- 04 Out 2014, 14:14
#913902
A alimentação é um bom modo. Supondo que você já tenha uma
alimentação saudável sua testosterona já vai estar bem cuidada. Por alimentação saudável entende-se poucos alimentos industrializados e baixo consumo de açúcar.
Vale evitar também o
consumo de soja, que apesar de causar muita polêmica sobre ser ou não prejudicial aos homens e à testosterona, pode ser substituída por outros alimentos com os mesmos benefícios alimentares e assim evitar qualquer risco.
O
álcool também não é legal para testosterona. E comparando entre tipos de bebidas alcoólicas, já ouvi dizer que cerveja é pior do que vinho. Portanto, se for beber, opte por vinho (e em pouca quantidade, claro).
Algo importante para a testosterona são as
gorduras saudáveis, tipo as vegetais - aliás, as animais (tipo leite e ovos) também são, mas vale moderar mais. Então azeite de oliva deve fazer parte da sua dieta, e alimentos como nozes e castanhas também podem ser usados - curto bastante amendoim, que também tem gorduras boas para a testosterona e dão um ótimo lanche.
Quanto à vitaminas, o
zinco é super importante. Não é algo que vai fazer sua testosterona ir a mil, mas ajuda teu organismo a ter níveis saudáveis. Dá pra comprar o zinco isolado nas farmácias ou lojas de produtos naturais - e fica a dica: zinco também ajuda no combate à acne.
Quanto a exercícios... dizem que aeróbicos sem fim (tipo correr kms e kms por dia) não ajudam na testosterona. Por outro lado, é supostamente confirmado que exercícios de força aumentam a testosterona, principalmente os chamados
exercícios compostos (que são aqueles que mobilizam vários músculos ao mesmo tempo). Dois exercícios que ajudam muito na testosterona é o agachamento e o levantamento terra; inclusive, muita gente que manja de academia os recomenda fazer no início da seção de treino que é justamente para obter o máximo de estímulo à testosterona. Mas isso supondo que você faça academia; se não fizer, acredito que exercícios básicos, tipo corridinha no parque, flexões e abdominais já ajudam.
E tem as coisas naturebas, mas que tá sempre naquela faixa das coisas que não são comprovadas mas muita gente jura de pé junto que resolve. O tal do
tribulus terrestris, que é caro pacas. Ou então
chá de salsaparrilha, que é tomável e dizem que ajuda na produção de testosterona.
Mas, finalizando o texto (que já tá grande), a menos que você realmente tenha um problema sério de saúde, não tem por que se preocupar. Coma bem, durma bem, evite estresse (também ferra testosterona e tudo mais no nosso organismo), pratique atividades físicas, e certamente terá a saúde em dia, inclusive a testosterona.