Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Sketchman - MEMBRO EXCLUSIVO
#756999 Oi pessoal!

Neste ano que está acabando, eu pude aprender muitas coisas com as experiências com os usuários do fórum e minha vida está ficando cada vez melhor, estou me tornando mais sociável.Tenho muita coisa pra melhorar ainda, tenho que tomar coragem pra sair da minha zona de conforto, etc.

Eu custumo usar binóculos pra aprecar a paisagem da minha cidade e acabei pesquisando como ajustar o aparelho corretamente e meio que sem querer, achei o artigo abaixo. Quando li, já pensei: vou mandar pro PUABASE, pode ajudar muita gente.

Este artigo foi criado por Wágner Ribeiro, acho que ele é psicólogo.Tentei resumir um pouco o texto, mas ainda ficou grande. Se não tiver tempo, pode ler somente as partes com letras maiores.

[dividir][/dividir]

"Quero fazer uma analogia entre o “binóculo” e um assunto muito importante que sempre nos afeta; nossas crenças limitadoras.

Você sabe o que é uma “crença limitadora”? Vamos entender primeiro essas duas palavras. “Crença”, como o próprio termo já diz, é algo em que você acredita. “Limitadora”, por sua vez é aquilo que limita você de algo ou de alguma experiência. Simples assim. Então “crenças limitadoras” são todas aquelas coisas nas quais acreditamos como sendo reais e verdadeiras, carregadas de significados para nós, mas que na verdade não é como acreditamos ser de fato, conseqüentemente nos privando de novas experiências gratificantes que a vida pode nos proporcionar.

Agora, o que isto tem a ver com o “binóculo”? Bom… não sei se você já usou um binóculo alguma vez. Qual é a função de um binóculo? Aumentar a visão de um objeto ou de um panorama. Mas se você usar o binóculo na posição invertida o que acontece? Você passa a ver o mesmo objeto ou panorama de uma forma extremamente diminuída. O mesmo instrumento pode proporcionar dois modelos distintos de visão para um mesmo objeto, dependendo da forma que você o utiliza.

Assim mesmo são nossas crenças. Para alguns, uma experiência pessoal pode lhe proporcionar uma determinada percepção (por exemplo; uma percepção positiva) e para outros a mesma experiência pode lhe proporcionar outra forma de percepção (por exemplo; uma percepção negativa). Tudo depende unicamente de como usamos o “binóculo” de nossa percepção interior. Crenças limitadoras servem como filtros de sua realidade pessoal. Você “vê” a realidade de uma determinada circunstância de maneira diferente de outros, isto porque você tem crenças diferentes das outras pessoas. Formamos nossas crenças porque elas tornam nossas vidas mais fáceis e aparentemente mais seguras, ao mesmo tempo em que cria barreiras de proteção contra novas experiências desagradáveis.

Quando você desenvolve uma crença limitadora, a vida perde sua riqueza, pois você passa a não percebê-la corretamente. Você começa a ter uma percepção errada da vida e das coisas, de maneira que esta sua percepção só faz sentido unicamente para você. Geralmente estas pessoas têm muitas dificuldades de perceberem que elas estão olhando a vida ou uma questão específica com o binóculo invertido. Enquanto a maioria das pessoas percebem as coisas de uma maneira elas percebem de outra, como forma de se proteger de novas experiências.



COMO RECONHECER CRENÇAS LIMITADORAS E ELIMINÁ-LAS DE VEZ DE SUA VIDA?

1º - Você reconhece facilmente uma crença limitadora quando sua perspectiva de vida em relação a um determinado fato ou experiência está na contramão da maioria das pessoas. Se todo mundo “vê” algo de uma maneira e só você ou pouquíssimas pessoas “vê” a mesma coisa de maneira diferente, isto pode significar que você está com o binóculo invertido! Isto acaba por impedir você de novas experiências maravilhosas que a vida lhe reserva.

2º - Você reconhece facilmente uma crença limitadora se constantemente você se pega dizendo ou pensando coisas do tipo:
    Poxa… nada dá certo pra mim!
    Sou mesmo um perdedor…
    Descobri que não nasci pra ter um amor de verdade…
    Ganhar muito dinheiro não é o meu forte…
    Isto é só pra quem pode… etc.

3º – Você reconhece uma crença limitadora analisando racionalmente a forma como você vê a vida e o mundo. Se você tem aversão a uma determinada coisa que seja comum para as demais pessoas isto pode significar uma crença limitadora que você tenha consigo, consciente ou não. Então, para que você possa identificar suas crenças limitadoras, você precisa ficar muito atento aos seus pensamentos. Precisa se questionar francamente – e o tempo todo, se aquela forma de você pensar e de ver determinadas coisas realmente faz sentido para sua vida.



O QUE FAZER APÓS VOCÊ IDENTIFICAR SUAS CRENÇAS LIMITADORAS?

Esta é uma parte importante do processo. De nada adianta você ter consciência de suas crenças limitadoras e nada fazer para mudar esta realidade. Para isto eu recomendo que você faça a seguinte tarefa:

    1- Anote numa folha de papel, todas as crenças limitadoras que você considera estar carregando ao longo de sua vida, com base nas dicas que dei logo acima. Esforce ao máximo para colocar todas elas anotadas numa folha de papel.
    2- Agora, num ambiente calmo (por exemplo, dentro do seu quarto) comece a lê-las em voz alta, totalmente concentrado no que você está lendo, sentindo cada palavra. Faça esta leitura por pelo menos três vezes, calmamente.
    3- Comece a desenvolver uma atitude mental positiva firme em relação a estas crenças limitadoras. Entenda de uma vez por todas que é você quem controla seus pensamentos e sua vida, portanto aceitar ou não que estas crenças permaneçam alojadas no seu modelo mental, dependem unicamente de você.
    Entenda que agora é o momento ideal de você virar o binóculo para a posição correta e passar a ver as coisas de outra maneira. Comece a dar um novo significado às suas experiências ruins e desastrosas que culminaram nestas suas crenças limitadoras.
    4- Substitua uma crença limitadora por uma crença libertadora. Saiba que para cada crença limitadora há uma crença libertadora. Naquilo que você acredita é no que você se apóia. Então, se até este momento de sua vida, você estava se apoiado em crenças limitadoras, substitua-as por crenças libertadoras para apoiar sua vida e suas escolhas. Você verá literalmente a diferença que isto fará em você!
    5- Assuma plenamente a responsabilidade de sua vida. Não tente transferir seus sentimentos, rancores e dissabores da vida para outras pessoas com quem você teve alguma desilusão ou que lhe impôs estas crenças limitadoras. Apague tudo isto de vez de sua vida. Deixe seu passado no lugar onde ele deve sempre ficar – no passado – e, assuma seu presente de forma responsável com foco no seu futuro. Isto é o que realmente importa a você neste momento.
    6- Para terminar, mantenha continuamente reafirmando suas crenças libertadoras – dia após dia – num esforço permanente, até que você perceba que essas crenças substituíram completamente aquelas que limitava você do melhor que a vida lhe pode proporcionar.

No mais… seja feliz e viva a vida plenamente!!!"[dividir][/dividir]

Link do artigo original: http://bit.ly/ZMPEpQ
Avatar pua
nightrain

Pua Portugal

#757030 Muito obrigado pela partilha.

Estava a ter uma crença limitadora a bater-me na cabeça mesmo há poucos minutos. Pode crer que me ajudou muito e vai ajudar!


Sucesso para o ano de 2013!
Avatar pua

Criador do tópico

Sketchman - MEMBRO EXCLUSIVO
#757070 Obrigado pelo feed, senhores.

Quando eu achei esse artigo eu não acreditei na sorte que eu tive.
Aconteceu o mesmo comigo, algumas crenças realmente batiam com as que senti.
O autor também dá mais exemplos, como:


A vida é muito dura mesmo…
Eu não tenho sorte mesmo…
Isto é demais para mim…
Eu nunca vou dar conta disto…
Por que isto só acontece comigo?…
Nasci pra ser enganado…
Nunca vou sair desta….
Nunca serei plenamente feliz…,
Quem nasce pobre está destinado a morrer pobre…
vinypua

Veterano - nível 10

#757083 Poxa parcero muito bom este artigo seu parabéns este é um problema que muita gente tem...
Mas c ta mostrando que é possível superar.... Valeu meu paRça...!...!
rafael.cs

Veterano - nível 1

#757092 Cara era tudo o que eu precisava ...
Acredite abriu meus olhos para muitas coisas...
Nesta semana tive pelo menos umas 3 a 5 vezes estes pensamentos :
Poxa… nada dá certo pra mim!
Sou mesmo um perdedor…
Descobri que não nasci pra ter um amor de verdade…
Ganhar muito dinheiro não é o meu forte…
Isto é só pra quem pode… etc.





tenho que agradecer que nunca tinha me aberto tantos horizontes