Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.

Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Cris style !

Veterano - nível 9

#778974 Digamos que meu estilo de 'jogo' é usando alguns principios da pnl, nunca me interessei pelas teoria PUA. E usei muita coisa que li em ''Poder sem limites'', ''Desperte seu gigante interior'' e outros livros, apliquei em mim mesmo, assim podendo adaptar e usar em mulheres que peguei mudando o estado delas e mostrando que eu era o MOD, (melhor opção disponivél) !

Abração Jahpz, e parabéns pelo belo artigo !
>>Psychokiller<<

Entusiasta

Tyler D. escreveu:Muito bom artigo jahpz, sou um iniciante em PNL e também já tive esse pensamento de que poderia controlar mentes, criar escravos, etc. Hoje já vejo de uma maneira diferente, gosto muito da parte da PNL em que ensina a sermos o melhor de nós mesmos. Porém tenho grande dificuldade em botar em prática as técnicas de PNL, não me sinto bem quando tento fazer isso, me sinto "robotizado" e acabo não testando as técnicas que aprendo, e também tenho minhas certas dúvidas se elas realmente funcionam ou não, você parece ser a prova viva de que sim, mas né, tem coisas que funcionam para alguns e não funcionam para outros. Mas a dúvida que eu tenho sobre é a seguinte: pelo que eu percebo de você, você não parece levar as técnicas tão a sério, na verdade acredito que você leva tudo isso como uma grande brincadeira, e ai que está o ponto do seu sucesso, fazendo as coisas desse modo, não se cria o medo de dar errado, e assim, não cria inseguranças, aumentando o seu sucesso. Mas o que eu vejo, é que aparentemente, pelo os seus relatos, você não perde a naturalidade e o seu modo de ser a interagir com as pessoas, e eu gostaria muito de saber como você faz isso, pois acho as técnicas de PNL, algo muito consciente, teórico e racional, sempre acho que tem que tá sempre ali, raciocinando coisas, espelhando, usando padrões de linguagens, etc, e não me vejo obtendo sucesso fazendo esse tipo de coisa, pois as melhores coisas que já aconteceram na minha vida, aconteceram quando eu não estava pensando nada, e nem esperando nada sobre, e penso que na sedução, sendo algo dinâmico e totalmente emocional, ser racional e consciente só atrapalharia. Gostaria de saber sua opinião sobre, um abraço.

Brother, você já me falou sobre isso uma vez, e tenho certeza que você gostaria de ouvir uma segunda opinião, por tanto desejo que o Japhz a dê a você antes de um de vocês ler a minha.

Como eu já disse, treinar conscientemente técnicas de comunicação e etc é importante para adquirir competência, mas na hora da ação, é pregado não só na PNL, como em várias outras doutrinas, inclusive nos esportes, que se deve ir para a ação de mente vazia e com a atenção voltada exclusivamente para o momento presente. Por isso talvez os teus melhores resultados tenham surgidos de momentos assim, onde a mente se encontrava serena e sua atenção completamente voltada para o momento presente.

MatheusLBR escreveu:Quando vc fala q essa chama vai apagando,a pnl n usa ancoras para q possamos reviver esse estado quando quisermos?;Fiz um curso de pnl,q nos deixava nesse estado com diversos recursos inclusive música,e toda vez q ouço essa música eu revivo esse estado,isso foi uma ancora?ps:madaram a gente reforçar (ouvir essa música)sempre q quisermos reviver esse estado.

Sim, isto é uma ancora. A definição de ancora na PNL é a seguinte: Ela se dá quando Qualquer estimulo, seja este externo ou interno, seja associado a uma sensação ou reação especifica. Primeiramente deve se eliciar a reação ou o estado interno desejado, de preferência, assim que este estado ou reação estiver em seu ápice, algum estimulo externo ou interno, seja ele visual, auditivo, cinestésico ou uma combinação de ambos seja adicionado a experiência, associando-o a reação ou sensação.

No teu caso, você vivenciou uma experiência da qual estava presente uma sensação agradável, provavelmente quando esta sensação chegou ao seu máximo, o instrutor do curso adicionou a está experiência uma Música (Um estimulo externo auditivo), o que a associou a sensação boa e agradável. Está criada a ancora, e agora sempre que você ouvir a música, esta sensação boa e agradável será vivenciada novamente por você e a ancora será fortalecida.
>>Psychokiller<<

Entusiasta

jahpz escreveu:
Programação Neurolinguística

Com um nome desses é impossível não se impressionar, ou até mesmo questionar, duvidar. Mas de fato, é um nome feito para vender, um nome feito pra chamar a atenção, e nesse ponto, é 1x0 pra PNL pois o objetivo foi alcançado, concordam?

O nome impressiona mesmo, e é possível que este fator seja um dos responsáveis pelo sucesso da PNL.

Porém, apesar do nome parecer remeter a um significado obscuro e complexo, ele é bem simples e congruente com as bases teoricas da PNL, não é um nome feito apenas para vender, ele realmente ilustra bem o que é a PNL.

Programação Neurolinguistica.

A parte Neuro em PNL reconhece a ideia de que nossos comportamentos e impressões da realidade nascem todos a partir dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, tato e paladar. Percebemos o mundo a nossa volta através de nossos 5 sentidos, representamos internamente esta impressão, entendemos subjetivamente esta representação, e reagimos a ela.

A parte linguística quer dizer que usamos a linguagem para nos expressarmos e comunicarmos com outros indivíduos a representação interna que fazemos do mundo e dos fenómenos que nele e que a nós acontece.

A Programação é referente a maneira como programamos nossa mente e comportamentos de forma a produzirmos resultados desejados.

Como vocês podem ver o nome PNL não é simplesmente um nome que impressiona e que foi feito exclusivamente para vender, ele realmente tem um significado congruente com o que a base teórica da PNL prega.

Japhz escreveu:A PNL Antiga vs PNL moderna

A PNL logo no início era utilizada pra despertar coisas boas dentro de você. Tony Robbins soube usar e muito bem a PNL nesse sentido, provavelmente foi o pioneiro nessas palestras motivacionais envolvendo PNL.

Na verdade a PNL no início era utilizada como ferramenta de modelagem, está que é a sua principal técnica, e provavelmente a primeira introduzida por Bandler e Grinder ao leque complexo e abrangente de técncias que fazem parte da PNL hoje.

No inicio Bandler e Grinder saiam pelo País a fora procurando por comunicadores e terapeutas muito eficientes e realmente bons no que faziam. Nesta jornada inicial eles tiveram contado com virginia Satir e Fritz Perls, dois grandes terapeutas da época. Eles observaram video tapes destes dois excelentes terapeutas em ação, e presenciaram os em ação pessoalmente afim de poder identificar neles os padrões comportamentais que faziam a diferença no resultado final, e depois os mapearam de forma ordenada e sistematicamente, de forma que qualquer outra pessoa, que com vontade e determinação, e alguns outros recursos internos conseguiriam com facilidade assimila-los a eles próprios de maneira que estas pessoas pudessem produzir resultados de sucesso semelhante aos do modelo original.

Isso na PNL é o que chamamos de Modelagem. O Modelador é aquele individuo que com uma acuidade sensorial apurada observa um modelo de sucesso em ação (A pessoa a ser modelada e que é eficientemente boa no que faz) ele identifica os padrões comportamentias de sucesso desta pessoa e os mapea de forma sistematica e ordena de maneira que outras pessoas possam aprender e assimilarem estes padrões a elas próprias, de forma que elas obtenham também resultados de sucesso semelhantes ao do modelo original.

Bandler e Grinder, por terem modelado Satir e Perls no inicio, davam cursos de Terapia familiar e Gestalt Terapia, que era o que faziam os seus modelos originais. Por tanto o inicio da PNL eram não te palestras motivacionais, e sim de cursos de Gestalt e de Terapia familiar. Além de aulas referentes ao ensinamento da arte da modelagem. A primeira técnica da PNL.

Japhz escreveu:
Você sentiu algo diferente ao ler esse artigo? Por favor comente! É importante para a nossa equipe de PNL!

Eu não senti, mas percebi que você não tentou ensinar o que é a PNL, e sim eliciar no leitor, através de padrões de linguagens ensinados em PNL, sensações especificas de bem estar e etc.

Abraços
Rodrigo Lee

Veterano - nível 10

#779063 HEy Jahpz..geralmente tenho alguma dificuldade em ser induzido, hipnotizado ou qquer coisa assim. Apesar de ler bastante a respeito e acreditar piamente na PNL e HIpnoze...não sei bem o porque isso se dá!!
E assim não foi diferente com seu texto...senti, de leve, que na verdade vc estava querendo gerar alguma sensação..talvez de bem estar em quem lê o artigo. Mas não me vi plenamente nesse sentimento...apenas percebi essa intenção(se é que era isso mesmo.rs).
Até se puder elucidar essa questão da dificuldade ficaria imensamente grato.
Abs
e parabéns pelo post...