- 20 Jan 2013, 22:40
Faço concursos a uns 2 anos, sendo que final do ano passado fiquei em 10º colocado no concurso do IBAMA pro meu estado que é Santa Catarina, foram 5 mil e poucos candidatos pra cá. E já fui aprovado em outro concurso a nível estadual também, meu sonho é passar na Polícia Federal, mas como não acabei a facul ainda, não posso prestar o concurso.
O que eu posso te dizer.. concurso não é fácil, exige muita força de vontade e estudos, mas você estudando pra valer é só questão de tempo. Tem gente que leva mais tempo ( por exemplo eu demorei 2 anos pra passar num concurso bom ) porque nunca tive o hábito de estudar, fui daqueles que na época de colégio nem tocava nos livros sabe? Então, esses assim até aprenderem a estudar umas 4 / 5 horas por dia, demora um pouco mesmo, é quem quando você começa a malhar, tem que ir devagar. Se você já tem o hábito de estudar, ótimo, isso vai te ajudar muito, acredite!
Agora dicas pra concurso:
Se você sonha com algum cargo específico, procure cursos voltado pra esse cargo e estude o que caiu nos últimos concursos para esse cargo.
Agora se você quer somente um cargo bom, estude as matérias que caem em TODOS os concursos antes mesmo que saia algum edital, que são: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo e também é bom estudar Informática porque cai em 90% dos concursos. Essas matérias você tem que estudar direto, tipo, não espera abrir algum concurso pra você começar a estudar essa matérias, são muito longas e do edital até a prova ( que geralmente é de 2 ou 3 meses ) não dá tempo de você ver elas e mais o resto que cobrarem.
Você já tendo essas matérias estudadas, depois você revisa elas e fica com bastante tempo para estudar as matérias específicas..
Essas são as dicas iniciais que eu posso te dar, com o tempo, estudando.. você vai ir se aprofundando e vais ir pegando o jeito da coisa!
A e outra, NÃO COMPRE APOSTILA, sabe aquelas de banca de revista ou que vendem nas calçadas? Que custam entre 50,00 e 100,00? As chances de você passar estudando só por elas de é 0,0%! Talvez até tenha, pra concursos municipais muuito fracos. Elas são cópias de textos, não explicam nada, você simplesmente tem que decorar e acaba não entendendo direito, se for uma BOA apostila você pode usar como forma de revisar a matéria e só!
Prefira investir em cursos, não gosto dos cursinhos presenciais, prefiro os online, e o melhor nesse quesito pra mim é a Rede LFG, e também tem o método de aula " quase-presencial ", que são aulas escritas, mas o professor explicar você se você tivesse dentro da sala de aula, são muuito boas, você pega a matéria muito bem. Esse tipo de material você encontra nos sites Ponto dos Concursos ( que eu acho o melhor ) e no Estratégia Concursos, os cursos não são baratos, mas como vem em PDF, você encontra muitas comunidades no Facebook por exemplo que o pessoal faz o rateio desse material, acaba saindo bem em conta..
Depois disso tudo você deve tá se perguntando se vale a pena esse "estresse" todo né? haha Bom, eu tenho 20 anos, agora que comecei a faculdade, não tenho experiência em área nenhuma e como disse passei no concurso do IBAMA, salário de 2,5 mil, estabilidade e não vou ter pressão como tem na iniciativa privada.. agora te pergunto, aonde que eu iria achar um emprego assim em alguma empresa..?
Enfim é isso velho, se tiver alguma dúvida pode me perguntar a vontade, e a todos os " puas concurseiros " desejo força e vamos ao sucesso!