- 09 Fev 2013, 00:10
#772905
Antes de mais nada, perdoem-me na falta de capricho mas sou iniciante em criação de tópicos.
Quero dizer ainda que o PUA é mundo de interpretações sociais, não é matemática. É natural que haja ambigüidades e interesses dicotômicos. Faço o alerta pois, venho através deste artigo apresentar uma análise do PUA sob a perspectiva de técnicas de vendas baseado diretamente em um curso que fiz no SEBRAE. Entretanto, há vastos materiais puas que defendem a idéia do PUA como comprador. Não acho que eles estejam errados, são interpretações sociais. O importante é simplesmente o que funciona pra você, neste sentido, venho lhe apresentar alguns princípios de venda que podem lhe ser úteis na sedução, não há necessidade de polemizarmos se vale a pena adotar o papel de cliente na sedução ou de uma empresa vendedora, simplesmente utilize as informações da maneira que lhe satisfaça. Espero que eu possa agregar alguma idéia nova pra você.
Parte 1 - Dicas do SEBRAE
Habilidades necessárias para conquistar uma cliente:
1 - Confiança: atender as necessidades e conferir segurança.
2 - Empatia: Coloque-se no lugar da pessoa sendo sensível a isso.
3 - Ter atenção: principalmente no que ela realmente quis dizer.
4 - Ser atencioso e prestativo, não significa ser submisso.
5 - Dominar qualquer tensão: sendo calmo, compreensivo e organizado controlando as emoções.
6 - Manter relacionamentos positivos, inclusive com amigos de amigos.
7 - Boa aparência, se vestir bem e estar higienizado.
8 - Ser capaz de resolver problemas (não ao ponto de ser o quebra galho).
9 - Estabelecer prioridades em relacionamentos, é impossível agradar todos.
Conhecer a mulher (cliente) é importante pra saber o que oferecer, conhecer também os concorrentes (os outros caras) são importantes também pra saber se diferenciar .
7 pecados cometidos na hora da venda
* Mostrar desinteresse, no que se refere ao dar a impressão que você não se importa com a pessoa ao ponto dela e lixo serem a mesma coisa.
* Mostrar desanimo ou má vontade com a cliente.
* Ser muito frio e distante.
* Trata-la como uma pessoa inferior, burra que não sabe nada.
* Robotismo, falar o que ta decorado e agir sempre da mesma forma, seguindo o protocolo.
* Muito apego as regras sociais.
* Indecisão, nunca resolver nada, sempre transferindo as responsabilidades.
Parte 2 - Lidando com a Cliente
É importante saber a diferença entre tratar bem uma cliente e atender bem, tratar bem é simplesmente ser cordial e receptivo com a pessoa, já atender bem é a preocupação com o além disso, com a satisfação psicológica completa, é superar expectativas e surpreendê-la. Essa é a diferença entre quem bajula uma HB e quem sabe lidar com seus sentimentos atendendo suas reais necessidades.
Exemplo:
Tratar bem: empresa pergunta ao cliente se tem duvidas, elogia suas escolhas etc, é apenas a interação.
Atender bem: a cliente já fora da loja se sente confortável, consegue facilmente vaga no estacionamento, a loja é bem refrigerada e os produtos são mais resistentes/gostosos/caprichados do que ela imaginava.
É preciso se atentar ao momento da verdade, que vai definir seu sucesso com a cliente (hb).
Momentos da verdade: significa cada interação que teve com a cliente, não só a conversa mas o momento em sí, como o ambiente que estão e as atividades que fizeram juntos. Estes momentos são importantes , eles auxiliam no julgamento se a empresa atende o suficiente.
Para uma cliente exigente, o bom atendimento é o mínimo, é preciso levar em conta a satisfação da cliente, ou seja, observar a relação do que ela recebeu de fato (percepção) e o que esperava receber (expectativa).
Atente-se aos níveis de evolução:
Atendimento - o esperado
Satisfação - o desejado
Encantamento - o que surpreende
Imagine uma mulher quando é abordada, ela cria uma série de expectativas, se ao aborda-la ela tiver todas as suas expectativas atendidas (desejava um bom atendimento) a percepção dela será em nível de satisfação, agora se além do que ela esperava, você a surpreendeu, seja com leitura fria, seja com alguma história fascinante, seja com demonstrações do seu ótimo estilo de vida, você consegue atingir o nível de encantamento, surpresa.
Quanto mais ela tem expectativa, menor é a possibilidade de satisfação e encantamento e vice versa.
Perguntas:
Você conhece as expectativas da mulher quando você a aborda?
Os seus concorrentes possuem boas informações do que ela quer? Se sim, como conseguem?
Parte 3 - Otimizando resultados da empresa
Muitos caras são parecidos com você, podem oferecer as mesmas coisas , isso acontece. Mas você pode ser diferente conforme os seus valores agregados, ou seja, tudo aquilo que a mulher percebe junto com o básico.
Exemplo:
O cara 1 é engraçado e diverte bastante a garota.
O cara 2 é engraçado, diverte bastante a garota, e sabe deixa-la emotiva agindo assim.
Logo, o cara 2 ofereceu o valor agregado. Enfim é simplesmente encanta-la mostrando mais do que ela esperava.
Agindo assim, fará a mulher cada vez mais esperar algo de você, isso alimenta nela a idéia de que você é imprevisível.
Agregar valor demanda criatividade, é preciso utilizar a imaginação pra fazer uma situação normal se tornar diferente. Quando você pesquisa aqui no fórum por rotinas e dicas para agir com sua garota, você está pesquisando o que seus concorrentes estão fazendo, analisando formas que eles usam pra agregar valor.
Nem tudo são flores, as vezes ela não vai gostar de você por um simples mal entendido, mas vamos a algumas dicas de como lidar com mulheres e situações dificeis:
- Personalize a interação - tenha o hábito de chamá-la pelo nome, e sugerir um apelido legal, cria intimidade.
- Não altere bruscamente seu tom de voz, isso pode assustá-la.
- Não jogue contra ela, faça que ela se torne sua aliada.
- Deixe ela desabafar quando necessário.
Em relação a este ultimo ponto, faço uma nota. Muito se defende na comunidade que não se pode escutar problemas de uma hb porque isso te fará cair na zona da amizade ou pode ancorar sentimentos negativos a você. Não é bem assim. É muito importante ter alguém pra compartilhar os momentos tristes, isso cria rapport monstruoso, toda pessoa gosta de alguém em quem confiar para contar suas decepções e se aliviar, porque ela não pode te contar nenhum problema? Se você pode fazê-la se sentir melhor porque não fará? Que tipo de cara você é que não se importaria com os sentimentos de alguém que você está afim? Escute os desabafos dela, mas distraia a mente dela, faça ver os momentos positivos da vida. Você só terá problemas se não for capaz de deixa-la melhor, terá problemas se alimentar estes sentimentos negativos.
Continuando:
- Saiba fazer perguntas, perguntas mal elaboradas levam a comentários fracos.
- Não sufoque a menina por resultados, forneça bons motivos para comprar em sua empresa e deixe que ela pense por sí.
- Seja firme e assertivo, ela deve pensar que você é seguro o suficiente para orientar um determinado processo.
- Ela ta na sua e você não está na dela? não invente desculpas criativas, desculpas são desculpas, isso não resolve o fato dela não poder comprar em sua empresa.
- Não aponte culpados pelos seus problemas, isso não ajuda a resolvê-los.
- Não se comprometa com algo que você não possa cumprir.
- Administre as criticas. Muitas vezes alguém te rejeita utilizando uma desculpa fraca simplesmente porque não foi com sua cara, mas porque se colocar numa bolha e debitar a rejeição sempre a falta da percepção da hb com seu grande valor? As vezes realmente você não tem esse tal grande valor que imagina, é preciso refletir sempre o que deu errado e tirar proveitos disso.
Parte 4 - O comportamento ético e profissional da empresa
Você sabe o que é comportamento assertivo? quando você se depara com um "piti" da hb, enfim situações chatas, qual deve ser seu comportamento?
1- Elaborar desculpas enquanto ela da o "piti" se eximindo de uma eventual responsabilidade?
2- Aumentar sua voz e se impor a hb utilizando de gestos imponentes e ignorando o que ela diz?
3- Agir com sinceridade, sem inibição, ou temor, sabendo ser firme de forma apropriada e convincente?
A opção 3 é o comportamento assertivo, ele é desenvolvido quando você percebe a situação com qual vai lhe dar e adota o comportamento necessário. Ele é desenvolvido a partir da prática e experiência. A assertividade é chave para ser um ótimo atendente da cliente.
Perfil psicológico da hb:
Ok, ela está no seu campo de ação, como ela é? tímida, atirada, recaída, grosseira, se acha?
Vamos ver os 3 principais tipos problemáticos de HBs (clientes)
1 - HB brigona e tirada - aquela que tenta diminuir seu valor, que te desdenha, ou que não fica satisfeita com nada.
Como agir: ser calmo, controlar seu tom de voz, se ela for grossa com você mas você mantém a compostura, ela fica em uma posição desprivilegiada. Não se intimide com a situação, seja firme, é passar a idéia de que agindo grosseiramente ela só está se perdendo no lance porque ela não é capaz de provocá-lo, as investidas grosseiras só diminuem o valor dela.
2- HB desconfiada - aquela que questiona tudo, defensiva, te testa o tempo todo, que sempre quer saber os detalhes, indecisa e adora obter informações de terceiros sobre você.
Como agir: Ser capaz de demonstrar sua vulnerabilidade, passar a idéia de que não é perfeito, na verdade você é o suficiente. É preciso não se incomodar com os testes, alguém seguro do que é tem total domínio do seu valor.
3- HB top - aquela que acha que sabe mais do que todo mundo, vaidosa, que está acostumada só com vipzinhos e se acha a ultima bolacha do pacote.
Como agir: conduza a conversa de forma que ela pense que ela decide as coisas, a sensação de que ela resolve as coisas lhe permite fazer o que literalmente você quer, é manipulação. Não se faça de servo, encare-a nos olhos, e demonstre que embora a vaidade dela seja notável, você consegue ver problemas.
Um outro fato é que várias clientes interessantes não retornam, estaria a empresa cometendo alguma falha?
Entramos aqui na idéia de escala da lealdade, significa o estudo da evolução do relacionamento entre PUA (empresa) e HB (cliente).
Vamos ver os degrais possíveis de subir nessa escala:
Nível 1 - Provável - são clientes que você direciona seus produtos, é toda cliente que possa vir a interessar sua empresa em ofertar algum bem. Em outras palavras, é qualquer hb que te desperta atenção.
Nível 2 - Potencial - são clientes que ou através da propaganda (obteram informações de terceiros) ou através da disponibilidade (você a abordou e começou a apresentar o produto) começam a se interessar em saber mais sobre a empresa (você) e seus produtos ( seu modo de viver).
Nível 3 - Experimentadoras - são clientes que souberam o suficiente da sua empresa e das vantagens de seus produtos ao ponto de experimenta-los. Em outras palavras, é quando você obtém êxito sexual.
Nível 4 - Repetidoras - são aquelas hbs que iniciaram uma ligação mais forte com você, que gostaram da primeira viagem e querem embarcar no seu avião novamente. São clientes também que esporadicamente compram seus produtos, em maior ou menor intervalo de tempo.
Nível 5 - Fiel - é aquela cliente que já conhece bastante de sua empresa, e confiam de olhos fechados em seus produtos pois já tem mais do que comprovada a sua qualidade. É aquela cliente que topa pagar até mais caro por seu produto, em outras palavras, é a hb que abre mão de comprar produtos (relações sexuais) de outros caras (concorrência) por você, a namorada.
Nível 6 - Defensora - é aquela cliente tão fanática com sua empresa que faz questão de ser uma ativista pela suas causas, divulga e não mede esforços para ajudar a empresa a ficar prestigiada no mercado. Ela sabe que sua empresa é tão boa que ela mesma faz questão que todas as amigas comprem também nela. Em outras palavras, é aquela hb que te gosta tanto que não é egoísta, compartilha você com as amigas e lhe defende com unhas e dentes sempre que alguém te critica, mesmo você estando errado.
O objetivo de um grande vendedor é conseguir, repetidoras, fieis e defensoras. Principalmente as duas ultimas.
A idéia é manter a hb sempre disponível, envolvê-la no consumo freqüente visto o atendimento diferenciado que ela recebe da sua empresa e de qualidade inigualável. É preciso portanto, aplicar, conscientemente determinadas estratégias de atendimento para intensificar o relacionamento entre empresa e cliente.
De modo geral este esforço obedece as mesmas estratégias em todo tipo de empresa, porém, cada empresa tem suas particularidades e necessidades, devendo adaptar as estratégias as suas realidades e ao perfil de sua cliente.
Veremos abaixo alguns motivos para você realmente se dedicar em empreender este esforço e evitar que estacione no nível 3 da escala com suas clientes.
1- Conquistar novas clientes custa mais caro que manter as atuais.
Você tem que começar o jogo do zero com todas, lidar com várias barreiras, rejeições. Enquanto se você mantém as clientes, todo o processo árduo de investimento já passou, bastando manter a qualidade e inovar para assegurar sua liderança de mercado, lembrando que a retenção de clientes significa, sobretudo, a garantia de que você não vai ficar no zero a zero por longos períodos e é a possibilidade de ser bem recomendado para novas clientes. Estou falando de pré-seleção e aceitação de valor automática por parte das novas clientes pelo qual foi indicado.
2- Clientes fieis consomem mais que clientes novas, isto é, topam vivenciar novas experiências com você e pagam mais por isso, ou seja, se dedicam mais.
Em outras palavras, quanto maior o grau de intimidade entre você e hb, maior a disposição da hb em realizar e descobrir com você experiências de vida e sexual criativas e exóticas. Elas acreditam que por sua empresa vale a pena demandar esforços para obter resultados inesquecíveis.
3- Ter um grupo de clientes acima de nível 3 valoriza a empresa, isso é, sua empresa desperta curiosidade para varias outras potenciais clientes em função da sua fama de oferecer bens duráveis e serviços de primeira linha.
4- Clientes nível 4 , 5 e 6 são criticas especialistas de sua empresa. Elas lhe dão dicas em tom de melhoria e solidariedade, elas saem do patamar de compradoras para se tornarem parceiras no seu aperfeiçoamento. Quando por exemplo, você atende mal, ao invés de espalharem pra todos sua falha, ela tem a liberdade de conversar só com você e sugerir soluções.
5- Clientes de nível alto motivam sua empresa. Fortalecem um laço de amizade, se tornam pessoas que fogem da barreira sexual, são pessoas para o que der vier literalmente, seja para conselhos, seja para apoiar um projeto, e seja pra investir capital pra te salvar da falência. ( por exemplo aquele cheque especial que te ferrou kkk).
Espero ter lhe convencido da importância de ter hbs em pontos altos da escala da lealdade. Agora vamos ver quais estratégias podemos implementar para obter estes fins.
Poderia dizer que a empresa deveria oferecer brindes ou descontos, mas isso não reforça a lealdade, isso tem efeito de curto prazo. A chave da lealdade é o encantamento, é a superação das expectativas, como vim dizendo desde o inicio.
Tenha como objetivo final a palavra fidelidade e lealdade, é importante que promova no seu dia a dia relacionamentos com suas clientes, isso deve ser parte de sua cultura.
O que as empresas concorrentes adotam como táticas eficientes para fidelizar suas clientes? Estude casos de sucesso, observe as multinacionais (puas top 10) , quem sabe se você puder, ter acesso ao material vip? É analisar com critério as empresas referência em bom atendimento de clientes. Faça como eu fiz no caso do curso que estudei no SEBRAE, utilize das regras e estratégias e adapte a realidade de sua empresa.
Você precisa de informações precisas das clientes para identificar suas necessidades e expectativas, para então surpreendê-las positivamente.
Apresento o conceito ORHB - Organização dos relacionamentos com HBs (CRM segundo o SEBRAE).
Uma empresa séria tem a preocupação de guardar o máximo de informações de suas clientes, programam envio de recados felicitando datas importantes, dados que permitem avaliar as freqüências das compras, quando comprou pela ultima vez etc.
* A idéia do ORHB é controle, uma empresa com ORHB sabe o que suas clientes querem, enquanto uma que não tem ORHB se perde nos detalhes.
* Uma empresa com ORHB são capazes de criar ações promocionais segmentadas, que atende cada cliente em especifico, já uma empresa que não tem, generalizam promoções. Exemplo: desejar feliz aniversario na data errada, ou oferecer qualquer coisa que não se aplica aos interesses da cliente.
* Empresa com ORHB tem inteligência empreendedora, são capazes de agendar visitas, telefonemas e estabelecer frequências de relacionamento com suas clientes, enquanto uma empresa que não tem ORHB fica no pé indiscriminadamente querendo atenção da cliente, ou só lembram que ela existe porque sabe que ela vai receber o 13 salário.
ORHB em outras palavras é o desenvolvimento da inteligência social, desenvolver a capacidade de observação de tudo que ocorre com sua cliente e de persuasão, são maneiras de gerir ORHB.
Parte 5 - Como lidar com as críticas e reclamações das clientes?
A cliente tem que se sentir valorizada e ouvida, isso reduz expectativas negativas dela com você.
Eis alguns princípios importantes:
- Acessibilidade: a cliente deve saber que você se permite ouvir críticas, que você não foge delas.
-Objetividade: toda crítica ou reclamação deve ser tratada de forma direta e imparcial, é preciso analisa-la com humildade.
-Isenção de ônus: a crítica não pode gerar de maneira nenhum mal tratamento ou feedback negativo à cliente como maus tratos ou desrespeito.
Lembre-se: se a HB reclama é porque se importa e quer dar uma oportunidade de que faça a coisa certa. Só é preciso que saiba interpretar o que ela realmente quis dizer. Avalie se a crítica é válida, caso seja, comprometa-se a resolver o mais breve possível.
Empresas sérias realizam pesquisas de satisfação, você deve fazê-las.
Que tal certificar-se que ela realmente está feliz com sua companhia? Que ela realmente gozou na ultima noite? Que você fez do dia dela algo especial? No caso, não é pra fazer perguntas diretas, faça testes, veja se ela te evita, atente-se aos indicadores de interesse e desinteresse amplamente conhecidos por nós dessa comunidade.
Empresas sérias também utilizam uma ferramenta interessante, chamada cliente secreto. Ela é uma pessoa contratada para frequentar a empresa e analisar vários pontos, seja na qualidade do atendimento, produtos, acesso a loja. No nosso caso, que tal transar com uma profissional do sexo e pedir sinceramente a opinião dela sobre seu desempenho? insista pra que ela seja sincera. Ou quem sabe consultar algum especialista de moda para analisar seu visual? Podem ser alternativas engrandecedoras.
Lembre-se, ao tratar a hb como cliente, posso ter passado a idéia de que ela é o prêmio. Na verdade, o processo de trata-la como cliente, pressupõe na verdade um processo de qualificação. Você como empresa tem seus interesses específicos, sabe direcionar seus produtos e serviços a públicos selecionados, aqueles que não tiverem o perfil da sua empresa não vão comprar na sua loja, e aqueles que tiverem o perfil irão se satisfazer de verdade com o que ela tem a oferecer dando o retorno que a empresa deseja.
Tomara que estes tópicos soltos sobre técnicas empresariais de venda do SEBRAE adaptadas à sedução possam ter lhe trazido novas idéias e perspectivas. Obrigado pela leitura.
Quero dizer ainda que o PUA é mundo de interpretações sociais, não é matemática. É natural que haja ambigüidades e interesses dicotômicos. Faço o alerta pois, venho através deste artigo apresentar uma análise do PUA sob a perspectiva de técnicas de vendas baseado diretamente em um curso que fiz no SEBRAE. Entretanto, há vastos materiais puas que defendem a idéia do PUA como comprador. Não acho que eles estejam errados, são interpretações sociais. O importante é simplesmente o que funciona pra você, neste sentido, venho lhe apresentar alguns princípios de venda que podem lhe ser úteis na sedução, não há necessidade de polemizarmos se vale a pena adotar o papel de cliente na sedução ou de uma empresa vendedora, simplesmente utilize as informações da maneira que lhe satisfaça. Espero que eu possa agregar alguma idéia nova pra você.
Parte 1 - Dicas do SEBRAE
Habilidades necessárias para conquistar uma cliente:
1 - Confiança: atender as necessidades e conferir segurança.
2 - Empatia: Coloque-se no lugar da pessoa sendo sensível a isso.
3 - Ter atenção: principalmente no que ela realmente quis dizer.
4 - Ser atencioso e prestativo, não significa ser submisso.
5 - Dominar qualquer tensão: sendo calmo, compreensivo e organizado controlando as emoções.
6 - Manter relacionamentos positivos, inclusive com amigos de amigos.
7 - Boa aparência, se vestir bem e estar higienizado.
8 - Ser capaz de resolver problemas (não ao ponto de ser o quebra galho).
9 - Estabelecer prioridades em relacionamentos, é impossível agradar todos.
Conhecer a mulher (cliente) é importante pra saber o que oferecer, conhecer também os concorrentes (os outros caras) são importantes também pra saber se diferenciar .
7 pecados cometidos na hora da venda
* Mostrar desinteresse, no que se refere ao dar a impressão que você não se importa com a pessoa ao ponto dela e lixo serem a mesma coisa.
* Mostrar desanimo ou má vontade com a cliente.
* Ser muito frio e distante.
* Trata-la como uma pessoa inferior, burra que não sabe nada.
* Robotismo, falar o que ta decorado e agir sempre da mesma forma, seguindo o protocolo.
* Muito apego as regras sociais.
* Indecisão, nunca resolver nada, sempre transferindo as responsabilidades.
Parte 2 - Lidando com a Cliente
É importante saber a diferença entre tratar bem uma cliente e atender bem, tratar bem é simplesmente ser cordial e receptivo com a pessoa, já atender bem é a preocupação com o além disso, com a satisfação psicológica completa, é superar expectativas e surpreendê-la. Essa é a diferença entre quem bajula uma HB e quem sabe lidar com seus sentimentos atendendo suas reais necessidades.
Exemplo:
Tratar bem: empresa pergunta ao cliente se tem duvidas, elogia suas escolhas etc, é apenas a interação.
Atender bem: a cliente já fora da loja se sente confortável, consegue facilmente vaga no estacionamento, a loja é bem refrigerada e os produtos são mais resistentes/gostosos/caprichados do que ela imaginava.
É preciso se atentar ao momento da verdade, que vai definir seu sucesso com a cliente (hb).
Momentos da verdade: significa cada interação que teve com a cliente, não só a conversa mas o momento em sí, como o ambiente que estão e as atividades que fizeram juntos. Estes momentos são importantes , eles auxiliam no julgamento se a empresa atende o suficiente.
Para uma cliente exigente, o bom atendimento é o mínimo, é preciso levar em conta a satisfação da cliente, ou seja, observar a relação do que ela recebeu de fato (percepção) e o que esperava receber (expectativa).
Atente-se aos níveis de evolução:
Atendimento - o esperado
Satisfação - o desejado
Encantamento - o que surpreende
Imagine uma mulher quando é abordada, ela cria uma série de expectativas, se ao aborda-la ela tiver todas as suas expectativas atendidas (desejava um bom atendimento) a percepção dela será em nível de satisfação, agora se além do que ela esperava, você a surpreendeu, seja com leitura fria, seja com alguma história fascinante, seja com demonstrações do seu ótimo estilo de vida, você consegue atingir o nível de encantamento, surpresa.
Quanto mais ela tem expectativa, menor é a possibilidade de satisfação e encantamento e vice versa.
Perguntas:
Você conhece as expectativas da mulher quando você a aborda?
Os seus concorrentes possuem boas informações do que ela quer? Se sim, como conseguem?
Parte 3 - Otimizando resultados da empresa
Muitos caras são parecidos com você, podem oferecer as mesmas coisas , isso acontece. Mas você pode ser diferente conforme os seus valores agregados, ou seja, tudo aquilo que a mulher percebe junto com o básico.
Exemplo:
O cara 1 é engraçado e diverte bastante a garota.
O cara 2 é engraçado, diverte bastante a garota, e sabe deixa-la emotiva agindo assim.
Logo, o cara 2 ofereceu o valor agregado. Enfim é simplesmente encanta-la mostrando mais do que ela esperava.
Agindo assim, fará a mulher cada vez mais esperar algo de você, isso alimenta nela a idéia de que você é imprevisível.
Agregar valor demanda criatividade, é preciso utilizar a imaginação pra fazer uma situação normal se tornar diferente. Quando você pesquisa aqui no fórum por rotinas e dicas para agir com sua garota, você está pesquisando o que seus concorrentes estão fazendo, analisando formas que eles usam pra agregar valor.
Nem tudo são flores, as vezes ela não vai gostar de você por um simples mal entendido, mas vamos a algumas dicas de como lidar com mulheres e situações dificeis:
- Personalize a interação - tenha o hábito de chamá-la pelo nome, e sugerir um apelido legal, cria intimidade.
- Não altere bruscamente seu tom de voz, isso pode assustá-la.
- Não jogue contra ela, faça que ela se torne sua aliada.
- Deixe ela desabafar quando necessário.
Em relação a este ultimo ponto, faço uma nota. Muito se defende na comunidade que não se pode escutar problemas de uma hb porque isso te fará cair na zona da amizade ou pode ancorar sentimentos negativos a você. Não é bem assim. É muito importante ter alguém pra compartilhar os momentos tristes, isso cria rapport monstruoso, toda pessoa gosta de alguém em quem confiar para contar suas decepções e se aliviar, porque ela não pode te contar nenhum problema? Se você pode fazê-la se sentir melhor porque não fará? Que tipo de cara você é que não se importaria com os sentimentos de alguém que você está afim? Escute os desabafos dela, mas distraia a mente dela, faça ver os momentos positivos da vida. Você só terá problemas se não for capaz de deixa-la melhor, terá problemas se alimentar estes sentimentos negativos.
Continuando:
- Saiba fazer perguntas, perguntas mal elaboradas levam a comentários fracos.
- Não sufoque a menina por resultados, forneça bons motivos para comprar em sua empresa e deixe que ela pense por sí.
- Seja firme e assertivo, ela deve pensar que você é seguro o suficiente para orientar um determinado processo.
- Ela ta na sua e você não está na dela? não invente desculpas criativas, desculpas são desculpas, isso não resolve o fato dela não poder comprar em sua empresa.
- Não aponte culpados pelos seus problemas, isso não ajuda a resolvê-los.
- Não se comprometa com algo que você não possa cumprir.
- Administre as criticas. Muitas vezes alguém te rejeita utilizando uma desculpa fraca simplesmente porque não foi com sua cara, mas porque se colocar numa bolha e debitar a rejeição sempre a falta da percepção da hb com seu grande valor? As vezes realmente você não tem esse tal grande valor que imagina, é preciso refletir sempre o que deu errado e tirar proveitos disso.
Parte 4 - O comportamento ético e profissional da empresa
Você sabe o que é comportamento assertivo? quando você se depara com um "piti" da hb, enfim situações chatas, qual deve ser seu comportamento?
1- Elaborar desculpas enquanto ela da o "piti" se eximindo de uma eventual responsabilidade?
2- Aumentar sua voz e se impor a hb utilizando de gestos imponentes e ignorando o que ela diz?
3- Agir com sinceridade, sem inibição, ou temor, sabendo ser firme de forma apropriada e convincente?
A opção 3 é o comportamento assertivo, ele é desenvolvido quando você percebe a situação com qual vai lhe dar e adota o comportamento necessário. Ele é desenvolvido a partir da prática e experiência. A assertividade é chave para ser um ótimo atendente da cliente.
Perfil psicológico da hb:
Ok, ela está no seu campo de ação, como ela é? tímida, atirada, recaída, grosseira, se acha?
Vamos ver os 3 principais tipos problemáticos de HBs (clientes)
1 - HB brigona e tirada - aquela que tenta diminuir seu valor, que te desdenha, ou que não fica satisfeita com nada.
Como agir: ser calmo, controlar seu tom de voz, se ela for grossa com você mas você mantém a compostura, ela fica em uma posição desprivilegiada. Não se intimide com a situação, seja firme, é passar a idéia de que agindo grosseiramente ela só está se perdendo no lance porque ela não é capaz de provocá-lo, as investidas grosseiras só diminuem o valor dela.
2- HB desconfiada - aquela que questiona tudo, defensiva, te testa o tempo todo, que sempre quer saber os detalhes, indecisa e adora obter informações de terceiros sobre você.
Como agir: Ser capaz de demonstrar sua vulnerabilidade, passar a idéia de que não é perfeito, na verdade você é o suficiente. É preciso não se incomodar com os testes, alguém seguro do que é tem total domínio do seu valor.
3- HB top - aquela que acha que sabe mais do que todo mundo, vaidosa, que está acostumada só com vipzinhos e se acha a ultima bolacha do pacote.
Como agir: conduza a conversa de forma que ela pense que ela decide as coisas, a sensação de que ela resolve as coisas lhe permite fazer o que literalmente você quer, é manipulação. Não se faça de servo, encare-a nos olhos, e demonstre que embora a vaidade dela seja notável, você consegue ver problemas.
Um outro fato é que várias clientes interessantes não retornam, estaria a empresa cometendo alguma falha?
Entramos aqui na idéia de escala da lealdade, significa o estudo da evolução do relacionamento entre PUA (empresa) e HB (cliente).
Vamos ver os degrais possíveis de subir nessa escala:
Nível 1 - Provável - são clientes que você direciona seus produtos, é toda cliente que possa vir a interessar sua empresa em ofertar algum bem. Em outras palavras, é qualquer hb que te desperta atenção.
Nível 2 - Potencial - são clientes que ou através da propaganda (obteram informações de terceiros) ou através da disponibilidade (você a abordou e começou a apresentar o produto) começam a se interessar em saber mais sobre a empresa (você) e seus produtos ( seu modo de viver).
Nível 3 - Experimentadoras - são clientes que souberam o suficiente da sua empresa e das vantagens de seus produtos ao ponto de experimenta-los. Em outras palavras, é quando você obtém êxito sexual.
Nível 4 - Repetidoras - são aquelas hbs que iniciaram uma ligação mais forte com você, que gostaram da primeira viagem e querem embarcar no seu avião novamente. São clientes também que esporadicamente compram seus produtos, em maior ou menor intervalo de tempo.
Nível 5 - Fiel - é aquela cliente que já conhece bastante de sua empresa, e confiam de olhos fechados em seus produtos pois já tem mais do que comprovada a sua qualidade. É aquela cliente que topa pagar até mais caro por seu produto, em outras palavras, é a hb que abre mão de comprar produtos (relações sexuais) de outros caras (concorrência) por você, a namorada.
Nível 6 - Defensora - é aquela cliente tão fanática com sua empresa que faz questão de ser uma ativista pela suas causas, divulga e não mede esforços para ajudar a empresa a ficar prestigiada no mercado. Ela sabe que sua empresa é tão boa que ela mesma faz questão que todas as amigas comprem também nela. Em outras palavras, é aquela hb que te gosta tanto que não é egoísta, compartilha você com as amigas e lhe defende com unhas e dentes sempre que alguém te critica, mesmo você estando errado.
O objetivo de um grande vendedor é conseguir, repetidoras, fieis e defensoras. Principalmente as duas ultimas.
A idéia é manter a hb sempre disponível, envolvê-la no consumo freqüente visto o atendimento diferenciado que ela recebe da sua empresa e de qualidade inigualável. É preciso portanto, aplicar, conscientemente determinadas estratégias de atendimento para intensificar o relacionamento entre empresa e cliente.
De modo geral este esforço obedece as mesmas estratégias em todo tipo de empresa, porém, cada empresa tem suas particularidades e necessidades, devendo adaptar as estratégias as suas realidades e ao perfil de sua cliente.
Veremos abaixo alguns motivos para você realmente se dedicar em empreender este esforço e evitar que estacione no nível 3 da escala com suas clientes.
1- Conquistar novas clientes custa mais caro que manter as atuais.
Você tem que começar o jogo do zero com todas, lidar com várias barreiras, rejeições. Enquanto se você mantém as clientes, todo o processo árduo de investimento já passou, bastando manter a qualidade e inovar para assegurar sua liderança de mercado, lembrando que a retenção de clientes significa, sobretudo, a garantia de que você não vai ficar no zero a zero por longos períodos e é a possibilidade de ser bem recomendado para novas clientes. Estou falando de pré-seleção e aceitação de valor automática por parte das novas clientes pelo qual foi indicado.
2- Clientes fieis consomem mais que clientes novas, isto é, topam vivenciar novas experiências com você e pagam mais por isso, ou seja, se dedicam mais.
Em outras palavras, quanto maior o grau de intimidade entre você e hb, maior a disposição da hb em realizar e descobrir com você experiências de vida e sexual criativas e exóticas. Elas acreditam que por sua empresa vale a pena demandar esforços para obter resultados inesquecíveis.
3- Ter um grupo de clientes acima de nível 3 valoriza a empresa, isso é, sua empresa desperta curiosidade para varias outras potenciais clientes em função da sua fama de oferecer bens duráveis e serviços de primeira linha.
4- Clientes nível 4 , 5 e 6 são criticas especialistas de sua empresa. Elas lhe dão dicas em tom de melhoria e solidariedade, elas saem do patamar de compradoras para se tornarem parceiras no seu aperfeiçoamento. Quando por exemplo, você atende mal, ao invés de espalharem pra todos sua falha, ela tem a liberdade de conversar só com você e sugerir soluções.
5- Clientes de nível alto motivam sua empresa. Fortalecem um laço de amizade, se tornam pessoas que fogem da barreira sexual, são pessoas para o que der vier literalmente, seja para conselhos, seja para apoiar um projeto, e seja pra investir capital pra te salvar da falência. ( por exemplo aquele cheque especial que te ferrou kkk).
Espero ter lhe convencido da importância de ter hbs em pontos altos da escala da lealdade. Agora vamos ver quais estratégias podemos implementar para obter estes fins.
Poderia dizer que a empresa deveria oferecer brindes ou descontos, mas isso não reforça a lealdade, isso tem efeito de curto prazo. A chave da lealdade é o encantamento, é a superação das expectativas, como vim dizendo desde o inicio.
Tenha como objetivo final a palavra fidelidade e lealdade, é importante que promova no seu dia a dia relacionamentos com suas clientes, isso deve ser parte de sua cultura.
O que as empresas concorrentes adotam como táticas eficientes para fidelizar suas clientes? Estude casos de sucesso, observe as multinacionais (puas top 10) , quem sabe se você puder, ter acesso ao material vip? É analisar com critério as empresas referência em bom atendimento de clientes. Faça como eu fiz no caso do curso que estudei no SEBRAE, utilize das regras e estratégias e adapte a realidade de sua empresa.
Você precisa de informações precisas das clientes para identificar suas necessidades e expectativas, para então surpreendê-las positivamente.
Apresento o conceito ORHB - Organização dos relacionamentos com HBs (CRM segundo o SEBRAE).
Uma empresa séria tem a preocupação de guardar o máximo de informações de suas clientes, programam envio de recados felicitando datas importantes, dados que permitem avaliar as freqüências das compras, quando comprou pela ultima vez etc.
* A idéia do ORHB é controle, uma empresa com ORHB sabe o que suas clientes querem, enquanto uma que não tem ORHB se perde nos detalhes.
* Uma empresa com ORHB são capazes de criar ações promocionais segmentadas, que atende cada cliente em especifico, já uma empresa que não tem, generalizam promoções. Exemplo: desejar feliz aniversario na data errada, ou oferecer qualquer coisa que não se aplica aos interesses da cliente.
* Empresa com ORHB tem inteligência empreendedora, são capazes de agendar visitas, telefonemas e estabelecer frequências de relacionamento com suas clientes, enquanto uma empresa que não tem ORHB fica no pé indiscriminadamente querendo atenção da cliente, ou só lembram que ela existe porque sabe que ela vai receber o 13 salário.
ORHB em outras palavras é o desenvolvimento da inteligência social, desenvolver a capacidade de observação de tudo que ocorre com sua cliente e de persuasão, são maneiras de gerir ORHB.
Parte 5 - Como lidar com as críticas e reclamações das clientes?
A cliente tem que se sentir valorizada e ouvida, isso reduz expectativas negativas dela com você.
Eis alguns princípios importantes:
- Acessibilidade: a cliente deve saber que você se permite ouvir críticas, que você não foge delas.
-Objetividade: toda crítica ou reclamação deve ser tratada de forma direta e imparcial, é preciso analisa-la com humildade.
-Isenção de ônus: a crítica não pode gerar de maneira nenhum mal tratamento ou feedback negativo à cliente como maus tratos ou desrespeito.
Lembre-se: se a HB reclama é porque se importa e quer dar uma oportunidade de que faça a coisa certa. Só é preciso que saiba interpretar o que ela realmente quis dizer. Avalie se a crítica é válida, caso seja, comprometa-se a resolver o mais breve possível.
Empresas sérias realizam pesquisas de satisfação, você deve fazê-las.
Que tal certificar-se que ela realmente está feliz com sua companhia? Que ela realmente gozou na ultima noite? Que você fez do dia dela algo especial? No caso, não é pra fazer perguntas diretas, faça testes, veja se ela te evita, atente-se aos indicadores de interesse e desinteresse amplamente conhecidos por nós dessa comunidade.
Empresas sérias também utilizam uma ferramenta interessante, chamada cliente secreto. Ela é uma pessoa contratada para frequentar a empresa e analisar vários pontos, seja na qualidade do atendimento, produtos, acesso a loja. No nosso caso, que tal transar com uma profissional do sexo e pedir sinceramente a opinião dela sobre seu desempenho? insista pra que ela seja sincera. Ou quem sabe consultar algum especialista de moda para analisar seu visual? Podem ser alternativas engrandecedoras.
Lembre-se, ao tratar a hb como cliente, posso ter passado a idéia de que ela é o prêmio. Na verdade, o processo de trata-la como cliente, pressupõe na verdade um processo de qualificação. Você como empresa tem seus interesses específicos, sabe direcionar seus produtos e serviços a públicos selecionados, aqueles que não tiverem o perfil da sua empresa não vão comprar na sua loja, e aqueles que tiverem o perfil irão se satisfazer de verdade com o que ela tem a oferecer dando o retorno que a empresa deseja.
Tomara que estes tópicos soltos sobre técnicas empresariais de venda do SEBRAE adaptadas à sedução possam ter lhe trazido novas idéias e perspectivas. Obrigado pela leitura.