Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Daeron Amandil

Aprendiz

[font=Noteworthy]
[font=Noteworthy]
[/font]
[font=Noteworthy][/font]
[font=Noteworthy][/font]
Não sei se sou só eu, mas já sofro com isso tem anos. Pertenço a uma empresa pequena de software com lá seus trinta funcionários ao todo. E o que ocorre é que não sou bom no que me formei na faculdade - ciência da computação, no caso. No trabalho, sou inseguro com minhas incumbências, baixíssima desenvoltura e não é incomum os outros saberem mais daquilo que eu estou fazendo do que eu mesmo. E quase 100% das vezes, estou disperso a pensar em um solo de guitarra.
[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Mas nem sempre foi assim...[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Deixando a modéstia um pouco num canto de castigo, sou um cara de base forte. Bons fundamentos em matemática, falo e escrevo um português razoável e com uma eloquência que considero satisfatória. Sempre pertenci a colégios bons e obtive bom desempenho em todos eles.[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Desde pequeno, na escola, já demonstrava aptidão pras ciências exatas e desenho geométrico. De forma inocente, já moldava o meu destino para seguir a profissão do meu pai - construção civil.[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]O meu velho, cheio de boa intenção (e eu acredito que tenha sido mesmo), recém-fracassado da tentativa de abrir uma empresa própria na época e querendo me afastar de trilhar o ramo de sua profissão (que estava desfavorável na época) não me obrigou, mas soube como me manipular (ato este que não é novidade pra ninguém aqui, ainda mais tendo eu 17 anos na época) para cursar informática.[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Lá fui eu prestar o vestibular e ingressei pra uma das faculdades mais cobiçadas do país. No entanto, achei o curso repugnante. E, em achando tudo aquilo insuportável, me aproximei de música - tinha um amigo guitarrista e acredito ter sido esse o forte motivo inicial.[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Paralelamente à graduação, estudei guitarra e me tornei músico profissional - o que, em meio a ensaios, shows e etc, veio a adiar de forma significativa minha formatura na faculdade. Mas, ainda que tenha durado três copas do mundo, recebi o canudo. [/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Fato é: amo música e guitarra e não gosto de informática.[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Os senhores poderiam imediatamente retrucar: "Então, meu amigo, pegue sua guitarrinha e vai tocar e não me enche o saco!!!"[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Gostaria que fosse simples assim, se não fossem os dois fatores seguintes:[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]1) Música não fornece sustento. Tenho vários amigos músicos e, em sua maioria predominante, são altamente desprovidos de dinheiro - tocam em equipamentos ruins e não têm carro para irem sequer aos shows que eles irão tocar, dependendo da carona de outros. Os que não se aplicam a essa realidade dispõem de PAItrocínio, o que é fora da minha realidade.[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]2) Estou na iminência de conseguir aprovação em um concurso púplico. Cada vez mais tenho conseguido melhores colocações e isso tem me deixado feliz. Em sendo aprovado, posso me dedicar o restante do dia a essa atividade que tanto gosto, que é a música.[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Maaaaaas, enquanto o item 2 acima não acontece, e é exatamente aí onde reside meu problema, vivencio atualmente o problema do qual vos falei no início: não sou bom no ofício que executo na minha empresa. E o que isso acarreta???[/font][font=Noteworthy] - Me sinto incapaz, me sinto menos que os outros, acho que sou burro e etc. Os outros funcionários não hesitam em me diminuir quando cometo um erro e logo me torno alvo de gozações - e isso se agrava com a existência de mulheres gatas na empresa, aí que os fdp crescem pra cima de mim msm. Ficam me sacaneando enquanto elas riem. Isso me abala, me diminui e meu inner game vai a zero. [/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Se eu fizesse só isso da vida, acho que eu me jogaria de um prédio de vinte e dois andares. Mas sou um bom músico (elogiado por outros músicos profissionais), bom corredor, bom de papo com a mulherada (quando meu inner game está bacana) e etc. Só que atualmente estou muito chateado e insatisfeito com essa situação.[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Enfim, [/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Semana que vem irei a um psicólogo e relatarei a ele exatamente este texto. Mas gostaria de saber a opinião de vocês com relação ao que fariam. [/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Na minha opinião, fazer um ofício com maestria é atraente. Você tem certeza das coisas, explica com paixão. Um bom profissional, que se destaca na empresa com sua reputação impecável é atraente, ao meu ver. Completamente ao avesso do meu caso.[/font][font=Noteworthy][/font][font=Noteworthy]Fico no aguardo de vocês.[/font]
DelacroA

Aprendiz

#786396 Pois bem, amigo, acredito que não há nada pior do que exercer uma profissão que não te proporcione prazer e felicidade. E acredito também que nunca é tarde para mudar. Eu pensaria nas seguintes opções:
1- Fazer outro curso superior, mas acho que deva estar fora de cogitação para você.
2- Acho que no seu caso, você deveria se empenhar totalmente em buscar essa aprovação no concurso público. Ponha em mente tudo que você conseguirá realizar com esse emprego público: ter mais tempo para a música, boa estabilidade financeira, se livrar desses outros funcionários fdps, etc., e use isso para te motivar a estudar. Valerá a pena todo o sacrifício.

"Se um dia tiver uma real oportunidade, e achar que aquela é a única de sua vida, agarre-a com unhas e dentes."

Um forte abraço!
DanielSilva - MEMBRO EXCLUSIVO
#786405 Se eu fosse você, tentaria contornar essa situação no seu trampo com os pilantras que tiram sarro da sua cara, passaria no concurso público, que aí você vai ter estabilidade e poder tocar sussegado e em seguida mandava todos do trampo tomarem no c* (sonho de muita gente)! UHASUHASUHA
jedforever - MEMBRO EXCLUSIVO
#786417 Amigo, se vc tá perto de passar em um concurso público, faça isso, mas antes pense...vc vai ficar contente lá ou vai apenas trocar 6 por meia dúzia? Caso seja uma área que vc se sentirá feliz, vai fundo...daí poderá utilizar a música como uma fonte extra de renda, ou somente como hobby mesmo.

Caso contrário, se vc já é músico profissional e é bom como vc disse, comece trabalhando no ramo, não precisa deixar o emprego atual caso necessite dele, vc já pensou em dar aulas de guitarra? já pensou em abrir uma loja de instrumentos? já pensou em formar uma banda? existem diversas formas de um músico profissional ganhar a vida, não precisa necessariamente ser famoso, é lógico, vc deve ter essa ambição, deve pensar em alcançar sucesso mundial, SEMPRE....mas de momento deve pensar na sua felicidade, ou seja, sair daquilo que não quer para algo que te levante e lhe dê prazer...

Entendo bem as dificuldades de um músico, assim como entendo quem faz educação física por paixão e tem o mesmo questionamento, fora outros diversos cursos superiores, HOJE SÃO MUITOS em que a pessoa vai se questionar se pode ganhar dinheiro na área.

Eu acredito em uma coisa amigo, acredito profundamente que SE VC FOR REALMENTE BOM NO QUE FAZ E TIVER PERSEVERANÇA VC CONSEGUE GANHAR DINHEIRO NAQUELA ÁREA...independente de qual seja...fácil? NÃO É...é preciso lutar, é preciso trabalhar é preciso insistir.

O importante como vc mesmo mencionou é sua felicidade, isso vem em primeiro lugar, kra dinheiro traz sim felicidade, mas se o meio que vc precisa para conseguir essa grana não te faz feliz e considerando que por vias honestas e corretas NA MAIORIA DAS VEZES é preciso trabalhar muito pra conseguir então considere essencial um trabalho prazeroso pq é aí que vc vai passar a maior parte da sua vida.

Já diria o filósofo: "Faça o que vc gosta e não terá que trabalhar nenhum dia de sua vida"

Enfim, é apenas uma visão, a escolha só vc pode definir pois depende de muitos fatores que só vc conhece...

abraço...
Juan Okiuso

Aprendiz

#786479 Cara! sou músico amador. Sei bem o que é isso que está passando.

Por muito tempo me dediquei à música. Ela foi prioridade da minha vida por um tempo. Me sentia realizado quando aprendia técnicas, fazia shows, emocionava pessoas. Queria viver por isso, pra isso.

As consequências disso foi que meu rendimento no trabalho era baixo, minha entrada na faculdade foi tardia e passava 8 horas do meu dia de saco cheio, doido pra ir pra casa e tocar umas musiquinhas. Só pensava na sensação, em acordes, criava solos na minha mente pra quando chegar em casa transpor-los.

Eu só era feliz de verdade quando tocava. Mas isso tava errado, eu tinha que ser feliz por completo. Me dediquei nos estudos e passei pra faculdade mas meu rendimento no trabalho ainda estava baixo. Recentemente fui demitido e isso está fodendo com meu inner.

Um conselho: não fique estagnado, não chegue ao extremo de ser demitido. Mude isso o quanto antes. Mude de ambiente de trabalho, de setor, peça e proponha projetos, surpreenda ou simplesmente saia do seu trabalho e tente algo novo. Mas não fique estagnado, na zona de conforto.