Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

ugly

Aprendiz

Eai Galero, bem ? Espero que sim.
Vou falar aqui rapidão porque tenho que dormir Imagem .

Ultimamente estou com uma dificuldade imensa pra Ler, não é que eu não saiba ler direito é que simplesmente não consigo me concentrar !
Eu ja sofria disto a muito tempo e eu acho que eu estou com "déficit de atenção" GRAVE, mais vai que não estou né. (To rezando pra isso)
Bem minha duvida é simples, Me ajudem ? Imagem
Dicas ?
abrçs
Johnny_Wolf

Aprendiz

#788871 Faala cara! Tudo certo?

Fiz uma pesquisa aqui e encontrei algumas dicas para te ajudar:

• Predição: trata-se de antecipar, prever fatos ou conteúdos do texto, utilizando o conhecimento existente para facilitar a compreensão.

• Pensar em voz alta: o leitor verbaliza seu pensamento enquanto lê.

• Estrutura do texto: analisar a estrutura do texto, auxiliando os alunos a aprenderem a usar as características dos textos, como cenário, problema, meta, ação, resultados, resolução e tema, como um procedimento auxiliar para compreensão e recordação do conteúdo lido.

• Representação visual do texto: auxilia leitores a entenderem, organizarem e lembrarem algumas das muitas palavras lidas quando formam uma imagem mental do conteúdo.

• Resumo: tal atividade facilita a compreensão global do texto, pois implica na seleção e destaque das informações mais relevantes contidas no texto.

• Questionamento: auxilia no entendimento do conteúdo da leitura, uma vez que permite ao leitor refletir sobre o mesmo. Pesquisas indicam também que a compreensão global da leitura é melhor quando alunos aprendem a elaborar questões sobre o texto.

• Procure fazer um momento de divisão para leitura, sendo que durante a aula metade do tempo seja dedicado à leitura prazerosa, onde cada um lê o que é de seu interesse, e a outra parte seja voltada para a prática da leitura voltada para o desenvolvimento de conteúdos.

• Trabalhar na análise e decomposição de frases escolhendo palavras segmentando-as em sílabas e fonemas, intervindo na memória, passando de memorização à memória de longo prazo. Vale ressaltar que não deve ser realizada de forma mecânica ou descontextualizada, por exemplo, f e v são vagos quando isolados, mas quando proposto em palavras (faca ou vaca) já permitem um maior entendimento, o que facilita a aprendizagem.

É isso cara. Até mais, melhoras com a leitura e sucesso aí :D
jedforever - MEMBRO EXCLUSIVO
#788884 No meu caso não é déficit de atenção, eu sou meio agitado e impaciente, não tenho muito saco pra ler coisas que não me interessam, fico entediado, por exemplo quando estou estudando pra alguma prova da facul onde temos muito conteúdo chato pra ler...é um saco...

Quando o assunto é de meu interesse eu sou mais tranquilo quanto a isso, até pq é algo que eu quero saber, quero aprender, não poderia ser diferente...

O aprendizado amigo passa pela leitura, não temos como fugir dela, se vc tem dificuldades para ler até mesmo algo de seu interesse, daí realmente é um problema, pessoas agitadas tem essa dificuldade, mas tudo é treino, hábito, disciplina...pegue um material de seu interesse, reserve um horário tranquilo, nem que seja apenas 30 minutos, leia sem pressa, dê preferência para entender e não para terminar a leitura rápido, aos poucos vc se acostuma e conforme for aprendendo vai pegando gosto pela coisa...

Eu sou meio louco nisso ainda, costumo ler 3, 4 livros de cada vez, vou marcando as páginas e depois volto a ler outro dia, então começo a ler outro, e assim a coisa vai andando, o importante é no momento da leitura vc se manter focado...

abraço....