- 24 Out 2014, 17:43
#917057
Antes de postar mais uma resposta, eu quero agradecer ao Riker T. Porquê em um pequeno relato nós conseguimos debater ideias, e conceitos com uma riqueza muito grande.
Acho que todos no fórum passam por essa fase, onde reconhecem que precisam evoluir além, não só pegar mulher, mas precisam evoluir como pessoas, de forma filosófica e financeiramente. E é o estágio onde eu estou agora, pegar ou não mulher já não me incomoda tanto como antes de eu fazer parte desse mundo, agora eu procuro melhorar constantemente como pessoa, acreditando firmemente em meus conceitos e não me rendendo a pressão externa. Confesso que fraquejo diversas vezes diante de impulsos impostos pelo sistema..."Compre isso"...."Faça aquilo"..."Trate sua namorada assim"..."Trate seu chefe assim". A grande diferença é que eu estou ciente de tudo isso, a frequência diminuiu, e os questionamentos só aumentam.
beginner escreveu:Quanto a não querer ser despertado, essa é uma analogia interessante, e que realmente acontece no mundo real. Aliás, o fato de no filme qualquer um poder se tornar um "agente" é outra simbologia que reflete nossa sociedade. As pessoas não somente seguem aqueles padrões fantasiosos, como se tornam defensores deles. Como no diálogo do Riker, seu interlocutor estava, sem se dar conta, preocupado em reforçar os conceitos da matrix? E porque isso? Por que se ele por um momento supusesse que a visão de mundo do Riker faz sentido, teria que admitir o próprio fracasso. Teria que admitir que ele poderia ter uma vida diferente e muito melhor caso se esforçasse num sentido diferente do que a mídia empurra.
Outro dia eu vi um vídeo do Tyler da RSD que questionava algo interessante: você já pensou se todo mundo despertasse ao mesmo tempo? Quem iria mover a indústria do endividamento? O que a indústria de fast food iria fazer? Com todos os homens conscientes do prejuizo que é o casamento, e a desnecessidade de relacionamentos monogamicos, como elas iriam fazer? É claro que isso não vai acontecer, mas de repente me dei conta de que, para a própria estabilidade da sociedade, a maioria precisa ficar adormecida, dopada e alimentando o sistema. A maioria prefere não acordar, defende o próprio sistema que as suga, porque assim não precisam questionar a própria realidade.
Brilhante sua colocação. Não tinha visto esse vídeo do Tyler, pra falar a verdade ví muito pouco. É interessante esse conceito de que o sistema sucumbiria diante de um despertar, seria bem isso mesmo. O caos, a desordem, por isso, talvez isso nunca aconteça, algumas pessoas já se tornaram partes desse sistema, de engrenagens passaram a "ser" o sistema em si, caçando os não adeptos, tentando disseminar seus ideias através da insistência, bombardeando seu cérebro de uma forma que somente os mais preparados não acabam se rendendo.
Os agentes no filme são a forma mais brilhante de tudo que você disse acima, embora mais tarde ele se torne alheio a matriz e se torne um vírus que desafia o próprio sistema. Aqui, no mundo real, isso não existe, as pessoas querem viver na Matrix, e querem que você viva, como eu disse eles te batem até que você aceite que o mundo certo é onde eles vivem.
beginner escreveu:Acredito que, definitivamente, não estamos em Zion. Parafraseando o filme, olhe a sua volta. Você acha que aquela mulher gata que aparece no comercial de desodorante ou cerveja é "real", vai vir atras de você? O que quem dirige um Ford Fusion, "fez por merecer"? Ou que relacionamentos irão funcionar como nas comédias românticas? Ou ainda que mulheres são princesinhas sem desejos sexuais? Temos que viver constantemente nos lembrando de que isso não é real. Várias vezes por dia. Não consigo pensar em algo que seria análogo a Zion no mundo real. O máximo que dá pra fazer é ser como os tripulantes da nave, entrando e saindo do sistema, mas sem nunca perder de vista suas características ilusórias.
Não, definitivamente não estamos em Zion, e talvez nunca estaremos, pois como você mesmo colocou não existe nada em nosso mundo "real" que seja comparável a ela. Desfrutar da Matrix é a melhor forma.
Em Matrix Reloaded, Neo tem uma conversa rápida com o Ancião de Zion, o lider de todo aquele povo, ele explica que enquanto algumas máquinas estavam tentando lhes matar, outras forneciam tudo de que precisavam, comida, água calor. E é isso, que Riker T. disse em um de seus posts, temos que usar a Matrix ao nosso favor, pois ela sempre existirá, ela sempre estará lá, impondo, sugerindo, lhe perseguindo.
Uma coisa eu digo à todos, a realidade dói, nos últimos dias, mais do que nunca ando me questionando sobre minha rotina, minha vida, minha consciência em si, e dói saber que, pelo menos no meu caso eu AINDA estou preso, sem forças pra sair, saber que eu tenho q me matar de ralar pra só pagar as contas, e curtir aos finais de semana com amigos igualmente presos na Matrix (TODOS ELES INCONSCIENTES). Mas é a vida que segue, unir recursos, forças para sair da matrix, viver alheio a ela e usando de tudo que ela pode me oferecer sem eu ter que "lhe dar energia".