Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.
Avatar pua

Criador do tópico

Raphael Melo - MEMBRO EXCLUSIVO
#772999
Para ficar mais fácil resolver e ler as dúvidas tente ser objetivo. Nenhuma dúvida é tão grande que não seja possível colocar em 10 linhas. Utilize no máximo 10 linhas da próxima vez.


E aeew puazada, como estão? Muito bem, espero.

Galera, minha duvida hoje, não é sobre mulher, ou game, mas sobre outra coisa que meche muito com a vida de um homem, sua vida profissional.


Estou num momento crítico agora e preciso da ajuda de vocês, preciso da opinião de vocês, preciso de uma visão de fora q possa enxergar algo que eu não estja vendo. :confuso

Vou dar uma resumida na história para que vocês entendam o que estou passando. :sorri

Bom, eu tenho 19 anos, sou recém formado em técnico em mecânica e recém formado no ensino médio. Estudei muito para passar para uma universidade federal e consegui, passei para engenharia mecânica na UFRJ, o que era um sonho, mas sendo técnico participei de dois processos seletivos de empresas multinacionais fortíssimas no mercado de petróleo, líderes nos seus segmentos. Bom, passei para a primeira no meio do ano passado, como a oportunidade era muito boa, decidi abandonar o ensino médio regular e fazer um supletivo para poder usufruir dessa chance. Foi um período muito bom, onde adquiri muito conhecimento, mas infelizmente eles não aproveitaram ninguém. Tenho certeza que minha pouca idade na época influenciou o meu não aproveitamento, mas amadureci bastante, além de ter retido muito conhecimento na área do petróleo. Mais para o fim do ano, participei do processo seletivo de uma empresa maior no mercado de FPSO, esse eu não imaginava que conseguiria passar já que o cargo é para engenheiros ou técnico, o mesmo cargo para ambos e era necessário inglês intermediário, sendo que nunca fiz curso nem nada. Fiz a prova, para minha surpresa passei, no mesmo período que recebi o e-mail de aprovação na prova, sabendo que já haveriam outras fases no processo, saíram os resultados no ENEM, minha nota ficou alta o que me garantia ingresso em muitas universidades. A pouco tempo recebi a chamada para as dinâmicas de grupo, que envolviam conversação em inglês, corri que nem um desesperado para aprender alguma coisa de inglês, estudei duas semanas pelo BBC ENGLISH COURSE(Recomendo) e por duas semanas tentei conversar com amigos que eram fluentes, claro que não cheguei nesse nível, mas já me tornei capaz de ter uma comunicação. Fui para dinâmica, 4 técnicos contando comigo e 17 engenheiros, de todos, apenas dois falavam mal, eu era u deles o resto já tinham completado curso de inglês e já eram quase fluentes, ao meu favor eu tinha os conhecimentos adquiridos em livros, e em SARGES(quer prova maior de que o PUA não é apenas sobre mulheres e sim sobre um comportamento na vida?), tenho certeza que contou a meu favor, eu fui desinibido, falei de mim com mais precisão e certeza que muitos. Enfim, recebi o e-mail ontem e descobri q fui um dos vinte aprovados para o emprego.

Contei essa história toda para que vocês se contextualizassem um pouco e pudessem entender melhor como está minha situação.

Gostaria muito que opinassem, eu estou num dilema terrível e preciso muito da ajuda de vocês.

Por favor galera me ajudem!! :)

Abraços, Raphael :)
jedforever - MEMBRO EXCLUSIVO
#773004 Olá amigo, poderia ter resumido mais seu texto...enfim...seu dilema é aceitar o bom emprego ou entrar na Federal?

Se eu entendi bem o texto e é esse o seu dilema eu te digo...siga seu coração...resumindo, vc escolheu um curso, passou em uma das melhores universidades do país coisa que é para poucos, certamente é uma área que lhe trará excelentes retornos no futuro depois de formado então amigo FAÇA O QUE GOSTA, FAÇA SEU CURSO...

Dinheiro é bom sim...com certeza não é fácil recursar um emprego que paga bem...mas existe um fato inegável, quando vc faz o que gosta seu sucesso já está 50% garantido, nem preciso falar sobre as chances de vc ganhar valores muito superiores depois de formado né...

Tem uma frase que diz: "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."...pense nisso

Lógico, existe a possibilidade de vc estar precisando desesperadamente desse dinheiro e de um trabalho....aí é outro problema, mas ainda assim pense bem, o quanto vc precisa dele? é REALMENTE NECESSÁRIO? não existem outros esforços que compensem no caso de vc querer estudar?

Kra...segue seu sonho, faça o que vc gosta...NÃO TENHO DÚVIDA de que vc vai se dar bem na sua área...vc é jovem, é uma escolha que vc tem...que poucos tem...quisera eu poder ter essa escolha quando tinha a sua idade...não reclamo da minha vida, cada um tem uma história e um caminho mas EU NÃO TIVE TIVE ESSA ESCOLHA...e não por falta de esforço, mas por necessidades básicas mesmo...

Segue seu coração e faça o que vc gosta...SEMPRE...

Abraço...
rfocchi

Veterano - nível 1

#773007 o David Angelo tem uma metáfora muito boa, que pode ser aplicada no seu caso... Muitas vezes a gente construiu algo e já quer, de pronto, aproveitar aquilo. Mas, em alguns momentos, é bom deixar aquilo parado, porque mais tarde aquilo vai se tornar muito maior e muito mais proveitoso.

Um trabalho que veio através de um curso técnico pode te trazer coisas boas. Mas, vamos ser coerentes: um engenheiro tem MUITO MAIS espaço, muito mais oportunidades, em diversos segmentos, de diversas empresas.

Pra mim, a resposta pra você é clara: você deve ir fazer o curso. Por mais que isso não vá te trazer resultados imediatos, além de muitas dificuldades, é CERTEZA que no futuro isso vai compensar.

Vai fazer o curso de engenharia e se tornar um profissional muito mais capacitado.

Quando eu prestei vestibular, eu passei em Direito, e também passei no curso de oficiais da PM-SP, na Academia do Barro Branco. Se eu tivesse escolhido Barro Branco, eu já entraria ganhando uns 2 mil reais, e hoje, eu estaria ganhando uns 5 mil... Eu fiz Direito. Foi difícil. Passei dificuldade financeira durante a faculdade. Andava a pé, mal vestido, comia mal e fiquei feio... Mas agora, eu estou colhendo os frutos disso. Ganho muito mais do que eu poderia sonhar em ganhar estando na PM.

Visualize suas escolhas a longo prazo. Isto se chama estratégia...

Abraço!