- 14 Jan 2013, 02:25
The69Eyes escreveu:Eu fico intrigado como as pessoas realmente chamam isso de "reflexão profunda" ou atribuem a esses pensamentos algum tipo de genialidade ou iluminação aos autores. São coisas tão óbvias e primárias que me causam bocejos ao ler. Toda literatura de "autoajuda" que não aprensenta "lições práticas" ou algum "método técnico" (como por exemplo o Pick Up era inicialmente) me parece uma grande baboseira. Ficam sempre nessa ladainha de meditação e espiritualidade de R$1,99 com "ensinamentos" que logo são esquecidos, até que apareça outro autor (quando não o mesmo) com um novo livro dizendo as mesmas coisas com uma metáfora diferente e o ciclo se repete. Os temas não poderiam deixar de ser os mais abstratos possíveis: "amor", "paz" "felicidade", "sentido da vida", "Deus", "mudança interior", etc.
A vida é injusta. O mundo é cruel. A natureza humana é guiada por satisfações primárias e egoístas e as pessoas tem comportamentos previsíveis, formatados majoritariamente em 16 perfís psicológicos. Nada vai mudar. Nem as pessoas nem o mundo. Aliás, as pessoas não mudam nunca mesmo, apenas adequam pequeno pontos por aquilo que já tem inclinações naturais ou ainda quando estão em uma clara e irreversível situação de fragilidade ou desvantagem. Se o "Osho" morresse amanhã, não faria a menor diferença ou falta.
Ps: nada contra o autor do tópico ou a postagem em si, é apenas meu desabafo sobre o que acho sobre esse tipo de "pensamento" vendido por aí como "grande revelação iluminada".
The69eyes, li sua opinião e respeito-a, mas discordo, em partes.
Primeiro porque não considereo Osho como um autor de auto ajuda, tanto que seus ensinamentos são, as vezes tão ou mais duros do que a sua concepção de que o mundo é injusto, mal, avassalador, sem esperanças. É só ler um pouquinho dele (antes de julgar
) para notar isto.
Noto que tú és um cara objetivista, a notar pelo teu apego pelos exemplos práticos e pela repulsa à temas genéricos/abstratos como "amor", "paz" "felicidade", "sentido da vida", "Deus", "mudança interior", etc. Bom, têm pessoas que não são assim, e como você acredita nos tais dos 16 perfis psicológicos (acredito que seja os de Myer-Briggs baseado em Carl Jung, estou certo?) você deve entender que tem determinados perfis que gostam de elementos práticos, concretos, racionais (acredito que este seja você), tais como os "NT", mas também têm pessoas que gostam de elementos mais abstratos, relativos, etc.
Sendo assim, eu que fico intrigado com o tamanho do ódio e do veneno exposto em suas palavras. Demonstrou uma amargura tremenda. Talvez não sejas assim, talvez tenha sido um momento ruim, mas uma coisa eu te digo: quando julgas, tú és julgado. Se não gostasse da mensagem, não lesse, fechasse o tópico e parte pra outra, só não destile suas palavras maldosas em um tópico e em uma mensagem que ajudou, não muitas, mas ajudou algumas pessoas.
Espero que recuperes a esperança na sua vida e entenda que sim, existe sim Justiça no mundo, e ela está dentro de você.