- 14 Nov 2012, 16:45
E por que você se sente um merda? Só porque você é feio? Se sim, já ouviu falar de plástica?
Eu também sou feio pra caralho. Minha arcada dentária é toda fudida e tenho 6 graus de miopia. E acredite, minha vida até agora foi um verdadeiro inferno (inferno mesmo, perdi meus pais quando tinha 6 anos, tenho uma família extremamente problemática, tenho depressão embora eu aparente ser uma pessoa normal, nunca beijei ou fiz sexo com uma garota mesmo com quase 26 anos nas costas, já sofri muitas decepções amorosas... inúmeros problemas). Não estou dizendo que não existam problemas piores, mas isso não quer dizer que minha vida seja maravilhosa.
Depois de muito tempo eu me convenci que já era hora de ir em um psicólogo (e sim, esse é o recomendado). Resolvi contar para os meus tios e, para minha surpresa, ao invés de receber apoio, fui censurado. Tava tentando conversar sobre isso, não queria um psicólogo pago, estava procurando um que o meu plano de saúde cobrisse, mas fiquei até com medo de conversar sobre isso depois que minha tia ameaçou cortar minha mesada se eu continuasse gastando grana com psicólogo. Não consigo ter um diálogo aberto com eles porque sempre eu sou repreendido ao invés de me ouvirem e pelo menos tentarem entender meu problema.
Tá, eu podia fazer um wall of text aqui sobre minha vida... mas eu vou deixar só a ponta do iceberg para você perceber que não é o único que tem problemas. E eu faço idéia de como você deve se sentir.
Cara, a vida não se trata de você ser o melhor, mas em você ser o melhor lançando mão dos recursos que você tem disponível. Eu, por exemplo, tenho 2 planos: ajeitar minha arcada dentária e fazer minha cirurgia de miopia. Aí, meu amigo, a mulherada vai fazer fila! Mas isso só vai depender de mim. E o que eu estou fazendo? Como sou incrito na OAB, estou mandando meu currículo para TODOS os escritórios de advocacia de Brasília. Paralelamente, estudando para concursos públicos.
Ora, se você é um merda, é natural que se sinta como um. E não me venha dizer que não dá para mudar essa porra, porque dá sim. Basta seguir os passos:
1) Pergunte a si mesmo: "Por que eu sou um merda?". E responda francamente, livremente, honestamente.
2) "Existe solução para o meu problema?". Se for sim, vá para o próximo passo. Se não, então você não é um merda, porque, como eu disse, a vida não se trata de ser o melhor, mas ser o melhor lançando mão dos recursos que você tem disponível. Se fosse assim, cegos, surdos e aleijados jamais seriam felizes, e eu te asseguro que tem muitos desse tipo que são bem mais felizes que eu ou você, por mais incrível que isso possa parecer.
3) "Qual é a solução?"
Fácil né? A coisa começa a ficar preta apartir no número 4...
4) O 4 é o mais difícil: a busca pela solução. Eu sempre me fodo no múmero 4 (maldito). Porque o número 4 envolve obsessão. Envolve buscar de forma incansável a solução do seu problema. Envolve pesquisa, trabalho, obstinação, disciplina, educação, inteligência etc etc etc... mas se você quer mudar, o fdp do 4 é FUNDAMENTAL para que você tenha sucesso.
5) Solucionou seu problema? Agora é só curtir!
Faça essa análise holística da sua vida e, se você se sentir a vontade, poste aqui para eu dar um feedback. Se preferir reservar, tenha em mente que essas perguntas tem que ser respondidas de forma honesta, a tua resposta tem que vir do fundo da alma.
Não tô dizendo que também não me sinta um merda, até porque eu sou um. Já desisti algumas vezes e tal, mas ainda estou de pé, então o negócio e ver o que dá para fazer.
Abraço.