Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.

Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.

Criador do tópico

PedroPoa

PUA Avançado

INFORMATION IS POWER!

Já imaginou poder ter capacidade de acesso a 3 x mais informação?

Poder ler cerca de 300 páginas de Pick Up durante a semana e ainda por cima ter tempo de se manter informado?!

Sei que parece algo inacessível para a grande maioria dos integrantes dessa comunidade, mas eu posso afirmar:

É perfeitamente possível.

Isso graças ao treinamento desse exercício que vou propor.

Através da prática dele será possível ter melhoras significativas em:- Níveis de atenção;
- Leitura dinâmica;
- Articulação verbal;

Antes de praticarmos o exercício, vamos entender alguns erros que muitos cometem na questão da leitura.
Logo no primeiro ano da escola somos ensinados a ler e escrever e esse primeiro contato com a linguística é através do alfabeto.
Entendemos letra por letra e em seguida aprendemos a montar as estruturas de palavras em sílabas. Dessa forma aprendemos a interpretar o que está escrito nos livros.

O problema é que a evolução para por ai! Somos ensinados a sermos leitores de sílabas, e não de palavras inteiras.

Exemplo 1:Imagem

Perceba que o exemplo retrata o modo de leitura de um leitor convencional.

Nesse modo posicionamos o foco ocular SOBRE a palavra e identificamos silaba por sílaba para assim montar a palavra.
Muitas vezes esse modo de leitura é acompanhado de micro articulações verbais, quando não com a própria pronúncia da palavra. Dessa forma, a mente baixa o seu nível de agilidade e passa a se adaptar ao nível do corpo. No momento que a mente faz essa adaptação, ela perde a sua capacidade dinâmica, pois, o meio físico (corpo) possui uma velocidade muito mais baixa que o meio psicológico (mente).

Esse acaba sendo um processo [color=#FF0000]pouco eficiente e cansativo.
[/color]

Em geral, nesse modo é possível ler cerca de 150 palavras por minuto.

Já um leitor dinâmico consegue ter uma maior capacidade de absorver o conteúdo porque ele processa as informações focando na palavra como um todo, não nas sílabas.

Esse é um processo que exige um treinamento do campo de visão, afinal, o modo de leitura é desenvolvido conforme o nosso censo de visão periférica.

Exemplo 2:Imagem

Perceba que com esse modo de leitura posicionando o foco ACIMA da palavra e identificamos a palavra como um todo.
Como esse modo de leitura exige menos intervalos para captar a informação, nossos olhos fazem menos intervalos de tempo possibilitando uma eficiência de leitura em até 3x mais.

A ideia do exercício que será proposto logo abaixo tem como objetivo justamente trabalhar a velocidade de assimilação da ideia de uma frase gramatical, assim como possibilitar um maior nível de concentração através da leitura.

Nas primeiras práticas é provável que o praticante não consiga processar a informação, mas com a prática sistemática será possível ampliar as cerca de 150 palavras por minuto para cerca de 450 palavras por minuto, em cerca de uma semana.

O resultado dependerá do esforço.

Mas lembre-se, se informação é PODER, ter acesso a 3 x mais informação no Pick Up significa ter 3 x mais os resultados desejados.

Não vacila, faça esse exercício!

Exercício:Escolha um texto aleatório no computador (pode ser um livro em PDF, notícia, ou post).
Após, pegue um cronômetro e peça para um amigo seu cronometrar 1 minuto enquanto você faz leitura dinâmica com o texto escolhido. Assim que completar 1 minuto, ele avisará e tu deverá parar de ler no mesmo momento e selecionar o que tu leu nesses 60 segundos. Feito isso, fale um breve resumo do que foi lido sem se preocupar em dar a tua opinião ou usar exatamente as palavras do texto. O Foco é passar a ideia central do que foi lido ao fazer leitura dinâmica. Após, copie o texto selecionado e jogue no Word para fazer a contagem de palavras. Faça isso uma vez por semana e se preocupe em ler, daqui para a frente, tudo através do método de leitura dinâmica “palavra por palavra”, como mostrado no exemplo 2. Na semana seguinte, repita o exercício e identifique se houve uma melhora no número de palavras lidas por minuto. Se for feito direitinho com a prática de 15 minutos de leitura dinâmica por dia, posso garantir: o cérebro passará a processar informações como uma arma de fogo.

Eu costumo fazer esse exercício com meus amigos, pais, colegas de trabalho, etc e acho muito interessante não apenas o aprendizado da técnica, mas a capacidade que esse exercício tem de fazer as pessoas interagirem.

Abraço!
DanielSilva - MEMBRO EXCLUSIVO
#739804 Interessantíssimo Pedro!

Como leio bastante durante o dia, estou bem propenso a fazer esses exercícios...

Você já obteve resultados significativos?

Obrigado por compartilhá-lo conosco.

Abraços!
Rodrigo Lee

Veterano - nível 10

#739809 Booom exercício!!!
Básico pra leitura dinâmica!!!! Existem ainda outros pra ampliar sua visão periférica e tal...
Tenho que voltar a fazer esses exercícios..realmente depois de um tempo ajudam muito tanto em velocidade de leitura quanto em compreensão e memorização do que é lido!
Valews pelo post!!
Abs
Gabriel Rodrigues

MEMBRO PROFISSIONAL

#739840 Muito bom esse exercício como todos que tu vens postando.

Só acho que não precisa da ajuda de um amigo, pode-se praticar sozinho com cronômetro de celular e tudo o mais. Mas gostei muito, vou praticar pois minha memória para estudos é muito fraca, logo acabo esquecendo o que li em algumas horas ou minutos. O negócio é concentração, por exemplo: se você apresenta uma oratória você está muito concentrado, e pode se lembrar dela e falar claramente até alguns anos depois. Agora se você está "folgado" e lê algo simplesmente por ler, sem concentração, em minutos seu cérebro já jogou a informação no lixo.

Abraço Pedro!

Criador do tópico

PedroPoa

PUA Avançado

nteressantíssimo Pedro!

Como leio bastante durante o dia, estou bem propenso a fazer esses exercícios...

Você já obteve resultados significativos?

Obrigado por compartilhá-lo conosco.

Abraços!

Passei a praticar no último domingo e já notei ótimo resultado.

Em menos de uma semana eu passei de 150 para 350 palavras pro minuto. Até o final do mês vou estar lendo 450 palavras.
Dessa forma, como esse exercício que eu passei é, digamos, nível 1 para leitura dinâmica, vou querer expandir essas técnica e passar a ler 800 palavras por minuto. Sendo assim, terei de estudar novas técnicas e ler mais livros sobre o assunto. Isso significará um novo artigo com as novas técnicas. Tudo resumido, mastigado e dinâmico para facilitar o acesso ao aprendizado dessa magnífica área do conhecimento. Vocês merecem!

PS.: Outro resultado que julgo muito importante. Pratiquei com os meus pais e vocês não vão acreditar! Eles passaram a discutir entre os dois assuntos sobre o que eles leram, isso de forma extremamente amigável! Eu fiquei surpreso com o potencial do exercício pq eles dois só discutem de forma agressiva, mas dessa vez foi diferente. Realmente fiquei muito feliz.
Abraço
Nando_pua

MEMBRO PROFISSIONAL

#739964 ótima iniciativa Pedro, faz tempo que tentei aprender esta tecnica e nunca consegui, até consigo ler rapido, mas eu nao consigo entender o conteudo,

com sua ajuda desejo aprender esta tecnica...

abraço

Nando!