Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

PLAYERUDIA

Veterano - nível 9

#760928 E ae galera, tudo bem?
Estou passando por um momento complicado, pois esse ENEM acabou complicando tudo.
A questão é a seguinte:
Tenho nota para passar em uma excelente universidade federal fora, aproximadamente 150km de onde moro, mas não tenho nota para passar na minha cidade e aí é o X da questão.

1ª Opção: Devo morar fora (cidade com 100mil hab), para fazer a federal, visando também o amadurecimento pelo fato de sempre morar com os pais, além da questão de morar em uma cidade universitária sozinho aushauhsa.
2ª Opção: Fazer uma excelente particular aqui na minha cidade (700mil hab) e continuar morando aqui.

Penso que o meu jogo em si, vai mudar muito pelo fato tambem de a cidade ser bem menor, etc?
E vocês caros puas, o que acham/fariam?

Valeu
Sancutt

PUA Avançado

#760934 Sou mineiro e minha vida soh começou a funfar qndo sai de casa por causa desse sisu...

Amadureci, cresci, desenvolvi, fiz amizades q jamais faria na minha cidade... Tudo por morar longe dos pais!

Leve isso em consideração, mas não somente esses fatores: avalie ql seria melhor opçao pra vc
ModeONE

Veterano - nível 10

#760942 Visa você perceber qual é a melhor, a federal ou a particular, nem sempre a federal é a melhor ou vice e versa, depende do seu curso que você vai fazer também.

Mas no seu lugar, eu ficaria com a particular.
sedutor1992

Aprendiz

#760944 Se vc ficar onde está, a sua vai continuar como esta! Novidades e oportunidades só irão surgir com mudanças, sentir medo das mudanças é normal, tente ver até que ponto vc deve ir ou ficar, faça o que te deixa feliz, mas que ajudaria no amadurecimento e contatos com pessoas sem dúvidas!
Albert Camus

Veterano - nível 10

#760958 O que deve ser considerado em primeiro plano é a relação custo benefício curso/faculdade,qual é melhor.Depois se seus pais podem bancar uma particular ou ver a forma como vai se manter fora e depois os extras,que seriam que em casa você terá conforto,fora vai ter de se virar.
Riiicaardo123

PUA Avançado

#760961 A cidade é muito próxima, a passagem, se você não tiver carro não deve ser cara ... Não sei qual a sua condição financeira, mas morando fora você vai ter aluguel, mercado e etc .. Eu optaria por morar fora, sair de casa e buscar novos horizontes, você vai amadurecer muito, acredite! Quando estiver formado e morando fora vai ser mais fácil você buscar seu caminho, eu sou paranaense, mas vim morar no Pará. Que troca não? É claro que nem se compara, Paraná é melhor por N motivos, mas profissionalmente falando, aqui estou ganhando bem mais dinheiro, já posso ir 1 vez por ano tranquilo pra la visitar os parentes, sem falar na LIBERDADE !

Criador do tópico

PLAYERUDIA

Veterano - nível 9

#760973 É um assunto bem complicado né, realmente tenho vontade de ir etc, mas meus pais preferem aqui mesmo, até porque a particular daqui é considerada muito melhor que a federal, sendo que aqui já tenho apartamento, muitos wings, e por ae vai.
JeanLucasPF - MEMBRO EXCLUSIVO
#761106 é complicado mesmo. pelo que vi no teu ultim comentário voce está mais inclinado a ficar na sur na tua cidade. pode ser uma boa opção. mas como pode ser uma boa opção tbm vc mudar de ares, com todas as mudanças que viver sozinho em uma outra cidade acarretam. Mas nao restam duvidas que o teu crescimento como pessoa irá ser intensificado morando longe dos pais. Mas aí é cntgo em avaliar o que é melhor pra ti. Eu esse ano provavelmente passe em uma faculdade federal a 700 km de minha cidade. Sempre almejei isso e nao é a distancia q era impedir. :) Boa sorte na tua escolha, sucesso! abraço
Star*

Veterano - nível 9

#761116 cara, vai pra federal.. sair no rabo de saia da mae e tals.. vc vai crescer mto.. vai ter mais independencia..
é Federal..