- 20 Jan 2013, 18:38
#766147
Bom, as pessoas são diferentes, com algumas pessoas o processo de espelhamento/condução é mais rápido do que com outras, e talvez neste caso os 12 minutos que você a espelhou não tenham sido o suficiente para construir a ponte necessária para você passar a conduzi-la. Lembrando que ao você tentar conduzir, e falhar nisso, você quebra o espelhamento que vinha construindo, logo terá que começar novamente do zero.Por tanto se você tentou conduzi-la dentro destes 12 minutos mais de uma vez, quer dizer que você não a espelhou por 12 minutos seguidos antes de tentar a condução, por tanto o espelhamento foi quebrado antes de inteirar 12 minutos. O tempo de espelhamento que você deve contar é o tempo consecutivo necessário até que a condução se faça possível ou até onde o espelhamento foi quebrado pela tentativa de condução falha.
Deixa eu ser mais claro sobre a questão da respiração, neste caso seria espelhar a taxa respiratória da outra pessoa, ou seja, respirar na mesma velocidade que ela, em uníssono, entre outras coisas como, observar se a respiração dela é profunda, na altura do abdómen, ou superficial, na altura do peito, adotando o mesmo tipo para você. Observar e adotar a respiração da outra pessoa requer um pouco de percepção.
A voz também é bem simples de assimilar, espelhar a velocidade da voz é nada mais nada menos que falar na mesma velocidade de fala que a outra pessoa. Espelhar o ritimo é adotar a mesma frequência de pausas e de tempo de pausa entre uma palavra e outra e entre uma frase e outra, que a outra pessoa costuma apresentar. Espelhar o timbre é adotar a mesma intensidade e altura da voz da outra pessoa. A entonação vocal é o grau de elevação da voz, a variação da altura da voz utilizada na fala. Resumidamente, espelhar o tom de voz da outra pessoa seria falar de uma maneira que se assimile a dela, que pareça semelhante. Isso é reconfortante e dá uma maior sensação de conexão entre os envolvidos.
Outra coisa é que talvez colocar todos estes elementos em pratica que eu enumerei de uma vez só possa se tornar uma tarefa complexa. Por isso o ideal é antes você treinar um de cada vez, e quando tiver internalizado tal habilidade que esteja treinando, passar para a seguinte, até tiver o quadro completo, neste ponto já será bem mais fácil colocar todos eles juntos em ação. Será tão natural e automático quanto ao ato de respirar.