- 15 Abr 2014, 18:47
Don Ramon escreveu:observei aqui que o Psy quer colocar uma conotação cientifica para o ramo da física quântica [...]
Cara, não sou eu que quero dotar a física quântica com uma conotação de cientifica, pois ela já é ciência desde a sua criação, lá por volta do início do século XX, com a teoria quântica surgida com Max Plank e consolidada por Albert Einstein, e pelos outros que vieram depois deles e a formularam como a área da ciência responsável pelo estudo do comportamento de partículas subatômicas, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons e outras partículas subatômicas.
"A palavra “quântica” (do Latim, quantum) quer dizer quantidade. Na mecânica quântica, esta palavra refere-se a uma unidade discreta que a teoria quântica atribui a certas quantidades físicas, como a energia de um elétron contido num átomo em repouso. A descoberta de que as ondas eletromagnéticas podem ser explicadas como uma emissão de pacotes de energia (chamados quanta) conduziu ao ramo da
ciência que lida com sistemas moleculares,atômicos e subatômicos. Este ramo da
ciência é atualmente conhecido como mecânica quântica." [
Wikipédia]
Don Ramon escreveu:[...](A física quântica) acabou por ser o ramo das "possibilidades" e uma nova ordem de "consciência", ou seja, sendo voltada ao ramo do esoterismo, misticismo, uma outra forma universal de ver as coisas. [...]
É sobre isso que estou falando, os misticos e autores esotéricos de literatura da nova era começaram a usar o nome da física quântica (ciência) como meio de promoverem suas teorias esotéricas, tentando realizar uma relação entre ciência (física quântica) e a consciência (da espiritualidade). No entanto suas alegações não contem comprovação cientifica, de fato não é ciência e nem física quântica. Pois se não é ciência, então não é física quântica, pois a física quântica também é ciência.
Don Ramon escreveu:[...] Entretanto, o Psy tem um bom ponto de vista, ele vê o ramo da quântica como algo cientifico [...]
Claro que a vejo como ciência, pois ela é de fato uma ciência, como mostrado acima e ao decorrer do debate, o que não é ciência e nem mesmo física quântica é a maneira como os míticos da nova era vem falando da física quântica.
Don Ramon escreveu:[...] (Como) algo "explicável pela mente humana"[...]
A física quântica é de uma complexidade incrível, e todos sabemos que é de difícil compreensão, mas aquilo que temos sobre ela é lógico e científico, ou seja, explicável, mesmo que alguns pontos ainda precisem serem compreendidos e explicados melhor.
Don Ramon escreveu:[...] não sei se você ja tentou meditar Psy, mas quando você fizer, vai descobrir que nem tudo nesse mundo é um conhecimento explicavel, mas quando fechar seus olhos vai sentir algo que mostra pra você um estado de "liberdade e relaxamento" e nesse estado você vai entender.[...]
Eu medito, e já li muito sobre filosofia esotérica espiritualista da nova era, já li sobre
espiritualidade,
lei da atração, e até mesmo sobre este
misticismo quântico que virou moda nos últimos anos, no entanto nenhuma destas áreas é cientifica, e o ultimo que vem usando o nome da física quântica comete um grande erro ao usa um conceito cientifico para falar de algo que não é científico.
Os execícios meditativos, de visualização criativa, de mudança de pressupostos e etc. me parecem de fato positivos, mas como eu disse, não são científicos, não são física quântica.
Don Ramon escreveu:[...]Obs: Só deixei minha opinião para o crescimento do tópico, em nenhum momento eu quis dizer que isso é certo, ou aquilo é errado, pois isso não cabe a mim.
Todos estão aqui ao meu ver para somarem, realmente. A minha contribuição é a de com base no meu conhecimento acumulado até então sobre o tema, aponta para o fato de que o que o misticismo da nova era que vem chamando o conhecimento que produziram nestes últimos anos de física quântica não é reconhecido pela ciência que a criou, como um uso legítimo do conceito.
Abraços!
Brunno, O Amit alega que atender as exigências feitas pelos outros cientistas para validarem aquilo que ele chama de física quântica como física quântica de fato não é mesmo possível. No entanto a única maneira vigente dele conseguir provar que aquilo que diz é ciência sera quando conseguir atender a estas exigências. A ciência é isso ai, ou o Amit se adéqua as exigências, ou convence os cientistas a mudarem-nas. Ou uma ultima possibilidade, deixa de insistir que aquilo que produz é ciência, e assumi ser apenas misticismo, no máximo, com uma inspiração na ciência. Pois enquanto ele não poder provar suas alegações ou enquadra-las num modelo científico vigente, ele simplesmente não recebera reconhecimento de estar produzindo conhecimento cientifico.
Abraços!