Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Bastter

Veterano - nível 5

#847949 Olá Puazada,

Eu estou interessando em fazer um curso presencial de Practitioner em PNL e um de Hipnose Prática, ambos com direito a certificado internacional. Eu sei que eu posso aprender essas duas ferramentas através de livros, inclusive eu já li vários deles sobre os temas e tenho um conhecimento razoável, mas também é muito estimulante e compensador ter um certificado reconhecido, além de poder aprender mais coisas com profissionais especializados e trocar experiências com colegas de curso.

Pois bem, alguém que já fez um desses cursos ou mesmo alguém que já pesquisou sobre esses cursos, poderia me passar alguns detalhes? Exemplo: Custo do curso, instituição de ensino, qualidade do curso, tempo, disciplinas e contatos da instituição.

Detalhe: Eu moro no RJ e por aqui, eu encontrei uma instituição chamada INAp, na Capital mesmo. E lá, eles cobram por volta de 2.500 Reais para o Curso de Hipnose Prática (50 Horas) e 5.000 Reais no de Practitioner em PNL (117 Horas). Não sei vocês, mas eu achei esse valor bem "salgadinho" (risos). Podem passar detalhes de qualquer instituição e/ou curso de qualquer lugar do país, em vista que outras pessoas também podem estar ou vir há terem essas mesmas dúvidas.

Desde já agradeço pela atenção! Imagem
Gael

Veterano - nível 6

#848107 Esse tipo de curso é um investimento alto, geralmente voltado pra gestores numa concepção mais empresarial. A um tempo atrás procurei sobre o curso e a maioria exigia do curso básico de PNL como pré requisito para o curso de Practitioner.

Geralmente são dedicadas de 120 a 150 horas de curso, com investimento de 3 mil a 6 mil reais, dependendo do tipo de certificação que obterá, os profissionais que ministrarão o curso, o lugar, etc.

Como falei, o curso é mais voltado pra empresas, na formação de diretores, gerentes, etc, o que não era interessante pra mim por enquanto, por isso resolvi investir em outras coisas. Mas a coisa mais importante a dizer é que vale muito a pena! Se dinheiro não é problema, manda bala!
sillar - MEMBRO EXCLUSIVO
#848109 EM 2011 eu fiz o curso de practiotioner em PNL, na ´poca foram R$ 4.500,00. O curso era feito em dois finais de semana por mês (sábado e domingo das 9h às 18h). Então o que eu posso dizer sobre o curso... não sei se eu que não me adaptei a metodologia de ensino, ou se eu estava esperando muito do curso e o mesmo não superou minhas espectativas, ou se a escola era ruim (pois no meio do curso houve uma troca de instrutor) ou se o problema era eu rsrsrs... Achei que o investimento foi alto para poucos resultados, a única coisa boa que tirei do curso foi o foi uma noção de PNL, hoje tenho aprendido muito mais com os livros do que o próprio curso....

A dica que eu dou é, vai aprendendo na internet, tem muito material interessante e você pode focar em exercícios mais interessantes como comandos embutidos, rapport, hipnose, calibragem, ancora....

Depois quando tiver uma base e também uma $$$$$ você pode se ariscar a fazer o curso.
Gael

Veterano - nível 6

israelnk escreveu:EM 2011 eu fiz o curso de practiotioner em PNL, na ´poca foram R$ 4.500,00. O curso era feito em dois finais de semana por mês (sábado e domingo das 9h às 18h). Então o que eu posso dizer sobre o curso... não sei se eu que não me adaptei a metodologia de ensino, ou se eu estava esperando muito do curso e o mesmo não superou minhas espectativas, ou se a escola era ruim (pois no meio do curso houve uma troca de instrutor) ou se o problema era eu rsrsrs... Achei que o investimento foi alto para poucos resultados, a única coisa boa que tirei do curso foi o foi uma noção de PNL, hoje tenho aprendido muito mais com os livros do que o próprio curso....

A dica que eu dou é, vai aprendendo na internet, tem muito material interessante e você pode focar em exercícios mais interessantes como comandos embutidos, rapport, hipnose, calibragem, ancora....

Depois quando tiver uma base e também uma $$$$$ você pode se ariscar a fazer o curso.

Só por curiosidade, você fez o curso por curiosidade ou foi direcionado a algum interesse específico?

Pois como falei, dependendo do lugar, o público alvo do curso é bem voltado pro empresarial/organizacional...
sillar - MEMBRO EXCLUSIVO
Gael escreveu:
israelnk escreveu:EM 2011 eu fiz o curso de practiotioner em PNL, na ´poca foram R$ 4.500,00. O curso era feito em dois finais de semana por mês (sábado e domingo das 9h às 18h). Então o que eu posso dizer sobre o curso... não sei se eu que não me adaptei a metodologia de ensino, ou se eu estava esperando muito do curso e o mesmo não superou minhas espectativas, ou se a escola era ruim (pois no meio do curso houve uma troca de instrutor) ou se o problema era eu rsrsrs... Achei que o investimento foi alto para poucos resultados, a única coisa boa que tirei do curso foi o foi uma noção de PNL, hoje tenho aprendido muito mais com os livros do que o próprio curso....

Só por curiosidade, você fez o curso por curiosidade ou foi direcionado a algum interesse específico?

Pois como falei, dependendo do lugar, o público alvo do curso é bem voltado pro empresarial/organizacional...

Então Gael, eu conheci a PNL quando li o ebook programação neurolinguistica aplicadas a sedução.... A partir disso eu comecei a pesquisar mais sobre o assunto, conheci a hipnose e soube dos benefícios do uso dessas técnicas... Então no meu caso foi meio que por curiosidade, e como você mesmo disse como muitas vezes o curso é voltado pr parte empresarial/organizacional fiquei meio desmotivado... Porém hoje há algumas escolas que tem uma outra abordagem como o benefício pessoal, nesse caso eu acho que valeria a pena dar uma conultada porém recomendo se aprofundar um pouco mais no assunto com materiais disponibilizados na internet antes de fazer um investimento deste porte.

Criador do tópico

Bastter

Veterano - nível 5

#848246 Rapazes, muito obrigado pelas suas respostas. Eu também já estudo e pratico PNL como vocês.

A minha dúvida surgiu porque eu quero ter um certificado reconhecido, para que eu passe mais credibilidade quando for auxiliar alguém com essas ferramentas (Hipnose e PNL), então quando procurei saber algumas informações sobre cursos, me deparei com preços exorbitantes e pouco tempo de curso. A partir daí, comecei a me questionar se era possível aprender tanta coisa, (que por sinal não são tão simples de entender) em tão pouco tempo. E pelo visto, está parecendo que esses cursos só te dão uma base mesmo e pra mim, que já tenho um conhecimento razoável só vai valer pelo diploma mesmo (espero que eu esteja enganado).

Abração rapaziada!
Gael

Veterano - nível 6

Bastter escreveu:Rapazes, muito obrigado pelas suas respostas. Eu também já estudo e pratico PNL como vocês.

A minha dúvida surgiu porque eu quero ter um certificado reconhecido, para que eu passe mais credibilidade quando for auxiliar alguém com essas ferramentas (Hipnose e PNL), então quando procurei saber algumas informações sobre cursos, me deparei com preços exorbitantes e pouco tempo de curso. A partir daí, comecei a me questionar se era possível aprender tanta coisa, (que por sinal não são tão simples de entender) em tão pouco tempo. E pelo visto, está parecendo que esses cursos só te dão uma base mesmo e pra mim, que já tenho um conhecimento razoável só vai valer pelo diploma mesmo (espero que eu esteja enganado).

Abração rapaziada!

Bem, no seu caso você quer um certificado reconhecido pra poder atuar na área. Assim vale a pena você fazer um curso assim.

A questão é que esse curso é igual a consultoria dentro de uma empresa: Você paga (e caro) pra eles falarem o que você já sabe. Porém a consultoria vai te ensinar a aplicar as ferramentas da PNL da forma correta, pra você obter uma eficiência maior e com isso chegar a resultados mais expressivos.

Mas uma coisa é clara, se seu interesse no curso é somente pelo mundo da sedução, parceiro, não vale a pena!
neon-gen

Veterano - nível 10

Gael escreveu:
Bastter escreveu:Rapazes, muito obrigado pelas suas respostas. Eu também já estudo e pratico PNL como vocês.

Abração rapaziada!

Bem, no seu caso você quer um certificado reconhecido pra poder atuar na área. Assim vale a pena você fazer um curso assim.

A questão é que esse curso é igual a consultoria dentro de uma empresa: Você paga (e caro) pra eles falarem o que você já sabe. Porém a consultoria vai te ensinar a aplicar as ferramentas da PNL da forma correta, pra você obter uma eficiência maior e com isso chegar a resultados mais expressivos.

Mas uma coisa é clara, se seu interesse no curso é somente pelo mundo da sedução, parceiro, não vale a pena!

[2]

Cara, nesse aspecto esquece!, alguma coisa você pode extrair, mas num contexto geral você realmente pode ficar desapintado, hoje em dia os curso são realmente voltados mais ao publico empresarial pelo $$$$$, misturar trabalho e prazer ainda é um dogma que poucos estão dispostos a deixar de lado.

Criador do tópico

Bastter

Veterano - nível 5

neon-gen escreveu:
Gael escreveu:

Abração rapaziada!

[2]

Cara, nesse aspecto esquece!, alguma coisa você pode extrair, mas num contexto geral você realmente pode ficar desapintado, hoje em dia os curso são realmente voltados mais ao publico empresarial pelo $$$$$, misturar trabalho e prazer ainda é um dogma que poucos estão dispostos a deixar de lado.
Pois é galera, pelo que eu tenho pesquisado, esses cursos são bem caros mesmo. E também sei que através de livros é possível aprender todas as técnicas que ensinam nesses cursos, só que o curso presencial tem a vantagem de ensinar os alunos com a prática, o que facilita o aprendizado. Além do suporte que os instrutores podem dar aos alunos tirando suas dúvidas. E ainda tem a cereja do bolo, que é o certificado reconhecido, dando credibilidade ao estudante de PNL.

Concluindo, vale a pena, mais é caro demais. Então só vale a pena mesmo se o cara quiser trabalhar profissionalmente com isso, como vocês deixaram á entender.

Abração á todos! Imagem