O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
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evoluction

Aprendiz

#889972 Fala galerinhaaa mto loka essa eh a segunda parte de um grupo de topicos que eu vou postando aqui chamado "MONTANDO MEU PROPRIO NEGOCIO"
Aqui esta o topico anterior
montando-meu-proprio-negocio-t92201.html#p889964
Entaobora la haha


Definindo o seu mercado alvo


A definição do seu mercado-alvo principal é a chave para entender como a sua empresa pode oferecer maior valor para os seus clientes e prospectos.

Você vai servir os seus clientes muito melhor, se puder dividi-los em grupos com necessidades e desejos específicos.

A melhor maneira de fazer isso é definir o seu mercado-alvo primário.

Dependendo do seu negócio, você também pode precisar definir alguns nichos de mercado secundários.

Mas como voce pode definir nichos de mercado?

Existem muitos livros de marketing falando sobre a definição do seu “nicho de mercado“.

Isso normalmente causa confusão entre os termos “mercado alvo“, “nicho de mercado“, etc.

Então vamos começar definindo estes termos:

Mercado Alvo:

O seu mercado alvo é simplesmente o principal conjunto de clientes que têm desejos e necessidades bem parecidos.

Mesmo que você ainda não tenha definido totalmente estas necessidades, provavelmente já tem uma idéia bem clara do seu mercado-alvo principal.

O tamanho do seu mercado-alvo não é importante, mas a sua capacidade de definir as necessidades dos clientes dentro deste mercado é fundamental.

Mercado Secundário:

Um mercado secundário é um mercado que está relacionado com o seu mercado-alvo primário, mas não é a principal fonte de receita do seu negócio.

Um bom exemplo seria uma “empresa de construção de telhados” que tem como mercado-alvo primário a “substituição de telhados comerciais“.

Esta empresa também pode ter um mercado secundário, como “reparo de telhados residenciais“.

Como a receita principal vem dos telhados comerciais, o trabalho residencial é considerado como secundário.

Pode até não ser tão rentável quanto o trabalho comercial, mas é rentável o suficiente para ser considerado como um mercado secundário.

Nicho de mercado:

Um nicho de mercado é um grupo de clientes potenciais que têm uma necessidade tão específica, que ninguém mais deve estar fornecendo solução para ela.

Descobrir um nicho de mercado pode ser difícil, mas quando conseguir fazer isso, pode ser bastante rentável.

Como exemplo, um negócio focado em “serviços de limpeza” pode ter uma boa oportunidade no nicho de “limpeza de cortinas“.

Um “designer gráfico” tambem pode encontrar uma oportunidade de nicho na “criação de capas para ebooks“.

Um nicho de mercado tende a ser uma necessidade pequena, consistente e definível dentro de um mercado-alvo geral.

Como definir o seu nicho de mercado?

A maneira mais fácil de começar a definir o seu nicho primário, secundário e quaisquer outros possíveis nichos de mercado é olhar para os seus atuais clientes, ou os clientes da concorrência.

Comece criando uma planilha dos seus clientes atuais, contendo os seguintes títulos em cada coluna:

[list=]Nome do cliente.
Nome da empresa.
Tipo de indústria.
Serviços e/ou produtos adquiridos.
E valor total gasto durante um determinado período de tempo.[/list]

Se você possui um negócio que vende principalmente para outras empresas, então a sua planilha também pode conter colunas relacionadas com a indústria, número de empregados, tipo de negócio, receitas e localização geográfica, por exemplo.

Procure padrões comuns nos seus clientes atuais.

Enquanto preenche os dados da planilha, procure identificar padrões comuns entre os seus clientes.

Isso vai lhe permitir criar dados do seu principal mercado-alvo, ou de qualquer mercado secundário ou de nicho.

Talvez você descubra um grupo de clientes que costuma comprar produtos de baixo custo por impulso.

Ou talvez exista algum segmento de nicho onde o processo de compra é bastante longo, porque passa por um comitê de aprovação.

Procurar padrões como estes é uma tarefa que vai permitir a você agrupar os clientes por atributos específicos.

Basta descobrir quaisquer padrões nos tipos de clientes que já compram de você.

Verifique a sua concorrência.

Outra maneira de definir o seu mercado-alvo principal e quaisquer mercados-alvo secundários é verificar o site e os folhetos do seu concorrente.

Isso também pode ajudar a definir os segmentos de nicho de mercado que mais se beneficiariam das ofertas da sua empresa.

Faça a si mesmo as seguintes perguntas para determinar se realmente você tem um mercado-alvo potencial definível.

    Será que este grupo de clientes tem um problema que o meu produto ou serviço resolve?
    Eu sou capaz de diferenciar os meus produtos e serviços daqueles que são fornecidos pela concorrência, a fim de fornecer um valor exclusivo para este grupo?
    Será que este grupo estaria disposto a pagar o preço atual dos meus produtos e serviços?
    Lembre-se que um nicho de mercado é apenas um grupo bem definido de clientes.

Não complique o processo. É simplesmente uma questão de dividir o mercado global em pequenos sub-mercados.

Ao analisar os dados dos seus clientes, você deve escrever e definir as seguintes três áreas:

1) Mercado-alvo Principal

Você provavelmente já tem uma boa idéia do seu mercado alvo principal ou primário.

Use os dados da planilha para reforçar e definir essa categoria principal de clientes.

Lembre-se, o tamanho do seu mercado principal não é importante.

O importante é que todos os clientes definidos neste grupo devem ter desejos e necessidades similares.

2) Mercados Secundários

Olhando para os clientes atuais, você vai poder agrupar alguns deles nas suas próprias áreas específicas.

Por exemplo, uma empresa de telhados que se destina a “prédios comerciais” pode ter um mercado secundário no reparo de “telhados residenciais“.

Porém, não force para que isso aconteça.

Em muitos casos é melhor ter um mercado-alvo único, com foco mais restrito, do que ter vários mercados secundários.

Se você tentar atacar o seu mercado primário e vários mercados secundários ao mesmo tempo, pode estar desperdiçando os seus esforços de marketing numa área muito grande e gastando muito dinheiro.

3) Nichos de mercado

Um nicho de mercado é um segmento pequeno de clientes que têm um conjunto de necessidades semelhantes, e que ninguém mais está fornecendo solução.

Como nos mercados secundários, não force para criar um nicho.

Porém, sempre procure encontrar novas oportunidades de nicho de mercado.

À medida em que aprender mais sobre os seus clientes, você pode descobrir algumas grandes oportunidades de nicho.

Depois de definir os seus diversos mercados-alvo, verifique se estão alinhados com a declaração de missão do seu negócio.

Se um mercado-alvo específico tiver um potencial de lucro baixo, então é melhor abandoná-lo e pesquisar outro.

É melhor se concentrar em dois ou três nichos de mercado que têm um potencial de lucro maior do que em cinco ou seis com baixo potencial.

À medida em que o seu negócio cresce e você adiciona produtos e serviços ao seu portfólio, provavelmente surgirão novos mercados de nicho secundários.

Sempre que encontrar um conjunto de clientes com necessidades semelhantes, adicione-os à sua lista global de mercados-alvo.

Veja um exemplo de como uma empresa de telhados pode definir o seu mercado-alvo e os seus nichos de mercado:

Mercado Alvo Primário: Edifícios Industriais e Comerciais.
Mercado-alvo secundário: Reparação de telhados residenciais.
Nichos de mercado: Hospitais, Escolas de Ensino Médio, Empresas Corretoras de Imóveis, Indústrias, etc.

Depois de aprender a definir os seus diferentes mercados-alvo, é hora de ir para um nível mais profundo.

E por hoje é soh

Abçs