- 29 Set 2014, 13:59
Já tive que lidar com pessoas em que gostaria de ajudar! Porém, tem pessoas que parecem que são inajudáveis, ou seja, nós notamos que elas precisam corrigir um determinado hábito ou comportamento, damos dicas, mas quando menos esperamos e pensamos que fizemos um bom trabalho, está ela lá novamente cometendo as mesmas merdas e erros que nós advertimos!
Então isso acontece porque somente nós estamos investindo na mudança delas, enquanto elas não estão nem ai e estão bem acomodadas e confortáveis por sinal em permanecerem na condição em que estão. Porque nós não temos o poder mudar as pessoas, somente elas é que precisam enxergar que precisam mudar em algo, identificarem esse algo e trabalhar nas atitudes corretivas.
Caso contrário é uma guerra perdida, tentar mudar a quem não valoriza a importância dessa mudança! O máximo que se consegue é a nossa própria frustração!
Eu tenho um amigo nesta mesma situação e o pior, além de ser bv, virgem o cara tem quase 40 anos, é ultratímido, fracassado na vida profissional, e ainda tem dificuldade de entender o que falamos pra ele. Ele admira minha forma de atuar, agir e pensar, e está tendo umas aulas comigo de informática, tenho investido bastante nas aulas, mas em relação a uma pessoa de QI normal como nós, ele parece não valorizar o que aprende nas aulas.
Mas como organizei o material sistematizado, com tudo passo a passo. Eu já deixei claro pra ele:
"Se você não acreditar em você ninguém mais acredita! Se você não tiver interesse em aprender e nem valorizar o seu aprendizado, professor nenhum do mundo te fará aprender!" E outra eu vou te dar aula até tal dia, depois disso, você continuará aprendendo com o material que vou deixar pra você!" Para que você aprenda a caminhar com as próprias pernas, porque não ficarei eternamente ensinando a mesma coisa e você não se esforça pra aprender e progredir!Então meu caro, deixe claro pro seu amigo que se ele quer evoluir, você fará o possível para ajudá-lo! Mas se ele não mostra vontade própria em buscar isso, você seguirá sua vida e não vai mais tocar no assunto, nem ficará o pressionando. Pois afinal, a unica pessoa que pode decidir onde está indo e onde quer chegar é nós mesmos!
Abraço!