- 03 Out 2012, 05:34
#720221
Imagine que você está caminhando em meio a uma rua movimentada... (pense um pouco) Refletindo sobre a sua empresa, algo que você sempre sonhou em ter e agora é seu... A inauguração dela será daqui a 2 semanas, o que te deixa preocupado e ao mesmo tempo feliz... Há uma questão que lhe incomoda.. Falta alguém para trabalhar na parte comercial para você... E, enquanto anda pela rua, observa as pessoas... E pensa em quem poderia ser esse cara, distraído, você se esbarra em dois homens. Um, no mesmo momento se altera e reclama num tom alto e autoritário, como se fosse o dono da razão. Esse, vestia uma camiseta polo, uma calça jeans comum e um tênis marrom, de camurça (vamos chamá-lo de “A”). Bem, o outro é diferente... Solta uma risada boba do que aconteceu, pede desculpas, pergunta a você se está tudo bem e vai pedindo para o amigo se acalmar. Ele se vestia com uma camisa social bem cuidada, cabelo bem aparado, calça social e sapato bem cuidado, parecia impecável, até mesmo um cara importante, passava respeito sabe?? (vamos chamá-lo de “B”)
No outro dia. Você está lá na sua empresa porque tem algumas entrevistas para fazer sobre alguns candidatos. E, para a sua surpresa, os dois amigos estavam lá. A pergunta é: qual você contrataria? *eu já sei qual a minha resposta*.
Bem, mas daí você descobre que o “A” já fez MBA fora do país, é formado em marketing e está fazendo pós-graduação. Enquanto o “B”, hahaha, mal e porcamente terminou o ensino médio pelo NEJA. Você pode vê-los na sua frente, agora os dois de traje social. O “A” está mais tímido por ter sido rude com o possível chefe e estar desabituado a usar esse tipo de roupa, passando incongruência sabe?? E o “B” com um sorriso no rosto, parecendo animado e tranquilo.
Qual você contrata? A ou B?
Bem, o que quero mostra pra vocês com esse exemplo é algo bem simples. Marketing pessoal não é só se vestir bem quando vai numa entrevista de emprego ou quando tem uma festa mais formal. Na verdade, marketing pessoal vai muito além de vestimentas. Ter um bom marketing pessoal é saber mostrar o melhor de si em todos os momentos.
Você não precisa se preocupar com o que os outros pensam de você, ou pode se perguntar o que está vendendo as pessoas, e quando achar a resposta, pode analisar se é isso que você quer vender... (pense um pouco).
De forma alguma quero dizer que você precisa andar sempre social. Apenas é preciso se perguntar o que você quer vender. Se quiser vender sucesso profissional, então sim, recomendo o traje alinhado, mas se for um surfista profissional, a roupa menos apropriada seria um terno, sem dúvidas.
...(pense um pouco) Você está interagindo com seus amigos...Como é sua postura? Como está sua face? O que você transmite a eles...? Agora, pense que você está com desconhecidos... O que mudou?
O que você vende em ambos??? É isso que você quer vender?
Acredito fortemente que o primeiro passo, para causar uma boa primeira impressão, é acreditar que TODO MUNDO é seu amigo. Porque olhar ao próximo como um amigo do peito ou como um irmão, te faz ficar relaxado, te deixa mais alegre e você demonstra inconscientemente respeito a essa pessoa. Isso acontece naturalmente... Você fica pré-disposto a ver as qualidades das pessoas e começa a criar pontos em comum com elas.
Talvez você pense por um segundo, que há pessoas que você não consegue ver como amigo, mas... Você pode observar comigo que todo mundo tem amigos, alguns tem mais, outros menos... Mas, se temos alguém que gosta da gente, podemos concordar que alguma coisa de bom nós temos, não é? E isso ocorre com todos nós, não é só com você ou comigo, mas TODOS. Todo mundo tem algo bom a oferecer, todo mundo tem boas qualidades, quando ficamos pré-dispostos a ver isso, começamos a ter empatia um pelo outro e a conexão se fortalece, assim, criando um laço de amizade.
Bem, meu AMIGO... Pense um pouco em como seria se... Meio a essa rua movimentada, você visse apenas amigos... Pessoas que lhe querem bem. Quão melhor seria sua vida se as pessoas dessem mais importância as suas qualidades, do que defeitos. Às vezes, culpamos os outros por olhar apenas os nossos defeitos, afinal, é mais fácil fazer isso. Mas o mais fácil nem sempre é o melhor, é importante que tragamos o resultado da comunicação como culpa nossa, sempre, assim, depende exclusivamente de nós, mudar esse resultado, quando não for o desejado. Vamos juntos, passar pelo orgulho, e até para aqueles que veem apenas nossos defeitos, mostraremos nossas qualidades, atingindo assim, um resultado muito melhor, aumentando nossa qualidade de vida enquanto nossos amigos crescem e as portas se abrem.
Pergunta para refletir:
“Meu amigo... Você tem sido mais como ‘A’, ou como ‘B’??” (pense nisso...)
Grande abraço do seu amigo, J.H. Medeiros.
(Artigo baseado no Workshop de marketing pessoal realizado pela Dra. Tânia Zambon).
No outro dia. Você está lá na sua empresa porque tem algumas entrevistas para fazer sobre alguns candidatos. E, para a sua surpresa, os dois amigos estavam lá. A pergunta é: qual você contrataria? *eu já sei qual a minha resposta*.
Bem, mas daí você descobre que o “A” já fez MBA fora do país, é formado em marketing e está fazendo pós-graduação. Enquanto o “B”, hahaha, mal e porcamente terminou o ensino médio pelo NEJA. Você pode vê-los na sua frente, agora os dois de traje social. O “A” está mais tímido por ter sido rude com o possível chefe e estar desabituado a usar esse tipo de roupa, passando incongruência sabe?? E o “B” com um sorriso no rosto, parecendo animado e tranquilo.
Qual você contrata? A ou B?
Bem, o que quero mostra pra vocês com esse exemplo é algo bem simples. Marketing pessoal não é só se vestir bem quando vai numa entrevista de emprego ou quando tem uma festa mais formal. Na verdade, marketing pessoal vai muito além de vestimentas. Ter um bom marketing pessoal é saber mostrar o melhor de si em todos os momentos.
Você não precisa se preocupar com o que os outros pensam de você, ou pode se perguntar o que está vendendo as pessoas, e quando achar a resposta, pode analisar se é isso que você quer vender... (pense um pouco).
De forma alguma quero dizer que você precisa andar sempre social. Apenas é preciso se perguntar o que você quer vender. Se quiser vender sucesso profissional, então sim, recomendo o traje alinhado, mas se for um surfista profissional, a roupa menos apropriada seria um terno, sem dúvidas.
...(pense um pouco) Você está interagindo com seus amigos...Como é sua postura? Como está sua face? O que você transmite a eles...? Agora, pense que você está com desconhecidos... O que mudou?
O que você vende em ambos??? É isso que você quer vender?
Acredito fortemente que o primeiro passo, para causar uma boa primeira impressão, é acreditar que TODO MUNDO é seu amigo. Porque olhar ao próximo como um amigo do peito ou como um irmão, te faz ficar relaxado, te deixa mais alegre e você demonstra inconscientemente respeito a essa pessoa. Isso acontece naturalmente... Você fica pré-disposto a ver as qualidades das pessoas e começa a criar pontos em comum com elas.
Talvez você pense por um segundo, que há pessoas que você não consegue ver como amigo, mas... Você pode observar comigo que todo mundo tem amigos, alguns tem mais, outros menos... Mas, se temos alguém que gosta da gente, podemos concordar que alguma coisa de bom nós temos, não é? E isso ocorre com todos nós, não é só com você ou comigo, mas TODOS. Todo mundo tem algo bom a oferecer, todo mundo tem boas qualidades, quando ficamos pré-dispostos a ver isso, começamos a ter empatia um pelo outro e a conexão se fortalece, assim, criando um laço de amizade.
Bem, meu AMIGO... Pense um pouco em como seria se... Meio a essa rua movimentada, você visse apenas amigos... Pessoas que lhe querem bem. Quão melhor seria sua vida se as pessoas dessem mais importância as suas qualidades, do que defeitos. Às vezes, culpamos os outros por olhar apenas os nossos defeitos, afinal, é mais fácil fazer isso. Mas o mais fácil nem sempre é o melhor, é importante que tragamos o resultado da comunicação como culpa nossa, sempre, assim, depende exclusivamente de nós, mudar esse resultado, quando não for o desejado. Vamos juntos, passar pelo orgulho, e até para aqueles que veem apenas nossos defeitos, mostraremos nossas qualidades, atingindo assim, um resultado muito melhor, aumentando nossa qualidade de vida enquanto nossos amigos crescem e as portas se abrem.
Pergunta para refletir:
“Meu amigo... Você tem sido mais como ‘A’, ou como ‘B’??” (pense nisso...)
Grande abraço do seu amigo, J.H. Medeiros.
(Artigo baseado no Workshop de marketing pessoal realizado pela Dra. Tânia Zambon).