- 02 Ago 2010, 01:45
#76750
A Psicologia é comumente reconhecida pelo estudo da "mente". Dentro desta ciência está a ciência do comportamento humano que tem suas raízes filosóficas no Behaviorismo Radical do americano B.F. Skinner. Há algumas coisas que o estudante de psicologia tem que saber sobre a Análise do Comportamento Humano quando esta se propõe a investigar o homem e suas relações:
1) O comportamento é qualquer coisa que o sujeito faz, seja isso facilmente observável (beber água, tomar banho, fazer sexo, alimentar-se, etc.) ou não (pensar, memorizar, amar, sentir, etc).
2) Os eventos que são de difícil acesso e/ou observação (como os pensamentos e sentimentos por exemplo), diferentes da filosofia do behaviorismo metodológico não são ignoradas. Menos ainda são consideradas causas do comportamento. Estes consistem em outras classes de comportamentos e que portanto, nesta abordagem (behaviorismo radical) se submetem as mesmas determinantes e merecem a mesma explicação (funcional).
3) O Objeto de estudo do Analista do Comportamento é o comportamento. (Seja ele aberto ou encoberto).
4) O comportamento é compreendido sob a influência das determinantes ontogenéticas (história de vida particular do sujeito), filogenéticas (história biológica, genética do sujeito e sua espécie) e culturais (cultura no qual está imerso).
5) O Comportamento Humano de hoje é compreendido como tendo sido modelado e selecionado pelo ambiente, ele é mutável, adaptativo e funcional.
6) O Analista do Comportamento objetiva chegar a raiz dos comportamentos, busca ordem entre os eventos (homem - ambiente), aproxima-se de uma ciência empírica e natural.
7) Analistas do Comportamento estudam tanto o comportamento humano quanto o animal para comparar suas diferenças e / ou realizar analogias entre modelos experimentais de psicopatologias e as psicopatologias da humanidade. (daí a grande frequência de estudos com ratos, pombos, cachorros, macacos e até abelhas!).
8) O arcabouço teórico desta abordagem é rico em ferramentas de avaliação funcional (esquemas de reforçamento, generalização, discriminação, controle de estímulos, metacontingência, macrocontingência, comportamento verbal, comportamento reflexo, comportamento operante, etc.) que permite ao cientista do comportamento analisar o comportamento humano nos mais diferentes campos: Organizações, Clinica, Educação, Marketing, Trânsito, Social, Comunitário, Político, Forense, Hospitalar, etc.
9) Em muitas Universidades que lecionam a graduação de psicologia, a abordagem é reduzida entre 1 e 2 semestres. Sendo estes no laboratório, o que não dá aos estudantes de psicologia tempo suficiente para ampliarem sua visão teórica - experimental sobre o verdadeiro alcance da abordagem.
10) A comunidade científica de Analistas do Comportamento vivem fazendo experiências, revisando ou ampliando conceitos e hoje está longe de ser uma abordagem que trabalha apenas com a MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS INDESEJÁVEIS OU SOCIALMENTE INADEQUADOS.
Creditos>Eduardo Alencar.
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1) O comportamento é qualquer coisa que o sujeito faz, seja isso facilmente observável (beber água, tomar banho, fazer sexo, alimentar-se, etc.) ou não (pensar, memorizar, amar, sentir, etc).
2) Os eventos que são de difícil acesso e/ou observação (como os pensamentos e sentimentos por exemplo), diferentes da filosofia do behaviorismo metodológico não são ignoradas. Menos ainda são consideradas causas do comportamento. Estes consistem em outras classes de comportamentos e que portanto, nesta abordagem (behaviorismo radical) se submetem as mesmas determinantes e merecem a mesma explicação (funcional).
3) O Objeto de estudo do Analista do Comportamento é o comportamento. (Seja ele aberto ou encoberto).
4) O comportamento é compreendido sob a influência das determinantes ontogenéticas (história de vida particular do sujeito), filogenéticas (história biológica, genética do sujeito e sua espécie) e culturais (cultura no qual está imerso).
5) O Comportamento Humano de hoje é compreendido como tendo sido modelado e selecionado pelo ambiente, ele é mutável, adaptativo e funcional.
6) O Analista do Comportamento objetiva chegar a raiz dos comportamentos, busca ordem entre os eventos (homem - ambiente), aproxima-se de uma ciência empírica e natural.
7) Analistas do Comportamento estudam tanto o comportamento humano quanto o animal para comparar suas diferenças e / ou realizar analogias entre modelos experimentais de psicopatologias e as psicopatologias da humanidade. (daí a grande frequência de estudos com ratos, pombos, cachorros, macacos e até abelhas!).
8) O arcabouço teórico desta abordagem é rico em ferramentas de avaliação funcional (esquemas de reforçamento, generalização, discriminação, controle de estímulos, metacontingência, macrocontingência, comportamento verbal, comportamento reflexo, comportamento operante, etc.) que permite ao cientista do comportamento analisar o comportamento humano nos mais diferentes campos: Organizações, Clinica, Educação, Marketing, Trânsito, Social, Comunitário, Político, Forense, Hospitalar, etc.
9) Em muitas Universidades que lecionam a graduação de psicologia, a abordagem é reduzida entre 1 e 2 semestres. Sendo estes no laboratório, o que não dá aos estudantes de psicologia tempo suficiente para ampliarem sua visão teórica - experimental sobre o verdadeiro alcance da abordagem.
10) A comunidade científica de Analistas do Comportamento vivem fazendo experiências, revisando ou ampliando conceitos e hoje está longe de ser uma abordagem que trabalha apenas com a MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS INDESEJÁVEIS OU SOCIALMENTE INADEQUADOS.
Creditos>Eduardo Alencar.
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