- 05 Mar 2015, 21:00
Eu não concordo. O amor romantico é biologico e tem claras razões evolucionárias.Pode-se dizer que a cultura idealiza esse amor mas nao se pode dizer que a cultura tenha criado esse amor. E sim , certos animais apaixonam-se, nao todos mas existem alguns que sim. Existem animais inclusiver que se apaixonam mais que os seres humanos. Existem animais que so tem uma parceira durante toda a vida. O amor é nada mais nada menos que uma das estratégias da reprodução. É sobre fazer duas pessoas quererm ficar juntas e cuidar da sua prole para que esta tenha mais chances de sobrevivencia. o amor romantico é um incentivo da mente e nao uma doença mental. Não dura para a vida toda porque para alem de não fazer sentido (os filhos crescem e portanto não é mais preciso) esta provado que a mente so aguenta o amor romantico ate certo ponto. Se a pessoa se apaixoná-se mais e mais ela elouqueceria. A mente está programada a apaixonar-se até um certo nivel. Apesar da paixão nao poder durar para sempre ela cria a ilusão que vai durar para sempre. Porque ficamos com ciumes quano estamos apaixonádos? Simples, se voce investe numa prole voce quer ter a certeza que a prole é sua e nao de outro macho qualquer. como o homem nao pode ter certeza de nada fica programado a ter ciumes e a ser possessivo em relação a mulher que investe para ter filhos.
Eu como disse acho que nao é por eu me entregar a emoção no sentido de nao a reprimir nem a condenar e pelo contrario curti-la , que eu vou trair os meus valores eticos. Eu vou saber quando a mulher está a jogar ou não, e irei punir sempre que o jogo entrar. Eu nao vou deixar de fazer o que gosto ou de estar com amigos por causa dela etc. É uma questao de ter uma estrutura racional de regras inquebráveis. Entregar ao amor romantico nao é sinonimo de agir em função dele(a razao deve sempre ser a nossa bussula) e sim uma questão de nao o reprimir, de nao o temer e de o curtir ao maximo.
beginner escreveu:O amor romantico não é natural. É uma criação da nossa sociedade. É só pesquisar na internet por "o mito do amor romantico" que você irá encontrar vários textos. E dizer que é biologia... Já nunca vi nenhum outro animal se apaixonando, isso não tem sentido.
Eu não concordo. O amor romantico é biologico e tem claras razões evolucionárias.Pode-se dizer que a cultura idealiza esse amor mas nao se pode dizer que a cultura tenha criado esse amor. E sim , certos animais apaixonam-se, nao todos mas existem alguns que sim. Existem animais inclusiver que se apaixonam mais que os seres humanos. Existem animais que so tem uma parceira durante toda a vida. O amor é nada mais nada menos que uma das estratégias da reprodução. É sobre fazer duas pessoas quererm ficar juntas e cuidar da sua prole para que esta tenha mais chances de sobrevivencia. o amor romantico é um incentivo da mente e nao uma doença mental. Não dura para a vida toda porque para alem de não fazer sentido (os filhos crescem e portanto não é mais preciso) esta provado que a mente so aguenta o amor romantico ate certo ponto. Se a pessoa se apaixoná-se mais e mais ela elouqueceria. A mente está programada a apaixonar-se até um certo nivel. Apesar da paixão nao poder durar para sempre ela cria a ilusão que vai durar para sempre. Porque ficamos com ciumes quano estamos apaixonádos? Simples, se voce investe numa prole voce quer ter a certeza que a prole é sua e nao de outro macho qualquer. como o homem nao pode ter certeza de nada fica programado a ter ciumes e a ser possessivo em relação a mulher que investe para ter filhos.
beginner escreveu:O amor de verdade é desapegado. Você deseja intensamente a felicidade do outro, e se o melhor caminho para o outro for estar longe de você ou se ele escolher assim, você aceita. É claro que vai sentir falta. É humano. Sentimos falta do que nos é caro. Mas não nos sentimos incompletos porque já somos um todo, e não uma "metade de laranjabeginner escreveu:
Esse amor desapegado existe enquanto amizade e amor de pai. Existe tanbem enquanto decizão ética. Esse amor que quer a falicidade do outro pode existir enquanto escolha racional minha perante as mulheres. Como voce disse e muito bem voce sente falta da pessoa mas deixa-a ir pelo caminho que a deixa mais feliz. Voce nao segue a emoção mas a razão e é ai que se encontra o equilibrio. O amor verdadeiro pode andar ao lado do amor romantico. Voce sente algo e nao reprime isso mas segue a razão. É isso o que os ditos "ALFA" fazem. Eles sentem as emoções, nao as reprimem mas fazem aquilo que eles acham estar certo (Razão). Portanto eu acho que é possivel existir amor proprio , razão, amor verdadeiro e amor romantico , tudo ao mesmo tempo. Por isso é que existem casais apaixonados que se dão bem. A maior parte nao se dá por falta de experiencia e maturidade.
A partir do momento que você se entrega a paixão, perdeu. Vai virar um bonequinho manipulável. Como milhares de exemplos de homens apaixonados se humilhando e perdendo o respeito próprio. A paixão transforma seu relacionamento numa droga e a mulher no traficante. Pode ser que ela seja "legal" e não abuse de você. Mas não me parece muito sensato entregar todo este controle a alguém que você mal conhece e torcer pelo melhor. Pra mim, paixão é doença mental, que avança progressivamente. Reconheça-a nos primeiros estágios, e poderá escapar. Se distraia, e adeus. Você pode dar sorte ou pode perder todo seu respeito e patrimônio. A única maneira de estar imune é não interagir com mulheres. Todos corremos o risco, por mais experiencia e abundância que tenhamos.
Eu como disse acho que nao é por eu me entregar a emoção no sentido de nao a reprimir nem a condenar e pelo contrario curti-la , que eu vou trair os meus valores eticos. Eu vou saber quando a mulher está a jogar ou não, e irei punir sempre que o jogo entrar. Eu nao vou deixar de fazer o que gosto ou de estar com amigos por causa dela etc. É uma questao de ter uma estrutura racional de regras inquebráveis. Entregar ao amor romantico nao é sinonimo de agir em função dele(a razao deve sempre ser a nossa bussula) e sim uma questão de nao o reprimir, de nao o temer e de o curtir ao maximo.