Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Entusiasta_RJ

Aprendiz

#846105 E aí puas, beleza?

Então, estou tentando fazer alguns planos para a minha carreira profissional no futuro... queria a opinião de vcs! Tenho 16 anos, estou cursando o 2 ano do ensino médio

1 opção: estou observando que um dos países subdesenvolvidos que mais crescem, junto com o Brasil, é a Rússia. Então, estava pensando em aprender o russo, e tentar trabalhar numa multinacional, ou quem sabe, até ser comissário de bordo [um amigo do meu pai falava o Mandarin, foi comissário de bordo, ganhou MUITO dinheiro, então, penso eu, que aqui no Brasil o numero de pessoas que falem o russo seja pequeno, talvez possa ser comissário de bordo.] Contra: A Russia é um país MUITO frio, e aprender russo, vixi, deve ser bem dificil.

2 opção: Fazer uma faculdade e um curso de inglês, em seguida um mestrado, e saír do Brasil!, melhores opções seriam: Austrália, Canadá... alguém sabe outro bom para morar? :D Contra: ia demorar 6 anos para isso [4 para se formar, mais dois de mestrado, e fora o tempo que eu ia ter que pesquisar para ir para outro país...]

3 opção: EFOMM [Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante]: dá bastante grana, e dá para conhecer alguns países... Contra: Ficar embarcado um tempão, cheio de homens ao lado... eu hem.

Lembrando que se for cursar faculdade, pretendo fazer na area de informática, Redes de Computadores.

Então pessoal, o que voces acham, qual dessas me daria um melhor retorno financeiro, e uma melhor qualidade de vida?

Renan03

Aprendiz

#846123 Eaai brother, tenta algum concurso publico, msm nao sendo um excelente salario vc vai ter grana pra bancar a facul q quiser, e boa sorte e abrass
brunswing

Veterano - nível 10

#846124 Eu vou ser Agente da Policia Federal, da muita grana, adrenalina do trabalho e é o que eu quero, funcionalismo publico bom pra quem trabalha, FODA pra quem precisa
Gael

Veterano - nível 6

#846962 16 anos? Relaxa parceiro!

Você já deu um passo importante! Decidiu que quer ter uma carreira. A área que você escolheu é a BOLA DA VEZ no Brasil. As perspectivas de demanda de profissionais na área de TI são muito promissoras.

Agora vá com calma! Sua mentalidade vai mudar muito! Principalmente depois que entrar na faculdade, conhecer um mundo novo, novas áreas dentro da própria TI. Eu mesmo, quando comecei pensava em seguir na área de pesquisa, hoje tenho paixão em trabalhar com gestão, que é uma área bem distinta.

O que você pode fazer agora é criar uma base firme dentro das suas aptidões e competências e começar a desenvolvê-las.

Um exemplo: Geralmente o pessoal da TI não sabe lidar muito com pessoas, o ponto forte é trabalhar com computador. Isso trava a carreira do cara. A artes venusianas ajudam bastante nesse aspecto. Você conseguir se expressar bem, entender bem e conseguir um raport em qualquer nível (desde o office-boy, até o presidente da companhia) é fundamental!
Outro exemplo: Inglês não é mais um diferencial, é essencial! Dominar bem o inglês é básico pra qualquer pessoa que quer desenvolver sua carreira. O diferencial hoje é a terceira, quarta língua estrangeira! O espanhol já tá tomando a mesma dimensão do inglês (todo mundo tem de saber!), e o que tá em alta hoje é o mandarim.

Enfim, há muitas coisas que você já pode começar a pensar em melhorar. O ideal é você procurar uma psicóloga com experiência em RH e começar a trabalhar com ela o desenvolvimento dos seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos.

Quanto a concurso público, morar/viver em outro país, seguir carreira militar. Depois que você entrar na faculdade você vai ver que vai abrir um leque de opções muito grande. Com calma você escolherá o que vai ser melhor pra você

Espero ter ajudado!
Gael
Gael

Veterano - nível 6

Entusiasta_RJ escreveu:Pessoal, estou vendo que o que eu mais estou me identificando mesmo é economia, e não info...

A area de economista é boa?

Abraços :D

Mais uma vez eu digo: DEPENDE!

Parece muito clichê o que vou dizer, mas dinheiro não é tudo na vida! Você tem que fazer o que gosta, e principalmente, de acordo com suas aptidões e competências. Seguindo isso, qq área que você escolher lhe trará boas oportunidades. Por isso, mais uma vez eu digo... FAÇA UM TESTE VOCACIONAL COM UMA PSICOLOGA EXPERIENTE NA ÁREA DE RH. Ela te ajudará a direcionar sua carreira profissional. Não tem grana pra isso?
Meu amigo, isso não é desculpa!

Agora, respondendo a sua pergunta. É uma área boa sim! Não sei da onde você é, mas se for pra grandes centros, terá boas oportunidades.

Comparando a área de TI com Economia, acredito que TI é a bola da vez! Veja essa reportagem e sinta o que estou te falando.

Boa sorte na escolha!

Gael
williamps - MEMBRO EXCLUSIVO
#847559 Olá cara,
eu estou no sexto semestre de economia e é um curso sensacional para quem gosta de economia como um todo.
Eu percebi também que você possui muita vontade de morar fora do Brasil, então se eu fosse você faria a faculdade trabalhando e juntaria um dinheiro ao mesmo tempo para aplicar para um intercâmbio. O Canadá é um lugar magnifico para se estudar inglês, porém existe um lugar pouco burocrático que é a Irlanda, e lá na Irlanda caso você opte pela área de TI haverá grandes chances de emprego na área.
Enfim, independente do que você escolher te desejo boa sorte nessa jornada.
Abração cara!

Criador do tópico

Entusiasta_RJ

Aprendiz

#847983 williamps,

O problema é que, mesmo que eu arrume um emprego durante a faculdade, o salário que eu ganharia não ia ser muito bom, acho que não ia dar para um país de custo de vida alto, como Canadá ou Austrália. Já a Irlanda, eu não sei como é o custo de vida.

Abraços,

Gael,

Como eu conseguirei ir para uma psicologa sem dinheiro? o.O

Abraços,