- 16 Mai 2014, 14:55
Quem nunca passou por isso? Temos sempre uma visão ruim de nós mesmos e isso é MUITO perigoso, pois reflete na visão dos outros sobre nós. Você precisa por na sua cabeça que você é capaz de mudar sua realidade.
O mais importante é que você está aceitando a sua realidade (sua baixa auto-estima, sua falta de confiança, etc). Isso é o primeiro passo, e o mais difícil, para se tomar iniciativas produtivas.
O que você precisa é ter em mente que você é responsável por aquilo que acontece com você, e não os outros. As vezes, quando eu levava um fora ou quando qualquer coisa dava errado na minha vida, eu me sentia mal e colocava a culpa em outra pessoa. Isso me levava a crer que eu era a vítima. Mas isso me colocava numa posição passiva. Como eu ia mudar meus resultados se eu era somente vítima da vontade alheia? Quando eu passei a pensar que EU sou o responsável por tudo aquilo que faço e, consequentemente, obtenho em retorno, tudo mudou pra mim. Eu passei a trabalhar em MIM, e não nos outros. Eu comecei a mudar minha visão, e não a mudar a visão dos outros. É perda de tempo querer que as pessoas mudem. EU é que tenho que mudar para mudar o que eu recebo de volta do mundo.
Um exercício muito usado na psicologia é: divida um papel em dois.
Na primeira metade, escreva tudo aquilo que você considera seus maiores defeitos e que você queira jogar FORA. Covardia, medo, auto-piedade, me sinto um merda, me acho feio, etc.
Na outra metade, escreva aquilo que você considera suas maiores qualidades ou o que você queria que fizesse parte delas. Confiante, frio, determinado, etc. Escreva com detalhes.
Baseado nesse papel, crie uma auto-imagem clara e detalhada dessa pessoa na sua mente e leve-a consigo diariamente. Pense sempre nas qualidades que ela possui, e molde-as em você. Pense em como ela agiria em determinadas situações, e aja igual.
Pense todos os dias se você é essa pessoa. Se a resposta for não, pense sobre isso e tome ações para se aproximar dessa pessoa. Faça a imagem dessa pessoa ser tão grande e clara na sua cabeça, a ponto de você se compelir a buscá-la. Quanto mais você praticar esse exercício, mais você crescerá e, naturalmente, vai conseguir passar essa imagem para as outras pessoas.
Outra coisa sobre Inner Game, como o próprio nome diz, é que tudo está relacionado com o seu INTERIOR. Existem pessoas que vivem procurando fora delas mesmas, no mundo e nos outros, algo que diga que elas estão fazendo a coisa certa, que agem certo, que falam as coisas certas, que se vestem da maneira certa, etc. Resumindo, elas passam a vida buscando a aprovação nos OUTROS em vez de buscar a aprovação nelas mesmas. Isso é típico de pessoas com baixa auto-estima. Em vez de olhar para os outros pra saber se você está certo, olhe para você mesmo para saber se os outros estão certos. Você precisa criar suas regras, e não se submeter aos outros.
Ainda nessa questão do seu interior, outra coisa importante é lembrar que, muitas vezes, temos uma auto-imagem frágil. Quando alguém não nos aprova, nós generalizamos e atrelamos isso a nossa auto-imagem. Somos facilmente levados a acreditar que, uma vez rejeitados, sempre seremos rejeitados. Que somos pessoas que não são aprovadas, que não merecemos aprovação. E isso passa a se tornar parte da nossa identidade. Com isso, voltamos a buscar a aprovação dos OUTROS.
O mais importante de tudo é construir sua auto-imagem (inner) de maneira FORTE, e não permitir com que a desaprovação alheia (ou a possibilidade de uma desaprovação) altere essa sua personalidade. Não é possível agradar a todos sempre. Comece agrandando a si mesmo.