- 24 Dez 2011, 14:16
Dicas para quem quer tocar violão em setsO negócio do violão é o seguinte: ou você toca BEM, ou você não toca. Porque se você não toca bem ou não sabe tocar muitas músicas conhecidas, o set não vai gostar de você. Isso eu digo por experiência própria.
Eu sempre toquei piano, depois realmente me interessei pelo violão, e comecei a aprender SOZINHO, simplesmente fuçando videoaulas e cifras. Mas eu comecei a aprender porque eu gostava, e não pra gerar atração. Atenção a este fator!
Quando comecei eu era um super beta. Toquei para um set de garotas, algumas UGs e uma HB8. Pra ter uma ideia, disse que estava com vergonha (DVI), e ainda por cima só toquei legião urbana. Legião Urbana é ótimo e elas até gostavam, mas não adianta só tocar uma coisa, entende?
Conforme eu fui entrando em mais sets e tocando violão pro pessoal, fui moldando uma pasta de músicas, com as que todos sempre pedem. E a cada vez que toco, aprimoro meu repertório com as músicas que pediram e eu não tinha.
Assim não tem erro... Tem várias músicas que simplesmente TODOS sabem cantar. A exemplo de Natasha, do Capital Inicial, ou Anna Julia, dos Los Hermanos. Pelo menos com adolescente essas músicas são infalíveis!! (São só exemplos, não adianta saber tocar só isso e achar que vai arrasar).
Então essa é a minha dica... Varie seus estilos, não se prenda a só um tipo de música. Tenha uma pasta com músicas que vão de rock a sertanejo, mesmo que você não goste. Quando levar o violão, leve a pasta.
Nota: as garotas adoram pegar a pasta para ver as músicas. Se você tiver músicas que ela gosta, vai indicar bom gosto e gerar rapport na hora.
Nota²: adolescentes adoram também as músicas do Charlie Brown Jr., Armandinho, Jack Jhonson, e muitas outras...
Nota³: o set sempre vai te testar. Vai dizer que tua voz é engraçada, que você faz careta quando canta (eu faço mesmo rs), vai pedir alguma música que, se você não souber, vão falar: "ah, que podre..". Em algum momento vai ter um que vai gritar: "toca raul", mesmo que ele não goste. Sempre tenha uma música do Raul, pra não passar vergonha.
Ou ainda pedem para você tocar reggae: se você tiver "Um Anjo do Céu" e "Three Litle Birds" você se safa. Se conhecer Armandinho, tá garantida a passada nesse teste também.
Observação: recomendo ver as cifras mais acessadas do site CifraClub, pra ver quais são as músicas mais tocadas no violão do momento. Geralmente essas músicas são infalíveis também.
Se tiver mais dúvidas, pode mandar MP à vontade.
Se esse post te ajudou, leitor, não esqueça de agradecer!! (:Abraços,
Raphael