Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.

Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.

Criador do tópico

Lougan - MEMBRO EXCLUSIVO
#802005 Olá senhores!

Hoje venho trazer para vocês um artigo simples, mas muito útil para aquelas pessoas que querem aprender a gostar de ler, sabem que precisam ler, mas por algum motivo não "conseguem".

"COMO APRENDER A GOSTAR DE LER E OBTER UMA ÓTIMA LEITURA"

Imagem

Abaixo, posto uma MP que recebi de um integrante do fórum me pedindo "dicas" para melhor sua leitura e para conseguir terminar de ler o livro que começou.

Segue a pergunta:

Off topic:
E ae Lougan! Tudo bem contigo?

Lougan, a dúvida que queria tirar contigo é um pouco diferente para o assunto do fórum, por isto decidi mandar por mp. Também decidi perguntar para você pois você é bibliotecário, escritor e uma pessoa que conquistou minha admiração muito rápido!

Nunca tive o hábito de leitura. Os livros que li sempre demoraram muito e costumavam ser de temas que eu realmente estava MUITO interessado. Normalmente sobre expressão facial (livros do Paul Ekman) ou Linguagem corporal (adoro os livros do Allan e da Barbara Pease) e coisas do tipo.

Eu quero mudar isto. Quero conseguir sentar, ler um livro por quanto tempo eu quiser (depois de alguns poucos minutos parece que não consigo mais entender o que estou lendo) e entender tudo que li. Ler um livro de histórias medievais, por exemplo, e conseguir imaginar as cenas. Eu estava lendo o livro da Guerra dos Tronos, mas parei no meio.
Lougan, você se importa de me passar algumas dicas? Você sempre gostou de ler e sempre foi natural para você? Quero muito mudar este hábito pois sei que ler é algo muito benéfico. Ainda por cima quero fazer Direito, então irei ler infinitas toneladas de livros e precisarei muito entender cada palavra ali!

Obrigado Lougan!
E mais uma vez, parabéns pelo trabalho no fórum e pelo lançamento de seu livro! Espero que tenha bastante retorno com ele!

Um grande abraço!

Bom, baseado nesta pergunta supracita, segue abaixo minhas dicas pessoais para que você aprenda a gostar de ler, permaneça lendo o livro que quer ler e veja este momento de uma forma muito agradável. Eu sou bibliotecário, escritor e bibliófilo , portanto, seguem as dicas que funcionam para mim:

* Leia sentado em um local o mais confortável possível (de preferência em uma poltrona, sofá ou cadeira macia);
* Esteja, literalmente, longe de ruídos - se não for possível, compre protetores auditivos para usar no momento da leitura;
* Deixe uma garrafa ou copo d'água por perto e sempre beba um pouco de água de tempos em tempos;
* Vá ao banheiro periodicamente (a cada 40 minutos) e lave o rosto - isso vai tirar impedir que você fique com sono;
* Ao ler tenha em mente que isso é necessário para seu desenvolvimento pessoal, sendo, portanto, um grande benefício para você;
* Estabeleça metas diárias de leitura (por exemplo, 25 páginas por dia).
* Se o livro for "seu", use um "lápis" para grifar as partes mais importantes para quando no futuro quiser fazer uma nova revisão.
* Leia somentes assuntos que lhe interessam - tenha "foco". Se você gosta de psicologia, para quer vai ler livros de "física ou história"?
* Nada impede de você ler deitado por um tempo (quando estiver muito cansado, por exemplo), mas não fique muito tempo de barriga para baixo - vá trocando de posição de tempos em tempos. Mas o ideal, é ler sentado em uma poltrona;
* Sempre termine o livro que começar e, de preferência, nunca inicie outro livro até que tenha terminado o primeiro;
* Use marcadores de páginas - ficar se perdendo lhe deixará estressado;
* Leia sempre, todos os dias e sempre procure o próximo nível.

Espero ter ajudado.

Forte abraço.

Lougan

Para quem ainda não viu, segue minha nova entrevista ao fórum puabase:
entrevista-com-o-entusiasta-lougan-t81135.html
jedforever - MEMBRO EXCLUSIVO
#802009 Eu costumo ler e ao mesmo tempo fazer um resumo dos tópicos e partes mais importantes no computador, daí no futuro posso conferir esse resumo e "reler" o livro rapidamente...

É uma forma de vc relembrar os principais ensinamentos do livro futuramente...fica a dica...
Valentim. - MEMBRO EXCLUSIVO
#802018 Bom tópico, Lougan! Bela iniciativa a sua em responder de uma forma aberta, pois para aprimorar os estudos do PU é necessário muita leitura, com certeza vai ajudar muita gente essas dicas.

E só para "meter uma lenha na fogueira" no tópico: essas dicas foram sobre leituras do que se gosta. Mas e quando somos "obrigados" a estudar assuntos que não gostamos como, por exemplo, matérias de vestibular que muitos usuários do fórum vão prestar em breve, tem alguma dica também?

Abraços!

Criador do tópico

Lougan - MEMBRO EXCLUSIVO
Valentim. escreveu:Bom tópico, Lougan! Bela iniciativa a sua em responder de uma forma aberta, pois para aprimorar os estudos do PU é necessário muita leitura, com certeza vai ajudar muita gente essas dicas.

E só para "meter uma lenha na fogueira" no tópico: essas dicas foram sobre leituras do que se gosta. Mas e quando somos "obrigados" a estudar assuntos que não gostamos como, por exemplo, matérias de vestibular que muitos usuários do fórum vão prestar em breve, tem alguma dica também?

Abraços!

Valentim,

Neste caso o estudante tem que colocar na cabeça que isso é algo "necessário" para obter um benefício posterior de longo prazo. Ele tem que fazer isso de forma agradável também, lembrando que todo o conhecimento é válido. O conhecimento é o nosso maior valor.

A técnica de grifar as partes importantes poupa tempo e ajuda o cérebro a memorizar o que é preciso. NÃO FAÇO RESUMOS - acho perca de tempo, já que "grifar" tem a mesma função e economiza-se muito ao invés de "reescrever" trechos inteiros.

Siga TODAS as dicas que dei para estudar para concursos, vestibulares etc. É a mesma coisa!

Espero ter ajudado.

Abs!
nomarnomar

Veterano - nível 4

#802040 Valeu Lougan.

É aquela velha máxima , se quiser crescer na vida uma dica que parece boba mas é eficiente , leia bons livros , leia sempre. Não se contente em ler apenas livros sobre PUA , livros obrigatórios da sua faculdade, leia boas biografias , leia clássicos , leiva Cervantes , leia Orwell etc..
PhoenixBSB - MEMBRO EXCLUSIVO
#802046 Dicas necessárias aos iniciantes e veteranos... Pequenas posturas podem mudar a leitura e consequentemente o gosto pela mesma.

A leitura foi e é, para mim, essencial desde que aliada a observação dos fatos que ocorrem na realidade.

Muito bacana a iniciativa, precisamos de mais tópicos como esse, pois acho que a dificuldade de alguns jogadores pode estar atrelada ao fato de que a leitura não está transformando por total o nosso destinatário devido às dificuldades de interpretação e leitura. Algumas vezes também me vejo perdido, óbvio que um pouco de esforço ajuda.

Obrigado Lougan, PHXBSB
Kevin Cordeiro

Aprendiz

#802315 Ótimas dicas Logan!!!

As vezes estou lendo mas pensando em outra coisa, posição toda errada, sem ta muito focado aí paro de ler.

Muito bom, valeu mesmo! Vai ajudar muito!

Abraço!