Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Kenpashe - MEMBRO EXCLUSIVO
PERSONALIDADE

[font=sans-serif]Personalidade[/font][font=sans-serif]é o conjunto de características[/font] psicologicas [font=sans-serif]que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a[/font] individualidade [font=sans-serif]pessoal e social de alguém[/font][font=sans-serif]. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva em conta um conceito do[/font] senso comum [font=sans-serif]e não o conceito científico aqui tratado.[/font]
[font=sans-serif][/font]
[font=sans-serif]A[/font][font=sans-serif]autoestima[/font][font=sans-serif], como parte valorativa do conhecimento de si mesmo, ou seja, o juízo que eu faço sobre mim mesmo, pode ser concebida como a[/font][font=sans-serif]atitude[/font][font=sans-serif]de uma pessoa sobre si mesma e assim também uma característica da personalidade, se bem que menos estável do que a autoimagem por ser sensível a variações do humor[/font][font=sans-serif]. A autoestima é uma característica situação-específica, ou seja, ela varia de acordo com a situação: eu posso estar satisfeito comigo mesmo quando estou na universidade, mas insatisfeito quando estou na quadra de esportes[/font]
[font=sans-serif][/font]

A estabilidade da personalidade
[font=sans-serif]A pesquisa empírica conseguiu determinar quatro pincípios para descrever a estabilidade dos traços de personalidade:[/font][font=sans-serif]
  1. Quanto maior o intervalo entre a primeira e a segunda medição, maior a mudança - ou seja, os traços da personalidade se modificam com o passar do tempo;
  2. Em diferentes áreas da personalidade a estabilidade também é diferente - por exemplo: durante a vida a inteligência tem uma estabilidade muito alta; já o temperamento tem uma estabilidade mediana enquanto a autoestima pode variar muito.
  3. Muitos traços da personalidade são tanto mais instáveis quanto mais instável é o ambiente social - assim mudanças bruscas no ambiente podem trazer consigo mudanças na personalidade da pessoa;
  4. Na infância, quanto mais cedo é feita a primeira medição, mais instáveis são os traços da personalidade - isto é, com o aumento da idade há uma tendência de estabilização das características da personalidade, se bem que na puberdade possa haver alguns momentos passageiros de instabilidade. Duas razões são apresentadas para esse aumento na estabilidade da personalidade:
    1. No decorrer do desenvolvimento a autoimagem torna-se cada vez mais estável - o conhecimento que a criança tem de si mesma cresce com o tempo e, se o ambiente for relativamente estável, também a estabilidade nas formas de reação a ele cresce;
    2. Com o aumento da idade aumenta também a possibilidade de a criança modificar o seu ambiente a fim de que ele se adeqúe à própria personalidade - a criança pode escolher as atividades que lhe agradam, os amigos, etc.
[/font]
HenriqBrun

#786450 Muito Bom, Vai ser de Grande Ajuda....