- 23 Out 2010, 13:24
#123597
Ai pessoal, achei um texto interessante ai pra quem está iniciando a vida sexual, conhecimento nunca é demais, e cuidados sempre são ótimos, certo?
- Desde a infância os meninos são estimulados a gostar e admirar seu genital. Por uma questão anatômica os meninos tocam em seu pênis várias vezes ao dia e são estimulados a sentir esse falo como símbolo de força.
Desde pequenos eles aprendem nomes bastante fortes, até agressivos: pau, cacete, porrete, espada, 765 (deve ser ejaculador precoce, automático), entre outros.
Ao contrário, as meninas ouvem que não podem mexer na genitália senão machuca, fica doente ou dói. E acabam tendo uma relação estranha com a vagina, pois os nomes atribuídos a ela geralmente são de animais peçonhentos, nojentos ou de muita fragilidade como: barata, aranha, perereca, pombinha, borboletinha, xoxotinha, xaninha.
Nesse tempo todo que trabalho com sexualidade, só uma única vez ouvi de uma professora que na casa dela chamava-se de “caçadora”.
A diferença de poder e de gênero começa muito cedo com relação aos nomes da genitália. A força de uma pombinha não se compara a de um cacete!
Considero importante essa aprendizagem e intimidade com a genitália que ocorre com os meninos nos primeiros 7 anos de vida, mas é importante que outros valores sejam agregados a essa aprendizagem do papel masculino.
Além da questão da higiene, da proteção e do cuidar-se, aprendizagens que serão fundamentais por toda vida desse ‘menino’, outros aspectos tais como valores e atitudes de afeto, amizade, respeito, valores morais como não-violência também serão importantes de serem aprendidos e internalizados antes de chegarmos à adolescência.
Por outro lado, na adolescência esse genital masculino é descoberto como fonte de conflito, ao mesmo tempo em que dá prazer vem a ansiedade pela 1ª ejaculação e a pressão com relação ao crescimento do pênis.
Isso acontece porque no crescimento corporal dos meninos primeiro crescem as extremidades (braços e mãos, pernas e pés) depois o tronco e bem depois o pênis atingirá seu tamanho final. Imaginem a aflição de muitos jovens que tem a sensação de que seu pênis não cresce (ou encolheu?), pois a mão dele cresceu!