- 09 Set 2012, 21:10
#705818
Pessoalmente falando eu acho que é uma infelicidade que não houvesse a tecnologia que possuímos hoje na época em que Chomsky formulou tal crítica. Tecnologia como a ressonância magnética de núcleo por exemplo. Desconfio que a modelação da linguagem tanto em crianças quanto em adultos aconteça da mesma forma, com a exceção de que as crianças ainda não possuem o fascículo longitudinal superior III ainda formado, o que explica porque as crianças aprendem mais facilmente uma nova linguagem e porque adultos que aprenderam mais de uma língua quando pequenos se tornam capazes de aprender línguas mais facilmente depois de crescidos.
>>Psychokiller<< escreveu:
Bom, até agora você fez várias criticas sobre a PNL e eu fiquei realmente mais curioso em aprofundar meus conhecimentos justamente por causa de suas criticas, agora eu vou fazer também algumas criticas a respeito do behaviorismo, Vou colocar uma de Noam Chomsky que foi um Linguista muito famoso (Lembrando que Grinder também é Linguista)
Noam Chomsky foi um crítico do Behaviorismo, e apresentou uma suposta limitação do Comportamentalismo para modelar a linguagem, especialmente a aprendizagem. O Behaviorismo não pode, segundo Chomsky, explicar bem fenômenos linguísticos como a rápida apreensão da linguagem por crianças pequenas[1]. Chomsky afirmava que, para um indivíduo responder a uma questão com uma frase, ele teria de escolher dentre um número virtualmente infinito de frases a qual usar, e essa habilidade não era alcançada perante o constante reforçamento do uso de cada uma das frases. O poder de comunicação do ser humano, segundo Chomsky, seria resultado de ferramentas cognitivas gramaticais inatas.[2]
O que você tem a dizer sobre a critica de Noam?
Pessoalmente falando eu acho que é uma infelicidade que não houvesse a tecnologia que possuímos hoje na época em que Chomsky formulou tal crítica. Tecnologia como a ressonância magnética de núcleo por exemplo. Desconfio que a modelação da linguagem tanto em crianças quanto em adultos aconteça da mesma forma, com a exceção de que as crianças ainda não possuem o fascículo longitudinal superior III ainda formado, o que explica porque as crianças aprendem mais facilmente uma nova linguagem e porque adultos que aprenderam mais de uma língua quando pequenos se tornam capazes de aprender línguas mais facilmente depois de crescidos.