- 21 Out 2014, 13:41
#916479
Fala galera, blz? Aqui quem vos escreve é o Chris de novo, trazendo mais um assunto polêmico de forma bastante clara e sem rodeios, apesar do texto ter ficado um pouco grande, porque o tema é complexo.
Uma das maiores dificuldades que encontro nos alunos que fazem Bootcamp conosco é a Ansiedade de Aproximação, ou AA. Então, resolvi escrever esse artigo falando sobre o tema, pra ajuda-los a conhecer um pouco melhor o que é a tão famigerada AA e desmistificar algumas lendas que existem sobre isso.
Antes de mais nada, precisamos entender o que é a AA. Ansiedade de Aproximação é aquele medo de fazer uma abordagem numa mulher muito bonita ou naquela gata que chama a nossa atenção de alguma forma. Já li vários textos, artigos e livros falando sobre isso e discordo da grande maioria dos materiais que já li por aí. Já vi diversos artigos de gurus renomados do tipo: “Elimine a Ansiedade de Aproximação em 5 passos” ou “Como acabar de vez com a AA”. O pessoal trata a AA como se fosse inimiga mortal de todo e qualquer PUA que se preze e que ela deve ser combatida com unhas e dentes. Só tenho uma palavra pra falar sobre esse tipo de artigo: BULLSHIT!!!!
Então vamos lá. O que é Ansiedade de Aproximação? De acordo com qualquer artigo de medicina, a definição de Ansiedade é a seguinte:
“Etimologicamente a ansiedade significa aflição ou angustia. Porém a ansiedade, sob o ponto de vista fisiológico, é um mecanismo biologicamente programado, necessário e benéfico, que nos ajuda à sobreviver e nos defender, desde que seja uma resposta de proteção, como feed-back, que prepara o organismo para atacar ou defender de um perigo percebido, seja ele real ou não.
Diante da percepção de elementos que ameaçam o organismo, o sistema nervoso AUTÔNOMO SIMPÁTICO, que atua em defesa do organismo, libera catecolaminas, ADRENALINA E NORADRENALINA, que são neurotransmissores, responsáveis por alterações fisiológicas, que viabilizam respostas de luta ou fuga, com aumento do aporte de sangue à área cardíaca, com isto desconforto torácico, seguido de vasoconstrição dos microvasos epiteliais, vasoconstrição gastrointestinal, aumento da função respiratória, estimulação das glândulas sudoríparas e dilatação das pupilas.”
Portanto, simplificando o que o texto acima está dizendo de uma forma mais técnica é que a Ansiedade de Aproximação nada mais é do que uma resposta fisiológica do seu organismo indicando que você está sexualmente atraído por uma mulher. Nada mais, nada menos do que isso. Falando de uma forma ainda mais clara: AA é o seu corpo te dizendo que você tá a fim da gata. Simples assim.
Agora, uma vez que a AA é uma resposta FISIOLÓGICA é possível elimina-la completamente? NÃO!!!! Aquele frio na barriga, aquela sensação de suor frio, aquele batimento cardíaco acelerado, aquele nervosismo sempre vai existir. A não ser que vocês passem a ir pra balada à base de Ansiolíticos ou Antidepressivos, vocês sempre vão sentir um nervosismo maior quando visualizarem aquela mulher espetacular. A maior prova disso é que o pessoal não tem medo de chegar numa mulher feia, numa mulher idosa ou num homem para fazer uma pergunta, mas tem medo de fazer isso numa Panicat, por exemplo.
Uma coisa que precisa ficar clara é que existe uma diferença entre AA e a Descalibragem Social, ou “falsa AA”. A Descalibragem Social acontece nos caras muito tímidos que tem fobia social. O sujeito tem medo de falar com outras pessoas, independente se é mulher ou se é bonita ou não. A Descalibragem Social é possível de ser eliminada. Eu sei disso por experiência própria, pois sofri com ela durante muitos anos e consegui eliminar isso da minha vida. Como eliminar a Descalibragem Social? De uma forma muito simples: “Ligando o foda-se no máximo” e falando com todo mundo que você vir pela frente. Não tem outra forma. É um jogo de número: Quanto mais gente você abordar, menos nervoso você vai se sentir na próxima abordagem. Falem com porteiro, com caixa de supermercado, com atendente da padaria, com frentista de posto de gasolina, com velhinho passeando na rua. Com todo mundo. Dessa forma, vocês conseguirão eliminar a Descalibragem Social. Mas a Ansiedade de Aproximação é uma coisa que vocês sempre vão sentir.
“Mas Chris, se a AA não é possível de se eliminar, porque a Descalibragem Social é possível?"
Porque a Ansiedade de Aproximação vem de uma resposta fisiológica do seu corpo. Você não controla isso, como não controla a vontade de ir ao banheiro, nem quando sente fome. Já a Descalibragem vem de um condicionamento social negativo, seja ele por fatores de criação, de bullying sofrido na época da escola, ou até mesmo de personalidade. A não ser que você seja agorafóbico (fobia de gente e é muito raro) e aí precisa de um tratamento especializado pra isso, a Descalibragem Social é possível de ser eliminada através de um recondicionamento positivo que é justamente sair falando com todo mundo. Portanto, você que é tímido, nem venha dizer que é agorafóbico como desculpa pra não falar com os outros. Assuma que é tímido e resolva isso.
Ou seja: AA não é uma coisa ruim. Muito pelo contrário. Os grandes gurus (e já li artigos de diversos gurus falando sobre o tema) usam a AA como bússola e não como freio. Vou explicar melhor: Os grandes mestres já estão tão habituados a chegar em top models e mulheres deslumbrantes que isso não os impede mais de agirem. Mas quando eles sentem aquela AA mais forte, os caras param e pensam: “Peraí. Por que aquela mulher especificamente me deixou tão nervoso? Se eu já cheguei em mulheres até mais bonitas do que ela? O que essa em específico tem de especial? Quer saber? Vou lá descobrir”. E é justamente nessa que ele vai. Os caras ficam procurando sentir AA na balada, justamente pra ver qual mulher mexe mais com eles. Eles buscam essa emoção quando saem pra jogar. E essa, na minha opinião é a maior diferença entre um mestre e um jogador comum.
E vou mais além. Sabem por que grande parte dos PUAs mais experientes sentem dificuldade em chegar naquela amiga que eles estão a fim ou então de lidar com uma paixonite? Exatamente por eles fugirem da AA ao invés de persegui-la. A partir do momento em que você elimina a AA da equação, buscando sempre o caminho mais fácil, quando o cara se apaixona (e acreditem senhores: PUA também se apaixona), ele não sabe lidar com aquela sensação de nervosismo, exatamente por não estar acostumado a sentir aquilo.
Mas então, o que fazer?
Vou explicar pra vocês de uma forma extremamente simples como lidar com a Ansiedade de Aproximação. Vocês já sentiram aquele medo inicial na hora de andar numa montanha russa? Não dá aquele nervosismo? Não dá aquele frio na barriga quando vocês percebem que o carrinho tá subindo sem parar e que ele vai cair em algum momento? Vocês não ficam suando frio quando isso acontece? E quando o trem começa a 1ª descida em alta velocidade ou quando ele dá o 1º looping? Não dá aquele medo muito forte também? O batimento cardíaco não acelera? Agora tentem se lembrar da sensação que deu em vocês quando acabou o passeio: Quantos de vocês pensaram: “Caralho, que animal, quero ir de novo!”? Essa é a mesma sensação de se chegar naquela mulher top da balada ou de fazer uma abordagem em modo direto no Day Game. Vai dar aquele medo inicial enorme. Mas a emoção que vocês vão sentir depois de abordarem é exatamente essa: Quero ir de novo!!! O medo que antecede a abordagem vai sumir? Não, não vai. Mas a recompensa que vem após a abordagem vale qualquer medo inicial que vocês estejam sentindo. Por maior que esse medo seja.
E quanto mais abordagens vocês fizerem nesse estado de AA intensa, mais confortáveis vocês vão se sentir perante essa sensação de medo e de nervosismo. Vocês vão se “reprogramar” mentalmente, saindo de um estado aonde Medo = Inércia (ficar parado sem fazer nada) e mudando para um estado aonde Medo = Aborde Já!!!! E garanto que essa “reprogramação” acontece de verdade, porque vocês terão a recompensa por esse medo que é a sensação de satisfação que vem após a abordagem. Vocês vão começar a sentir aquele: “Caralho, quero ir e abordar de novo” após cada abordagem, o que vai fazer com que vocês busquem esse nervosismo, ao invés de tentarem fugir dele, por causa da recompensa que vem depois. Enquanto que, se vocês não abordarem, sabem o que acontece? Vocês vão continuar sentido AA e é só!!!!
Ou seja: Temos 2 cenários:
Cenário A - AA intensa, mas não abordo. Nessa situação, continuo sentindo AA com recompensa zero, porque o fato de vocês não abordarem não vai fazer a AA sumir e não só não tem recompensa, como vocês vão ficar com aquela sensação de “fracasso”.
Cenário B – AA intensa, mas dessa vez eu abordo. Nessa situação eu continuo sentindo a mesma AA do cenário A, mas com a recompensa da sensação de “Caralho, quero ir de novo”, além de terem a chance de conhecer uma gata linda e deslumbrante e, por que não, de conquistarem essa gata?
Então, ao invés de ficarem procurando fórmulas milagrosas para eliminar a AA (que na prática, funcionam tanto quanto o Omo Multiação que na propaganda da TV deixa aquela camisa suja de graxa, tinta, molho de tomate, café e barro mais branca do que quando ela saiu da loja em 5 minutos... E sem esfregar!!!), entendam de uma vez por todas que ela faz parte das suas vidas e que é perfeitamente possível conviver com ela. A partir do momento em que vocês admitirem isso, comecem a abordar mais, pensando na emoção de andar na montanha russa. Garanto pra vocês que se fizerem isso, nunca mais vocês vão deixar de abordar uma mulher gata por causa da AA!!! Lembrando que os grandes mestres são aqueles que sentem mais AA na hora da abordagem, porque abordam sempre as mais gatas, enquanto o jogador mediano quase não sente AA, porque só aborda as mais ou menos. Sem risco, não há recompensa!!!!
Semana que vem tem mais pessoal
Grande abraço à todos!!!
Uma das maiores dificuldades que encontro nos alunos que fazem Bootcamp conosco é a Ansiedade de Aproximação, ou AA. Então, resolvi escrever esse artigo falando sobre o tema, pra ajuda-los a conhecer um pouco melhor o que é a tão famigerada AA e desmistificar algumas lendas que existem sobre isso.
Antes de mais nada, precisamos entender o que é a AA. Ansiedade de Aproximação é aquele medo de fazer uma abordagem numa mulher muito bonita ou naquela gata que chama a nossa atenção de alguma forma. Já li vários textos, artigos e livros falando sobre isso e discordo da grande maioria dos materiais que já li por aí. Já vi diversos artigos de gurus renomados do tipo: “Elimine a Ansiedade de Aproximação em 5 passos” ou “Como acabar de vez com a AA”. O pessoal trata a AA como se fosse inimiga mortal de todo e qualquer PUA que se preze e que ela deve ser combatida com unhas e dentes. Só tenho uma palavra pra falar sobre esse tipo de artigo: BULLSHIT!!!!
Então vamos lá. O que é Ansiedade de Aproximação? De acordo com qualquer artigo de medicina, a definição de Ansiedade é a seguinte:
“Etimologicamente a ansiedade significa aflição ou angustia. Porém a ansiedade, sob o ponto de vista fisiológico, é um mecanismo biologicamente programado, necessário e benéfico, que nos ajuda à sobreviver e nos defender, desde que seja uma resposta de proteção, como feed-back, que prepara o organismo para atacar ou defender de um perigo percebido, seja ele real ou não.
Diante da percepção de elementos que ameaçam o organismo, o sistema nervoso AUTÔNOMO SIMPÁTICO, que atua em defesa do organismo, libera catecolaminas, ADRENALINA E NORADRENALINA, que são neurotransmissores, responsáveis por alterações fisiológicas, que viabilizam respostas de luta ou fuga, com aumento do aporte de sangue à área cardíaca, com isto desconforto torácico, seguido de vasoconstrição dos microvasos epiteliais, vasoconstrição gastrointestinal, aumento da função respiratória, estimulação das glândulas sudoríparas e dilatação das pupilas.”
Portanto, simplificando o que o texto acima está dizendo de uma forma mais técnica é que a Ansiedade de Aproximação nada mais é do que uma resposta fisiológica do seu organismo indicando que você está sexualmente atraído por uma mulher. Nada mais, nada menos do que isso. Falando de uma forma ainda mais clara: AA é o seu corpo te dizendo que você tá a fim da gata. Simples assim.
Agora, uma vez que a AA é uma resposta FISIOLÓGICA é possível elimina-la completamente? NÃO!!!! Aquele frio na barriga, aquela sensação de suor frio, aquele batimento cardíaco acelerado, aquele nervosismo sempre vai existir. A não ser que vocês passem a ir pra balada à base de Ansiolíticos ou Antidepressivos, vocês sempre vão sentir um nervosismo maior quando visualizarem aquela mulher espetacular. A maior prova disso é que o pessoal não tem medo de chegar numa mulher feia, numa mulher idosa ou num homem para fazer uma pergunta, mas tem medo de fazer isso numa Panicat, por exemplo.
Uma coisa que precisa ficar clara é que existe uma diferença entre AA e a Descalibragem Social, ou “falsa AA”. A Descalibragem Social acontece nos caras muito tímidos que tem fobia social. O sujeito tem medo de falar com outras pessoas, independente se é mulher ou se é bonita ou não. A Descalibragem Social é possível de ser eliminada. Eu sei disso por experiência própria, pois sofri com ela durante muitos anos e consegui eliminar isso da minha vida. Como eliminar a Descalibragem Social? De uma forma muito simples: “Ligando o foda-se no máximo” e falando com todo mundo que você vir pela frente. Não tem outra forma. É um jogo de número: Quanto mais gente você abordar, menos nervoso você vai se sentir na próxima abordagem. Falem com porteiro, com caixa de supermercado, com atendente da padaria, com frentista de posto de gasolina, com velhinho passeando na rua. Com todo mundo. Dessa forma, vocês conseguirão eliminar a Descalibragem Social. Mas a Ansiedade de Aproximação é uma coisa que vocês sempre vão sentir.
“Mas Chris, se a AA não é possível de se eliminar, porque a Descalibragem Social é possível?"
Porque a Ansiedade de Aproximação vem de uma resposta fisiológica do seu corpo. Você não controla isso, como não controla a vontade de ir ao banheiro, nem quando sente fome. Já a Descalibragem vem de um condicionamento social negativo, seja ele por fatores de criação, de bullying sofrido na época da escola, ou até mesmo de personalidade. A não ser que você seja agorafóbico (fobia de gente e é muito raro) e aí precisa de um tratamento especializado pra isso, a Descalibragem Social é possível de ser eliminada através de um recondicionamento positivo que é justamente sair falando com todo mundo. Portanto, você que é tímido, nem venha dizer que é agorafóbico como desculpa pra não falar com os outros. Assuma que é tímido e resolva isso.
Ou seja: AA não é uma coisa ruim. Muito pelo contrário. Os grandes gurus (e já li artigos de diversos gurus falando sobre o tema) usam a AA como bússola e não como freio. Vou explicar melhor: Os grandes mestres já estão tão habituados a chegar em top models e mulheres deslumbrantes que isso não os impede mais de agirem. Mas quando eles sentem aquela AA mais forte, os caras param e pensam: “Peraí. Por que aquela mulher especificamente me deixou tão nervoso? Se eu já cheguei em mulheres até mais bonitas do que ela? O que essa em específico tem de especial? Quer saber? Vou lá descobrir”. E é justamente nessa que ele vai. Os caras ficam procurando sentir AA na balada, justamente pra ver qual mulher mexe mais com eles. Eles buscam essa emoção quando saem pra jogar. E essa, na minha opinião é a maior diferença entre um mestre e um jogador comum.
E vou mais além. Sabem por que grande parte dos PUAs mais experientes sentem dificuldade em chegar naquela amiga que eles estão a fim ou então de lidar com uma paixonite? Exatamente por eles fugirem da AA ao invés de persegui-la. A partir do momento em que você elimina a AA da equação, buscando sempre o caminho mais fácil, quando o cara se apaixona (e acreditem senhores: PUA também se apaixona), ele não sabe lidar com aquela sensação de nervosismo, exatamente por não estar acostumado a sentir aquilo.
Mas então, o que fazer?
Vou explicar pra vocês de uma forma extremamente simples como lidar com a Ansiedade de Aproximação. Vocês já sentiram aquele medo inicial na hora de andar numa montanha russa? Não dá aquele nervosismo? Não dá aquele frio na barriga quando vocês percebem que o carrinho tá subindo sem parar e que ele vai cair em algum momento? Vocês não ficam suando frio quando isso acontece? E quando o trem começa a 1ª descida em alta velocidade ou quando ele dá o 1º looping? Não dá aquele medo muito forte também? O batimento cardíaco não acelera? Agora tentem se lembrar da sensação que deu em vocês quando acabou o passeio: Quantos de vocês pensaram: “Caralho, que animal, quero ir de novo!”? Essa é a mesma sensação de se chegar naquela mulher top da balada ou de fazer uma abordagem em modo direto no Day Game. Vai dar aquele medo inicial enorme. Mas a emoção que vocês vão sentir depois de abordarem é exatamente essa: Quero ir de novo!!! O medo que antecede a abordagem vai sumir? Não, não vai. Mas a recompensa que vem após a abordagem vale qualquer medo inicial que vocês estejam sentindo. Por maior que esse medo seja.
E quanto mais abordagens vocês fizerem nesse estado de AA intensa, mais confortáveis vocês vão se sentir perante essa sensação de medo e de nervosismo. Vocês vão se “reprogramar” mentalmente, saindo de um estado aonde Medo = Inércia (ficar parado sem fazer nada) e mudando para um estado aonde Medo = Aborde Já!!!! E garanto que essa “reprogramação” acontece de verdade, porque vocês terão a recompensa por esse medo que é a sensação de satisfação que vem após a abordagem. Vocês vão começar a sentir aquele: “Caralho, quero ir e abordar de novo” após cada abordagem, o que vai fazer com que vocês busquem esse nervosismo, ao invés de tentarem fugir dele, por causa da recompensa que vem depois. Enquanto que, se vocês não abordarem, sabem o que acontece? Vocês vão continuar sentido AA e é só!!!!
Ou seja: Temos 2 cenários:
Cenário A - AA intensa, mas não abordo. Nessa situação, continuo sentindo AA com recompensa zero, porque o fato de vocês não abordarem não vai fazer a AA sumir e não só não tem recompensa, como vocês vão ficar com aquela sensação de “fracasso”.
Cenário B – AA intensa, mas dessa vez eu abordo. Nessa situação eu continuo sentindo a mesma AA do cenário A, mas com a recompensa da sensação de “Caralho, quero ir de novo”, além de terem a chance de conhecer uma gata linda e deslumbrante e, por que não, de conquistarem essa gata?
Então, ao invés de ficarem procurando fórmulas milagrosas para eliminar a AA (que na prática, funcionam tanto quanto o Omo Multiação que na propaganda da TV deixa aquela camisa suja de graxa, tinta, molho de tomate, café e barro mais branca do que quando ela saiu da loja em 5 minutos... E sem esfregar!!!), entendam de uma vez por todas que ela faz parte das suas vidas e que é perfeitamente possível conviver com ela. A partir do momento em que vocês admitirem isso, comecem a abordar mais, pensando na emoção de andar na montanha russa. Garanto pra vocês que se fizerem isso, nunca mais vocês vão deixar de abordar uma mulher gata por causa da AA!!! Lembrando que os grandes mestres são aqueles que sentem mais AA na hora da abordagem, porque abordam sempre as mais gatas, enquanto o jogador mediano quase não sente AA, porque só aborda as mais ou menos. Sem risco, não há recompensa!!!!
Semana que vem tem mais pessoal
Grande abraço à todos!!!