- 05 Fev 2015, 01:54
Sucesso é uma questão bastante pessoal. O que é sucesso pra um, não é para outro. Dinheiro, apesar de um mínimo ser necessário para evitar a infelicidade, não é pelo seu excesso que você será mais feliz.
Eu, por exemplo, me senti muito feliz fazendo pré-vestibular (na época ganhava uma miséria), porque encontrei muitas pessoas que se ajudavam mutuamente. Imagina um grupo de amigos calorosos que te recebem sempre bem, que não falam pelas suas costas. Em que mulheres e homens convivem como amigos, sem ficar abusando um do outro. Era bom ter aquelas pessoas na minha vida. É difícil encontrar amigos que recebam de braços abertos e sejam verdadeiramente honestos sobre o que sentem de você, que não procurem tirar algo da sua pessoa. Infelizmente as pessoas por regra são bastante egoístas. Foi muito bom experimentar aquele tipo de relacionamento.
Hoje em dia ganho bem (bem acima da maioria dos meus colegas de faculdade), mas ainda sinto falta de alguns amigos de verdade. Esse contato pessoal que tive e que está tão difícil de encontrar. As pessoas se preocupam tanto em construir um patrimônio, que deixam as relações estragarem.
Posso dizer que o pilar dos relacionamentos é muito mais importante, para mim, do que o da satisfação financeira. Aliás, acredito que para a maioria das pessoas seja assim. Quantos não existem infelizes, com uma conta bancária enorme, com uma mulher linda, mas infelizes. Acho que são assim, justamente, por seguir essa noção de "sucesso" da sociedade.
Para ilustrar: Tenho um tio, que tinha a família "perfeita", empresário bem sucedido, casado faz muitos anos. Traiu a mulher com uma funcionária, e agora está namorando uma mulher bem mais nova. Saiu de casa e está com metade do patrimônio que já teve. Mas está mais feliz do que antes.
Eu particularmente não procuro ter muito sucesso (segundo a atual definição da sociedade)... Prefiro bem mais ser bastante feliz.
Abraço