Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

alphadan

Veterano - nível 2

#772387 Fala galera!

Estou estagiando há pouco mais de um mês em uma empresa do ramo de educação e tenho tido várias dificuldades com insegurança... :(

Trabalho na secretaria de um curso, atendo telefones e pessoas a tarde inteira e, devido, a quantidade de informações que tenho que ter conhecimento, muitas vezes acabo ficando bastante inseguro em realizar tarefas. Até ai tudo bem, acredito que isso seja normal porque eu realmente estou aprendendo ainda as coisas lá. O grande problema mesmo é que creio que essa insegurança está um pouco exagerada, já que muitas vezes eu gaguejo ao telefone e passo por situações constrangedoras quando não sei determinado fato.

É como se voltasse um pouco à personalidade que eu tinha antes de conhecer o Pua. Ainda que eu tenho ZERO de insegurança com mulheres e boates, com relação ao trabalho e coisas que eu nunca tenha feito fico bastante inseguro, gaguejo, fico em situações desconfortáveis e tenho problemas ao tentar estabelecer comunicação.

Queria saber se há alguma forma de ser confiante com coisas nunca antes feitas e se tem algum livro que possa me ajudar quanto a isso
jedforever - MEMBRO EXCLUSIVO
#772390 Penso que ALGUMA insegurança com coisas novas é normal pq vc não tá acostumado, é algo que está desafiando seus nervos e seus conhecimentos...mas veja, eu disse um pouco, é tudo questão de controle emocional amigo, quando vc tem um bom controle sobre suas emoções é difícil uma situação dessas te fazer gaguejar, suar frio ou sentir desconforto...

Aceite isso como um desafio, a tranquilidade absoluta só vem com a prática e com o tempo exercendo determinada atividade, vc pode se sentir um pouco inseguro, mas não precisa necessariamente transmitir essa insegurança...tenha o controle da situação, quando sentir que a coisa ficou difícil, respire fundo, pense por alguns segundos, lembre-se ninguém vai te matar se passar uma informação errada ou te estuprar se não souber de alguma coisa...é algo novo pra vc...mas procure treinamento, procure se preparar para o que está fazendo, a PREPARAÇÃO é a melhor segurança que vc pode ter...

Quando se atende um grande número de pessoas o cansaço emocional é grande, e chega num momento que dá vontade explodir...mas como eu disse, TRANQUILIDADE, OTIMISMO E PREPARAÇÃO...é o caminho pra vc tirar isso de letra...quando tiver uma fila esperando, atenda um por vez...sem crise...daqui a pouco vc vai tá acostumado e vai rir de como ficava nervoso no início...kkkkk

abraço...
ThyST Frota - MEMBRO EXCLUSIVO
Você vai conseguir essa segurança do mesmo jeito que você conseguiur ter segurança com mulheres e boates.

Quando o cara é PUA ele não é só em determinadas horas, ele é PUA todas as horas e momentos.

O PUA "não te ensina a pegar mulher", te ensina a intender as pessoas, por isso fica mais facil lidar com a mulheres, todas as artimanhas que você aprende aqui você pode aplicar em todos os momentos da sua vida...

Abraços.
>>Psychokiller<<

Entusiasta

#772552 Vários fatores podem desencadear a insegurança e a ansiedade, o excesso de expectativas é o principal deles.

Como você mesmo disse, até mesmo em situações simples, como atender um telefone, você acaba deixando que a insegurança e a ansiedade tomem conta de você, isso acontece provavelmente pelo excesso de expectativas que você deposita nestas simples tarefas. Julgamentos e comparações negativas sobre você mesmo também atrapalham.

Ao se imaginar nessas situações você provavelmente deve pensar nas varias coisas que podem acontecer, e na maioria das vezes deve acabar pensando em resultados negativos, e este fluxo de pensamentos negativos acabam gerando as expectativas, os julgamentos acerca de sua capacidade, e as comparações com pessoas que tu julga como mais capazes que você. E é este tipo de atitude que pode estar te deixando inseguro e ansioso.

O que devemos fazer é trocar a maneira como fazemos as coisas.

Se o excesso de pensamentos desencadeia expectativas, julgamentos e comparações frequentes e desnecessárias, e estas por sua vez fazem surgir a insegurança e a ansiedade, o mais indicado a se fazer é pensar menos, silenciar a sua mente, se mantendo sereno e calmo diante de tais situações.

Como você pode conseguir isso?

Há varias coisas que podem te ajudar a alcançar este objetivo. A meditação é uma delas, procure exercícios de meditação e os pratique por uma semana, depois deste período avalie a sua evolução no trabalho e perceba se ouve uma melhora.

Comece a se policiar também, sempre que você se perceber pensando de mais, tome um folego, olhe para outro canto, e silencie sua mente.

Você também pode mudar os seus filtros que filtram a realidade a sua volta.

O que são estes filtros?

Ao começar algo você pode se limitar acreditando que não é bom o bastante, que é difícil de mais, que algo pode dar errado, ou então acreditar que tu é capaz porque é inteligente, que na verdade as coisas são sempre mais fáceis do que parecem, e imaginar sempre as coisas que tu poderia fazer e que dariam certo.

Quando você está diante de uma adversidade, você se foca nos problemas e obstaculos que te impedem de alcançar o seu objetivo, ou nos recursos e maneiras que você deve tomar para conseguir chegar lá?

Quando algo dá errado, você vê isso como um fracasso e se culpa por isso, ou vê no acontecido uma oportunidade de aprender com as falhas para poder fazer melhor da próxima vez. observando o que poderia ser feito ao invés de ficar se culpando é muito mais positivo, isso é trocar o fracasso pelo feedback.

Em ambos os casos, opte sempre pela segunda opção, e pense sempre de maneira positiva quando estiver diante de uma adversidade.

Dois bons livros que ajudariam você a mudar a sua maneira de ver o mundo são:

No primeiro caso de silenciar a mente e pensar menos, o livro "O Poder do Agora" e no caso da visão de mundo mais positiva, "O Introdução a Programação Neurolinguistica" que no primeiro capitulo, contem uma parte sobre filtros e mapas, que ensinam uma nova maneira de interpretar a realidade, mais positiva e produtiva.

Abraços cara, e boa sorte!
Maracheco

Aprendiz

#772557 Fico feliz pelo fato de você dizer que tem zero de insegurança com mulheres. Isso é excelente!! Mostra que você tem muita auto-confiança.
E me faz não entender como você tem insegurança no trabalho.

Faça como 99% das pessoas que trabalham em secretarias: ignore seu interlocutor, passe ele para outra seção, e dê um gole num cafezinho (brincadeira).

A idéia é não se colocar pressão, é colocar na cabeça que você está procurando fazer o melhor e melhorando a cada tarefa.
vldzz

PUA EXPERT

#772558 Tudo depende da maneira como você pensa, e a chave disso é você reconhecer seu valor.

Você está lá aprendendo, se não sabe, pergunte. Sinta-se se em casa, desapegue do exterior.
Procure aprender, afinal, o ultimo funcionario tinha o mesmo cerebro que o seu. Se ele conseguiu, você consegue.