos criadores da PNL,eles dizem q pesquisaram junto com vários psicólogos e hipnólogos.

Fico feliz que você entenda a fundo a psicologia para fazer essa afirmação. Por favor nos diga como a PNL lida com a esquizofrenia, autismo, transtorno de identidade e Síndrome de Tourett.

Cada caso tem suas particularidades,mas enquanto a psicologia trata isso com constantes sessões para descobrir a causa do problema e tentar resolve-lo e até recorrendo a internação,já a pnl de maneira,pelo menos ao meu ver,mais prática,ela utiliza exercícios q o fazem alcançar a raiz do problema mais rápido e depois como eu disse cada caso é um caso.
Lovely

Veterano - nível 10

#703377 Praticamente não acesso mais o forum.
Porém este é o melhor tópico dos últimos tempos...
O cara mostra que sabe o que está falando, não só copiou um material, existe um debate super interessante no tópico e o material é novo para a maioria, que eu me enquadro.

Parabéns !
>>Psychokiller<<

Entusiasta

Darwin escreveu:Então pelo que eu entendi você é a favor de quebrar o código de ética desde que traga benefício ao paciente assim como fazia Erickson?

Qual o significado de ética para você? Para alguns é o que eles consideram como certo ou errado, e se algo vai de encontro a seus valores então ele é certo, e o contrário é errado.

Por exemplo, Como você vê a relação de um homem mais velho que já passou dos vinte se relacionando sexualmente com uma garota de 14? Aqui no Brasil isso é considerado caso de pedofilia porque é julgado pela lei como errado, Mas o famoso Pintor impressionista Paul Gaugin se casou duas vezes com meninas menores de idade, uma delas tinha 13 anos enquanto a outra tinha 14, Paul Gaugin era europeu as garotas eram nativas da ilha de fiji e nesta época relações assim eram consideradas como extremamente naturais. Outro exemplo é Elvis Presley, quando adulto já se relacionava com a garota que veria a se tornar sua esposa, mas nessa época em que começaram a se relacionar ela tinha apenas 14 anos, naquele tempo ninguém falou nada sobre isso, mas porque hoje casos como esses são considerados como errados em nossa cultura?

Este tipo de ética não é algo que foi condicionado socialmente ao passar do tempo?

Você não acha que em casos como o de Erickson e a garota religiosa seguir o código de ética não o limitaria, não só a ele como também a seu paciente?

Se quebrar o código de ética resultar em uma resposta benéfica tanto para mim quanto para a outra pessoa, eu sinceramente passo a não me importar com a ética, e por isso sou a favor da abordagem de Erickson.

Darwin escreveu:
Koubi escreveu:Eu já conheço Behaviorismo não tão profundamente como você e a PNL da mesma forma, porém o que gosto mais disso tudo é a discussão entre vocês dois PsychoKiller e Darwin, muito boa. Continuem ai.

É bom discutir com o Psychokiller, ele aparenta levar as críticas de uma forma racional construtiva e parece saber bastante sobre PNL, espero aprender com a discussão.

Uma opinião contrária é uma das melhores maneiras de se evoluir uma idéia, afinal se num grupo de pessoas todos concordassem sobre determinado assunto, este grupo não serviria para nada, porque só debatendo é que se pode evoluir suas ideias.

E debater com você esta sendo muito bom porque estou sendo levado a desafiar e reavaliar muitas de minhas crenças e conceitos sobre a PNL.

Bom, até agora você fez várias criticas sobre a PNL e eu fiquei realmente mais curioso em aprofundar meus conhecimentos justamente por causa de suas criticas, agora eu vou fazer também algumas criticas a respeito do behaviorismo, Vou colocar uma de Noam Chomsky que foi um Linguista muito famoso (Lembrando que Grinder também é Linguista)

Noam Chomsky foi um crítico do Behaviorismo, e apresentou uma suposta limitação do Comportamentalismo para modelar a linguagem, especialmente a aprendizagem. O Behaviorismo não pode, segundo Chomsky, explicar bem fenômenos linguísticos como a rápida apreensão da linguagem por crianças pequenas[1]. Chomsky afirmava que, para um indivíduo responder a uma questão com uma frase, ele teria de escolher dentre um número virtualmente infinito de frases a qual usar, e essa habilidade não era alcançada perante o constante reforçamento do uso de cada uma das frases. O poder de comunicação do ser humano, segundo Chomsky, seria resultado de ferramentas cognitivas gramaticais inatas.[2]

O que você tem a dizer sobre a critica de Noam?

Notas
1 - Behaviorism (Stanford Enclyclopedia of Philosophy)
2 - Wikipédia (Criticas ao behaviorismo)
badboyxx

Aprendiz

Darwin escreveu:
badboyxx escreveu:vi num livro de sedução de PNL sobre o cachorro de Pavlov, que é condicionado a babar por comida toda vez que tocava o sino, pra fazer o mesmo com elas através de âncoras. pra fazer ficar molhadas por você condicionando através de reforços como se fossem cadelas. Não é nenhuma novidade o behaviorismo mas boa a iniciativa de dar um ar científico à sedução. Explique a seleção natural tbm de darwin, que todos são condicionados a reproduzir com um machos fortes e rejeitar os fracos

Na verdade isso é um erro comum no entendimento da teoria da seleção natural. Darwin (o Charles, não eu :D ) diz que o organismo que sobrevive é o mais bem adaptado e não o mais forte. Então temos o caso de um brutamontes musculoso que não consegue articular as palavras e o de um rapaz mediano extremamente sociável e carismático. Qual você acha que estaria mais bem adaptado ao meio social em que vivemos hoje, onde os músculos não fazem tanta diferença para a sobrevivêcia?

Quis dizer "forte" no sentido de mais amplo. No exemplo que você citou, o rapaz mediano sociável e carismático é forte socialmente. A força é uma forma de adaptação, seja através da força muscular, para poder aumentar as chances de sobrevivência na selva se adaptando a este ambiente hostil, ou ser forte socialmente, através das habilidades de comunicação se conectando às mulheres com mais facilidade.

Neste caso o mais adaptado é o mais forte socialmente, que possui as melhores ferramentas de comunicação. Musculos são uma forma de comunicar uma saúde acima da média, no contexto social.

Cria um artigo sobre DArwin, já que é fã dele. explicando a teoria da seleção natural. Isso que nós aprendemos aqui, a lidar com a seleção natural e buscar maior eficiência na reprodução (FC)
littlejohn

Aprendiz

TiagoFigueiredo escreveu:
Quero saber mais sobre isso do reforço intermitente e ESTÍMULO-RESPOSTA-REFORÇO!

Thiago, o principal defensor da idéia de estímulo-Resposta-Reforço foi Burrhus Frederic Skinner, procure informações à respeito dos seus trabalhos que são muito importantes para o Behaviorismo ( comportamentalismo).
littlejohn

Aprendiz

#704902 Galera, o que podemos tirar do Behaviorismo para o PUA?
Bom, estudo Behaviorismo há bastante tempo, porém, diferentemente do Darwin, eu sou Zootecnista e não Psicólogo, então utilizo os conhecimentos em estudo de comportamento animal e de forma mais prática.
O Behaviorismo, não é apenas uma maneira de premiar e punir comportamentos, é uma linha de estudos de como o comportamento consciente se inicia e/ou extingue em uma espécie ou no indivíduo.
Dessa maneira, podemos usá-lo para alterar comportamentos das pessoas, como no caso de premiar ou punir comportamentos das HBs. Sendo assim, toda vez que uma HB faz algo que te desagrada, você a pune a ignorando ou tratando-a como criança, etc... e toda vez que ela é gentil, cordial, enfim, faz algo que lhe agrada, você a trata bem, lhe faz um elogio ou algo que vá lhe trazer boas sensações. Já vi aqui na comunidade pessoas falando sobre isso sem saber, como por exemplo em fórum que falava sobre escrever mensagens de celular ou ligar pra ela falando algo engraçado sobre conversas que tiveram pessoalmente, pois você reforça um bem estar que havia quando vocês se encontraram e traz de volta por conseguinte aquela sensação legal que ela teve ao lhe ver pessoalmente. O Mystery fala sobre isso também.
No entanto, o Behaviorismo também pode ser usado em nós mesmos. Por exemplo, toda vez que eu chego em uma garota, ocorrem estímulos: quando eu chego nela e rola KC eu me reforço positivamente a chegar em HBs, esperando KC. No entanto nem sempre vai ocorrer deu conseguir, então quando eu não consigo rola um reforço negativo, o que pode tendenciar a extinguir o meu comportamento de abordá-las. No entanto, quanto mais eu chegar, mais chances eu tenho de um KC ou FC, sendo que não vai ocorrer em vezes pré estabelecidas, a isso chamamos de REFORÇO INTERMITENTE, pois a gente tende a chegar cada vez mais na esperança de receber esse reforço.
DARWIN, FALA UM POUCO SOBRE REFORÇO INTERMITENTE RELACIONADO A DIMINUIR AA E A CRIAR INNER ATRAVÉS DE COMPORTAMENTO SUPERSTICIOSO, POR FAVOR!
Não tenho o estudo teórico tão avançado como o nosso valioso amigo Darwin, então se houver algo a ser corrigido ou complementado, seria de grande valia.
DARWIN, QUE VOCÊ ACHA DE ESCREVERMOS SOBRE COMO USAR O BEHAVIORISMO PARA CRIAR OU REFORÇAR COMPORTAMENTOS EM NÓS MESMOS??
Grande abraço, continuem a discussão que está excelente, parabéns!
Abraços!!